Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.

- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.

- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.

- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.

- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.

- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.

- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).

As cardinalidades possíveis nas conexões de ocorrência Curso-Disciplina e Curso-Turma são

  • A.

    (1,1 e 0,n) e (1,1 e 1,1).

  • B.

    (1,n e 0,n) e (0,n e 1,1).

  • C.

    (1,n e 1,n) e (0,n e 0,1).

  • D.

    (0,n e 0,n) e (1,n e 1,n).

  • E.

    (1,1 e 20,40) e (0,n e 20,40).

Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.

- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.

- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.

- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.

- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.

- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.

- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).

As cardinalidades possíveis na conexão de ocorrência Turma-Matricula são

  • A.

    1,1 e 0,n.

  • B.

    20,40 e 1,1.

  • C.

    0,n e 0,1.

  • D.

    1,n e 1,n.

  • E.

    0,n e 20,40.

Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.

- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.

- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.

- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.

- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.

- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.

- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).

As cardinalidades possíveis na conexão de ocorrência Professor-Disciplina são

  • A.

    0,n e 1,1.

  • B.

    1,1 e 1,1.

  • C.

    0,n e 0,1.

  • D.

    1,n e 1,n.

  • E.

    0,n e 0,n.

É uma atividade exclusiva do projeto orientado a objetos,

  • A.

    identificar os conceitos e separar os atributos e associações que são considerados de interesse.

  • B.

    identificar entidades e operações relacionadas ao problema a ser resolvido.

  • C.

    desenvolver um modelo orientado a objetos do domínio da aplicação.

  • D.

    desenvolver o projeto de software utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos.

  • E.

    desenvolver um modelo orientado a objetos para implementar os requisitos identificados.

Em relação à análise e ao projeto orientados a objetos, é correto afirmar:

  • A.

    A orientação a objetos não leva em conta a utilização da prototipação, dada as restrições desse modelo de desenvolvimento de software quanto à reusabilidade.

  • B.

    Uma das regras de normalização aplicada às tabelas de objetos de dados especifica que uma instância de um objeto pode ter diversos valores para cada atributo.

  • C.

    Se a informação sobre um objeto em potencial precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar, esse objeto não poderá ser utilizado durante a análise.

  • D.

    Representar os objetos e suas relações é o principal objetivo do Diagrama Entidade-Relacionamento (E-R).

  • E.

    Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) deve, além do fluxo da informação, descrever detalhadamente a lógica procedimental do sistema.

Em programas orientados a objetos, o comportamento dos objetos é definido por meio de métodos. Julgue os próximos itens, acerca de tais métodos.

Em geral, o método a ser executado em um programa orientado a objetos só é determinado durante a execução desse programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em programas orientados a objetos, o comportamento dos objetos é definido por meio de métodos. Julgue os próximos itens, acerca de tais métodos.

Uma mesma mensagem enviada a objetos distintos que pertençam a classes que não se relacionem por meio de herança provoca a execução de métodos distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito de polimorfismo aplicado à programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Considerando as características do relacionamento entre uma classe e suas subclasses, é correto afirmar que toda implementação de subclasse é polimórfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito de polimorfismo aplicado à programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Em uma hierarquia de classes na qual exista herança múltipla, não é possível fazer uso do polimorfismo na implementação das classes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito de polimorfismo aplicado à programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Em uma hierarquia de classes, denomina-se polimorfismo a especialização do comportamento de uma classe em suas subclasses.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...