Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a programação orientada a objetos, por meio da qual o objeto é dividido em métodos e propriedades, ocorre polimorfismo em situações em que apenas os aspectos externos do objeto são visíveis, o que possibilita que as alterações na implementação do programa mantenham a característica física do objeto, sem alterar sua forma e interface.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.
Um dos conceitos em programação orientada a objetos é o de abstração, por meio da qual as características do mundo real podem ser modeladas, por exemplo, mediante o agrupamento de objetos e classes.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.
Caso dois métodos em Java tenham o mesmo nome e um nome de função seja utilizado duas ou mais vezes, haverá uma sobrecarga.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.
A herança de interfaces consiste no único caso de herança múltipla permitida a uma classe em Java, visto que, em geral, não é possível que uma classe pai tenha o mesmo nome de método de outra classe pai.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
O princípio em que um sistema orientado a objetos se baseia e que é diretamente aplicável ao fundamento de que um objeto não deve depender de sua implementação interna, mas sim de sua interface, é denominado
herança múltipla.
generalização.
encapsulamento.
agregação.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Na engenharia de software, sob o paradigma orientado a objetos, pode surgir uma classe de classes caracterizando
uma especialização.
uma generalização.
um acoplamento.
um polimorfismo.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Assinale a alternativa incorreta em relação aos conceitos da programação orientada a objeto.
Com a análise orientada a objetos, busca-se identificar entidades do domínio do problema e caracterizá-las de acordo com sua importância para o problema. Essa atividade tem consequências nas etapas de projeto de software, uma vez que as entidades identificadas darão sustentação para a definição das classes de objetos a serem implementadas.
Entidades com características comuns podem ser agrupadas hierarquicamente por meio da identificação de relações de generalização, tanto na análise e modelagem do negócio quanto na concepção e detalhamento dos modelos de projeto.
O projeto orientado a objetos tem como um de seus objetivos a redução, a um mínimo, do número de relações de associação entre classes, o que resulta em diminuição significativa do acoplamento entre os módulos do software. Esse processo é denominado de particionamento funcional.
Em um modelo de casos de uso, pode haver diferentes tipos de usuários representados por atores. Além de tipos de usuários, atores podem representar outros sistemas ou hardwares que interagem com o sistema a ser desenvolvido. Atores se comunicam com o sistema via casos de uso.
A análise orientada a objetos baseia-se em conceitos simples como objetos e atributos, classes e membros, todo e partes do todo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente conceito ou característica da análise orientada a objetos.
Classes puras ou abstratas são classes cujos objetos são invariavelmente instanciados diretamente.
O conjunto de valores que um atributo pode assumir constitui a interface de uma operação.
Encapsulamento pode ser classificado como o relacionamento entre classes em que uma classe compartilha a estrutura já definida em outra classe.
Pacotes podem conter classes, interfaces, componentes, nós e casos de uso, mas nunca diagramas ou outros pacotes.
O processo da abstração visa ignorar os detalhes para se concentrar nas características essenciais.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à programação orientada a objetos, assinale a opção correta.
Um código orientado a objetos é obrigatoriamente de execução paralela: cada objeto é uma instância em execução simultânea no tempo a todos os outros objetos.
A estrutura interna de um objeto possui dois componentes básicos: atributos, que descrevem o estado do objeto; e métodos, que são responsáveis pela comunicação entre objetos.
Na herança múltipla, uma classe pode ter mais de um ascendente imediato, em contraste com a herança simples, em que uma classe somente pode ter um ascendente. No caso da herança múltipla, pode haver diferentes tipos de conflitos entre as propriedades das classes ascendentes.
Polimorfismo e sobrecarga são características importantes e exclusivas da programação orientada a objetos.
Classes abstratas não possuem atributos e se caracterizam por possuir métodos que podem ser criados dinamicamente quando essas classes são instanciadas.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação à escolha da estrutura e das ferramentas mais adequadas para implementação de uma sistema computacional, assinale a opção correta.
O uso de recursividade somente se justifica quando o sistema computacional possui restrições de tempo de execução ou memória.
A escolha entre utilizar matrizes ou listas encadeadas depende somente da homogeneidade dos dados a serem armazenados.
Repetições com variável de controle podem ser realizadas com outras estruturas de repetição, como, por exemplo, a repetição pré-testada, assim como todas repetições pós-testadas podem ser também realizadas com uma estrutura de repetição com variável de controle.
Estruturas de decisão, também chamadas de estruturas seletivas, podem ser simples, duplas ou triplas, de acordo com a quantidade de alternativas possíveis.
No projeto de um programa orientado a objetos, ao se decidir qual a melhor relação de herança entre classes, é importante verificar qual relação descreve a maior quantidade de variação nos atributos das classes envolvidas na herança e de suas operações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...