Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

A pilha é uma estrutura de dados embasada no conceito LIFO (last in, first out), em que o último dado a entrar é o primeiro a sair.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

Uma árvore binária contendo N níveis possui no máximo 2N -1 + N elementos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a parte de um diagrama de classes mostrada na figura abaixo:

Nesse diagrama, a classe X é uma subclasse das classes Y e Z. Tanto a classe Y como a classe Z têm um método m. Inicialmente X utilizava o método m ( ) da classe Z, mas passou a utilizar o método m ( ) da classe Y. Nessa situação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A classe Z necessita ser testada novamente.

  • B.

    Não é necessário testar a classe X porque ela usa o mesmo método m.

  • C.

    A classe X deve ser novamente testada, pois há uma mudança de contexto.

  • D.

    Se m tiver passado no teste de unidade então não há necessidade de testar novamente a classe X.

  • E.

    Se Y e Z tiverem passado no teste de integração, então não há necessidade de testar novamente a classe X.

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

A busca em uma árvore binária contendo N nós possui complexidade O(logN).

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma série de modelos pode ser produzida durante um projeto orientado a objetos. O projeto inclui modelos estáticos e dinâmicos. Um modelo que é considerado dinâmico é o de:

  • A.

    seqüência.

  • B.

    classe.

  • C.

    associação.

  • D.

    contexto.

  • E.

    generalização.

Julgue os itens de 93 a 108, que versam sobre as linguagens de programação C++, Visual Basic e Java, além de conceitos relacionados a construção de algoritmos e estruturas de dados.

O operador de escopo — (::) — na linguagem C++ permite acessar uma variável global mesmo que exista uma variável local com o mesmo nome.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acima, a figura I apresenta trechos da documentação da classe java.util.TreeMap, da plataforma Java, e a figura II apresenta linhas de código que compõem uma declaração de classe na linguagem Java. Esse código não possui erros de sintaxe. Considerando essas informações e supondo que, para a execução do código, deva-se executar a linha de comando java Inmetro Inmetro em um console de comandos adequadamente configurado, julgue os itens seguintes.

Nos termos do paradigma de orientação a objetos, é correto afirmar que a variável organograma está encapsulada em uma instância da classe Empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao script apresentado acima, escrito com a tecnologia ColdFusion, julgue os itens que se seguem.

O estilo de programação adotado nesse script é mais próximo ao paradigma de programação estruturada que ao de programação orientada a objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da orientação a objetos, julgue os próximos itens.

I Há linguagens de programação orientadas a objetos em que a determinação do método a ser executado em resposta a uma mensagem pode ocorrer na compilação ou pode ser adiada até a execução do código.

II Uma subclasse pode herdar atributos e métodos das suas superclasses. Em uma hierarquia C++, as visibilidades dos atributos e dos métodos herdados não podem, em uma subclasse, ser diferentes das suas visibilidades nas superclasses.

III Um atributo cujo valor é compartilhado entre as instâncias de uma classe tem escopo de classe. Um atributo com escopo de classe é, na linguagem Java, um atributo estático (static). Em UML, nos diagramas de classe, os atributos com escopo de classe são identificados por uma sublinha.

IV Em UML, uma agregação é um relacionamento todo-parte. Em uma agregação, um objeto não pode ser parte de mais de um todo. Além disso, objetos que são as partes de um todo devem ser destruídos quando o todo é destruído.

V Uma classe de associação (association class) permite que sejam acrescentados atributos e métodos a uma associação. Por exemplo, determinada classe pode ser criada para conter atributos e métodos de uma associação entre duas outras classes.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, III e V.

Analise as seguintes afirmativas sobre o princípio OO (Orientação a Objetos) conhecido como Encapsulamento:

I. Os métodos de acesso (setters) impedem que os atributos da classe assumam valores inapropriados.

II. Os métodos de acesso (setters) são automaticamente invocados quando um objeto é instanciado.

III. Métodos de acesso (setters) que simplesmente atribuem um valor aos atributos da classe, sem qualquer verificação, deveriam ser removidos e o atributo correspondente tornado público.

IV. O encapsulamento esconde a implementação dos métodos de uma classe dos seus clientes.

O número de afirmativas corretas é:

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4
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