Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Analise as seguintes afirmações sobre Programação Orientada a Objetos.

I. Uma classe define propriedades e comportamentos, ou seja, atributos e métodos, que objetos de determinado tipo possuem.

II. De um modo geral, cada classe define um novo tipo que pode ser utilizado no programa.

III. Algumas linguagens orientadas a objetos permitem a criação de objetos, sem estarem associados a uma classe específica.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas III.

Analise as seguintes afirmações sobre Generalização e Especialização na Programação Orientada a Objetos.

I. Um dos principais conceitos da Programação Orientada a Objetos é o de herança. Esse conceito permite criar hierarquia de classes/tipos que definem generalizações e especializações de tipos.

II. Com o uso de herança, cria-se a noção de superclasse e subclasse. Uma superclasse é a especialização de uma subclasse, enquanto uma subclasse é a generalização de uma superclasse.

III. Uma subclasse herda os atributos e os métodos da superclasse, podendo definir novos atributos e métodos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre conceitos de Programação Orientada a Objetos.

I. Encapsulamento é um conceito, segundo o qual se deve restringir o acesso a decisões de projeto, por exemplo, impedindo o acesso direto aos atributos de um objeto.

II. Normalmente o acesso aos atributos de um objeto se dá através de um método de acesso, o qual define uma interface de acesso a um atributo.

III. Outro importante conceito da orientação a objetos é o Polimorfismo, que é a habilidade que um objeto tem de possuir diferentes formas de ser executado.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas III.

Com referência ao desenvolvimento orientado a objetos, julgue os seguintes itens.

A visibilidade de um membro de uma classe pode ser privada, pública ou protegida. Um atributo privado só pode ser acessado por métodos privados. Um atributo público só pode ser acessado por métodos públicos. Um atributo protegido só pode ser acessado por métodos protegidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao desenvolvimento orientado a objetos, julgue os seguintes itens.

Uma associação entre classes descreve ligações entre objetos. As ligações descritas por uma associação têm em comum a estrutura e a semântica. Uma associação descreve potenciais ligações entre objetos, assim como uma classe descreve potenciais objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao desenvolvimento orientado a objetos, julgue os seguintes itens.

Em uma hierarquia de classes, uma superclasse tem atributos, métodos e associações comuns às subclasses. Uma subclasse pode acrescentar ou redefinir atributos e métodos, mas não associações. Uma instância de uma superclasse é automaticamente uma instância das suas subclasses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de processos e métodos para o desenvolvimento de programas orientados a objetos, julgue os seguintes itens.

Um modelo de casos de uso é suficiente para se avaliar se os cenários descritos são fáceis de serem executados pelos usuários e quanto treinamento será necessário para que os usuários executem os cenários. Além disso, um modelo de casos de uso enfoca os detalhes do projeto da interface com o usuário, tornando desnecessária a construção de protótipos para avaliar a usabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de processos e métodos para o desenvolvimento de programas orientados a objetos, julgue os seguintes itens.

Ao se modelar um sistema web, pode-se construir diagramas UML. Em diagramas de classe, as páginas HTML podem ser representadas por classes estereotipadas. As interações entre objetos dessas classes podem ser documentadas criando-se diagramas de seqüência ou de colaboração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos de modularização, linguagens de programação e programação orientada a objetos empregados no código apresentado

. I Na implementação da classe Queue foi usado o princípio de encapsulamento.

II O tipo Queue é polimórfico, no sentido de que qualquer tipo de objeto pode ser armazenado em uma instância da classe Queue.

 III A classe Queue herda da classe Object e, desta forma, uma instância de Queue pode ser armazenada como um elemento de si própria.

 IV A cauda corrente da fila é armazenada pela variável rear.

 A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.

A modelagem classe-responsabilidade-colaboração fornece mecanismos para identificar e organizar as classes relevantes aos requisitos do sistema. Uma classe cumpre suas responsabilidades de duas maneiras: quando utiliza suas próprias operações ou quando colabora com outras classes.

  • C. Certo
  • E. Errado
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