Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as seguintes afirmativas sobre os princípios OO conhecidos como Herança e Polimorfismo:

I. Uma superclasse abstrata onde todos os métodos são abstratos deveria ser removida do projeto, uma vez que as subclasses não herdam nenhum comportamento.

II. Uma classe pode implementar simultaneamente mais de uma interface.

III. O Polimorfismo permite a construção de sistemas adaptativos uma vez que um componente pode ser removido do projeto e substituído por outro que implemente sua interface.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A. II;
  • B. I e II;
  • C. I e III;
  • D. II e III;
  • E. I, II e III.

Na programação orientada a objetos, quando uma classe pessoa física, além do seu atributo CPF, recebe os atributos da classe pessoa, diz-se que foi aplicada a técnica de

  • A.

    Repetição.

  • B.

    Herança.

  • C.

    Polimorfismo.

  • D.

    Estrutura de algoritmo.

  • E.

    Método de acesso.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na programação orientada a objetos, utilizando a linguagem de programação Java, podemos afirmar:

I. As classes internas que possuem nomes, somente podem ser definidas como private, enquanto as classes anônimas podem ser definidas tanto como public como protected.

II. Uma classe abstrata não pode ser instanciada diretamente, podendo somente ser instanciada quando utilizada como uma superclasse.

III. Os métodos declarados como final em uma superclasse não podem ser sobrescritos por suas subclasses.

IV. Quando um objeto de uma subclasse é instanciado, um construtor da superclasse pode ser executado por meio de uma chamada explícita, através da referência denominada super.

O correto está apenas em:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I e II.

Acerca da programação orientada a objetos, julgue os próximos itens.

Na programação orientada a objetos, deve-se procurar maximizar, em cada classe, a quantidade de atributos e métodos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na programação orientada a objeto, uma classe define o comportamento dos objetos através de

  • a. atributos.
  • b. métodos.
  • c. estado.
  • . procedimentos.
  • e. iteração.

Na programação orientada a objeto

  • a.

    Abstração é o mecanismo utilizado para impedir o acesso direto ao estado de um objeto, disponibilizando externamente apenas os métodos que alteram estes estados.

  • b.

    há Herança Múltipla quando uma super-classe possui mais de uma sub-classe.

  • c.

    Encapsulamento consiste na aglutinação de aspectos internos e externos de um objeto.

  • d.

    Herança (ou generalização) é o mecanismo pelo qual uma classe (subclasse) pode estender outra classe (superclasse), aproveitando seus comportamentos e estados possíveis.

  • e.

    Polimorfismo é o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro.

Quando objetos diferentes recebem uma mesma mensagem e cada um produz um resultado diferente, trata-se na orientação a objetos, do conceito de

  • A.

    persistência.

  • B.

    hereditariedade.

  • C.

    polimorfismo.

  • D.

    encapsulação.

  • E.

    abstração.

NÃO se trata de uma tarefa do processo de programação orientado a objetos:

  • A.

    elaborar codificação procedural.

  • B.

    modificar métodos.

  • C.

    acrescentar dados.

  • D.

    derivar sub-classes.

  • E.

    localizar classes-pai relevantes.

Analise as seguintes afirmações sobre o conceito de Objetos da Programação Orientada a Objetos.

I. Os objetos da programação orientada a objetos são responsáveis por definir a forma e a estrutura que os dados de um programa possuem.

II. Na programação orientada a objetos, a estrutura dos programas é baseada nos objetos e não, nas funções do programa.

III. Objeto é um dos principais conceitos da programação orientada a objetos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E.

    I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos.

I. Na programação orientada a objetos, os atributos definem as propriedades que um objeto possui.

II. Cada objeto possui comportamentos associados os quais são definidos através de operações chamadas de métodos.

III. De um modo geral, métodos e atributos de um objeto possuem uma visibilidade de acesso associada, a qual é responsável por definir como eles podem ser acessados, isto é, lidos ou modificados.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...