Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a programação orientada a objetos, por meio da qual o objeto é dividido em métodos e propriedades, ocorre polimorfismo em situações em que apenas os aspectos externos do objeto são visíveis, o que possibilita que as alterações na implementação do programa mantenham a característica física do objeto, sem alterar sua forma e interface.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.

Um dos conceitos em programação orientada a objetos é o de abstração, por meio da qual as características do mundo real podem ser modeladas, por exemplo, mediante o agrupamento de objetos e classes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.

Caso dois métodos em Java tenham o mesmo nome e um nome de função seja utilizado duas ou mais vezes, haverá uma sobrecarga.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.

A herança de interfaces consiste no único caso de herança múltipla permitida a uma classe em Java, visto que, em geral, não é possível que uma classe pai tenha o mesmo nome de método de outra classe pai.

  • C. Certo
  • E. Errado

O princípio em que um sistema orientado a objetos se baseia e que é diretamente aplicável ao fundamento de que um objeto não deve depender de sua implementação interna, mas sim de sua interface, é denominado

  • A.

    herança múltipla.

  • B.

    generalização.

  • C.

    encapsulamento.

  • D.

    agregação.

Na engenharia de software, sob o paradigma orientado a objetos, pode surgir uma classe de classes caracterizando

  • A.

    uma especialização.

  • B.

    uma generalização.

  • C.

    um acoplamento.

  • D.

    um polimorfismo.

Assinale a alternativa incorreta em relação aos conceitos da programação orientada a objeto.

  • A.

    Com a análise orientada a objetos, busca-se identificar entidades do domínio do problema e caracterizá-las de acordo com sua importância para o problema. Essa atividade tem consequências nas etapas de projeto de software, uma vez que as entidades identificadas darão sustentação para a definição das classes de objetos a serem implementadas.

  • B.

    Entidades com características comuns podem ser agrupadas hierarquicamente por meio da identificação de relações de generalização, tanto na análise e modelagem do negócio quanto na concepção e detalhamento dos modelos de projeto.

  • C.

    O projeto orientado a objetos tem como um de seus objetivos a redução, a um mínimo, do número de relações de associação entre classes, o que resulta em diminuição significativa do acoplamento entre os módulos do software. Esse processo é denominado de particionamento funcional.

  • D.

    Em um modelo de casos de uso, pode haver diferentes tipos de usuários representados por atores. Além de tipos de usuários, atores podem representar outros sistemas ou hardwares que interagem com o sistema a ser desenvolvido. Atores se comunicam com o sistema via casos de uso.

A análise orientada a objetos baseia-se em conceitos simples como objetos e atributos, classes e membros, todo e partes do todo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente conceito ou característica da análise orientada a objetos.

  • A.

    Classes puras ou abstratas são classes cujos objetos são invariavelmente instanciados diretamente.

  • B.

    O conjunto de valores que um atributo pode assumir constitui a interface de uma operação.

  • C.

    Encapsulamento pode ser classificado como o relacionamento entre classes em que uma classe compartilha a estrutura já definida em outra classe.

  • D.

    Pacotes podem conter classes, interfaces, componentes, nós e casos de uso, mas nunca diagramas ou outros pacotes.

  • E.

    O processo da abstração visa ignorar os detalhes para se concentrar nas características essenciais.

Com relação à programação orientada a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Um código orientado a objetos é obrigatoriamente de execução paralela: cada objeto é uma instância em execução simultânea no tempo a todos os outros objetos.

  • B.

    A estrutura interna de um objeto possui dois componentes básicos: atributos, que descrevem o estado do objeto; e métodos, que são responsáveis pela comunicação entre objetos.

  • C.

    Na herança múltipla, uma classe pode ter mais de um ascendente imediato, em contraste com a herança simples, em que uma classe somente pode ter um ascendente. No caso da herança múltipla, pode haver diferentes tipos de conflitos entre as propriedades das classes ascendentes.

  • D.

    Polimorfismo e sobrecarga são características importantes e exclusivas da programação orientada a objetos.

  • E.

    Classes abstratas não possuem atributos e se caracterizam por possuir métodos que podem ser criados dinamicamente quando essas classes são instanciadas.

Em relação à escolha da estrutura e das ferramentas mais adequadas para implementação de uma sistema computacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso de recursividade somente se justifica quando o sistema computacional possui restrições de tempo de execução ou memória.

  • B.

    A escolha entre utilizar matrizes ou listas encadeadas depende somente da homogeneidade dos dados a serem armazenados.

  • C.

    Repetições com variável de controle podem ser realizadas com outras estruturas de repetição, como, por exemplo, a repetição pré-testada, assim como todas repetições pós-testadas podem ser também realizadas com uma estrutura de repetição com variável de controle.

  • D.

    Estruturas de decisão, também chamadas de estruturas seletivas, podem ser simples, duplas ou triplas, de acordo com a quantidade de alternativas possíveis.

  • E.

    No projeto de um programa orientado a objetos, ao se decidir qual a melhor relação de herança entre classes, é importante verificar qual relação descreve a maior quantidade de variação nos atributos das classes envolvidas na herança e de suas operações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...