Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
As cardinalidades possíveis nas conexões de ocorrência Curso-Disciplina e Curso-Turma são
(1,1 e 0,n) e (1,1 e 1,1).
(1,n e 0,n) e (0,n e 1,1).
(1,n e 1,n) e (0,n e 0,1).
(0,n e 0,n) e (1,n e 1,n).
(1,1 e 20,40) e (0,n e 20,40).
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
As cardinalidades possíveis na conexão de ocorrência Turma-Matricula são
1,1 e 0,n.
20,40 e 1,1.
0,n e 0,1.
1,n e 1,n.
0,n e 20,40.
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
As cardinalidades possíveis na conexão de ocorrência Professor-Disciplina são
0,n e 1,1.
1,1 e 1,1.
0,n e 0,1.
1,n e 1,n.
0,n e 0,n.
É uma atividade exclusiva do projeto orientado a objetos,
identificar os conceitos e separar os atributos e associações que são considerados de interesse.
identificar entidades e operações relacionadas ao problema a ser resolvido.
desenvolver um modelo orientado a objetos do domínio da aplicação.
desenvolver o projeto de software utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos.
desenvolver um modelo orientado a objetos para implementar os requisitos identificados.
Em relação à análise e ao projeto orientados a objetos, é correto afirmar:
A orientação a objetos não leva em conta a utilização da prototipação, dada as restrições desse modelo de desenvolvimento de software quanto à reusabilidade.
Uma das regras de normalização aplicada às tabelas de objetos de dados especifica que uma instância de um objeto pode ter diversos valores para cada atributo.
Se a informação sobre um objeto em potencial precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar, esse objeto não poderá ser utilizado durante a análise.
Representar os objetos e suas relações é o principal objetivo do Diagrama Entidade-Relacionamento (E-R).
Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) deve, além do fluxo da informação, descrever detalhadamente a lógica procedimental do sistema.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em programas orientados a objetos, o comportamento dos objetos é definido por meio de métodos. Julgue os próximos itens, acerca de tais métodos.
Em geral, o método a ser executado em um programa orientado a objetos só é determinado durante a execução desse programa.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em programas orientados a objetos, o comportamento dos objetos é definido por meio de métodos. Julgue os próximos itens, acerca de tais métodos.
Uma mesma mensagem enviada a objetos distintos que pertençam a classes que não se relacionem por meio de herança provoca a execução de métodos distintos.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao conceito de polimorfismo aplicado à programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
Considerando as características do relacionamento entre uma classe e suas subclasses, é correto afirmar que toda implementação de subclasse é polimórfica.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao conceito de polimorfismo aplicado à programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
Em uma hierarquia de classes na qual exista herança múltipla, não é possível fazer uso do polimorfismo na implementação das classes.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao conceito de polimorfismo aplicado à programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
Em uma hierarquia de classes, denomina-se polimorfismo a especialização do comportamento de uma classe em suas subclasses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...