Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O paradigma de programação de computadores baseado em classes, instâncias, atributos e métodos é conhecido por programação
linear.
orientada a objetos.
modular.
estruturada.
tradicional.
Na década 70 do século XX, o arquiteto austríaco Christopher Alexander propôs uma forma de programação que descreve soluções para problemas recorrentes em desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Que nome se dá a esse conceito de programação proposto por Christopher Alexander?
Design patterns ou padrões de projeto
Desenvolvimento orientado a objetos
Programação estruturada
Arquitetura de software
Engenharia de software
Em programação orientada a objetos, uma associação é o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro e pode ser do tipo
atributos ou métodos.
generalização ou especialização.
extensão ou inclusão.
polimorfismo ou herança.
encapsulamento ou abstração.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Nas afirmações sobre programação orientada a objetos:
I - O encapsulamento é o resultado (ou ato) de ocultar do usuário os detalhes da implementação de um objeto.
II - C é um subconjunto de C++.
III - Polimorfismo é a criação de uma família de funções que compartilham o mesmo código.
IV - Uma classe é um tipo de dado como os tipos que existem predefinidos em compiladores de diversas linguagens.
V - Uma variável de uma classe é chamada objeto e conterá campos de dados e funções.
Estão CORRETAS:
I, II, III, IV, V.
III e V, apenas.
I, II, IV, V, apenas.
I, II e IV, apenas.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
A análise de sistemas no mundo orientado a objeto é feita analisando-se os objetos e os eventos que interagem com esses objetos. O projeto de software é feito reusando-se classes de objetos existentes e, quando necessário, construindo-se novas classes. Análise e projeto orientados a objeto modelam o mundo em termos de objetos que têm propriedades e comportamentos e eventos que disparam operações que mudam o estado dos objetos que interagem entre si. Sobre os conceitos ou ideias fundamentais da metodologia da análise de sistemas orientada a objeto, assinale a alternativa incorreta.
Uma classe é a implementação de software de um tipo de objeto, podendo ser abstrata (quando possui objetos instanciados a partir dela) ou concreta (quando não possui objetos criados a partir dela).
Um objeto é qualquer coisa, real ou abstrata, a respeito do qual armazenamos dados e os métodos que os manipulam.
Um método de um tipo de objeto referencia somente as estruturas de dados desse tipo de objeto. Comparativamente, é similar às funções e procedures do universo da programação.
O encapsulamento é importante porque separa a maneira como um objeto se comporta da maneira como ele é implementado, uma vez que a definição sobre como implementar os conhecimentos ou ações de uma classe não são informadas.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às diferentes arquiteturas e tecnologias que, se escolhidas, impactarão as características do sistema descrito no texto, julgue os itens de 126 a 129.
A tecnologia EJB (enterprise Java beans) apresenta, na sua versão 3.1, melhorias que propiciam facilidades para o uso de beans singleton e que permitem o uso de beans de uma classe, sem necessidade de desenvolvimento de sua interface correspondente, e a invocação assíncrona de beans de sessão.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de práticas e técnicas de programação para desenvolver com segurança o sistema integrado referido no texto, julgue os próximos itens.
Considere que, buscando identificar os programadores de sua equipe que tinham experiência com o uso de políticas de segurança na plataforma JEE, o líder da equipe solicite a um programador que descreva o significado do seguinte código. grant codebase "http://www.tcu.gov.br", signedBy "Serzedelo" { permission java.io.FilePermission "/tmp/isc", "read"; }; Nessa situação, a descrição do programador será correta se ele responder que tal código pode ser parte de um arquivo de política de segurança de uma aplicação Java e que um código carregado a partir do sítio http://www.tcu.gov.br, que tenha sido digitalmente assinado pela chave privada de Serzedelo, poderá ler o objeto de sistema de arquivo de nome /tmp/isc.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de práticas e técnicas de programação para desenvolver com segurança o sistema integrado referido no texto, julgue os próximos itens.
Se o líder da equipe decidir adotar como prática geral a sanitização de exceptions na implementação das aplicações, essa medida eliminará do estado dos objetos throwable lançados para tratamento pelas camadas superiores do sistema as informações que possam descrever detalhes internos de funcionamento do sistema que não devem ser apresentados aos usuários finais, tais como informações acerca da inexistência de arquivos que sejam nomeados pelo próprio usuário final, dados descritivos da estrutura do sistema de arquivos e detalhes acerca de conexões com sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs).
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
Em termos de estruturas tipo Generalização-Especialização (GE) e tipo Todo-Parte (TP), o modelo apresenta, respectivamente,
nenhuma GE e uma TP.
uma GE e nenhuma TP.
uma GE e uma TP.
uma GE e duas TP.
duas GE e uma TP.
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
Em relação ao conceito de herança, é correto afirmar que no modelo
não há ocorrência de herança múltipla.
há um caso de herança múltipla.
há dois casos de herança múltipla.
há três casos de herança múltipla.
há quatro casos de herança múltipla.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...