Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que

  • A.

    métodos abstratos são aqueles que não devem ser redefi nidos em classes derivadas, devem ser herdados tal como foram definidos.

  • B.

    métodos estáticos são aqueles que, ao serem executados, não acessam atributos de instância da classe.

  • C.

    métodos finais, também conhecidos como finalizadores ou destrutores, são chamados na destruição de uma instância.

  • D.

    métodos construtores são métodos chamados sobre um objeto quando ele é criado. Em Java, os construtores têm o mesmo nome da classe da qual são membros e o tipo retornado por eles é especificado na sua definição.

  • E.

    métodos de classe são aqueles que executam operações que afetam objetos individuais da classe.

Acerca da análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens subseqüentes.

O ambiente de trabalho Struts é organizado para ajudar os desenvolvedores a criar aplicações web que utilizem a arquitetura MVC (model-view-controller), na qual o modelo (model) representa o código referente ao negócio ou ao banco de dados, a visão (view) representa o código de desenho da página e o controlador (controller) representa o código de navegação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada a objetos é baseada em diversos conceitos, tais como encapsulamento, herança, polimorfismo e abstração. Com relação a esses conceitos, é correto afirmar que

  • A.

    o conceito de encapsulamento é alcançado por meio da definição da visibilidade pública aos atributos e métodos.

  • B.

    herança é um mecanismo que permite que uma classe herde todo o comportamento e os atributos de outra classe. Em Java, pode-se implementar tanto a herança única quanto a herança múltipla.

  • C.

    interface pode ser considerada como a forma com que um objeto se apresenta para outros, no que diz respeito aos seus atributos e métodos. Em Java, uma mesma classe não pode implementar mais de uma interface.

  • D.

    polimorfismo é o uso de um mesmo nome para identificar diferentes implementações dos métodos. Seu uso é comum na definição de construtores, em que os mesmos podem ser implementados em diferentes versões para as diferentes formas de se instanciar a classe.

  • E.

    para uma classe ser considerada abstrata, todos os seus métodos devem ser abstratos. Em Java, para se definir uma classe abstrata deve-se utilizar a palavra chave "abstract" no início de sua declaração.

Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.

Na orientação a objetos, um objeto tipicamente possui estado e operações definidas. O estado é representado por atributos, e as operações associadas ao objeto podem fornecer serviços a outros objetos. Os objetos são criados de acordo com classes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.

Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

A linguagem C++ não permite a definição de tipos de dados estruturados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

No trecho de código em C++ int i = 0x32; a variável i é declarada como sendo um inteiro e é atribuída a ela o valor 32 decimal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

Ao se passar um parâmetro por valor, qualquer modificação realizada no valor passado irá afetar o dado original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

Uma função recursiva deve possuir pelo menos uma condição de recursividade — chamada à própria função — e uma condição de término, além do processamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

O uso de sub-rotinas e funções é a principal característica da programação orientada a objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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