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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as seguintes afirmativas sobre conceitos do paradigma de programação orientado a objetos.
1. Herança é a definição de uma nova classe, com base em uma já existente. A subclasse herda todas as variáveis e métodos da superclasse. Cada subclasse pode ter uma única superclasse.
2. O mecanismo de polimorfismo permite que objetos diferentes respondam de modo diferente ao receberem uma mesma mensagem.
3. O polimorfismo para ser implementado exige a utilização do conceito de herança e aplica-se apenas aos métodos da classe.
4. Ocultamento de informação é o uso do mecanismo de encapsulamento para restringir as variáveis e métodos de uma superclasse que podem ser herdados por subclasses.
Assinale a alternativa correta
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere o diagrama de classes e as afirmativas abaixo:
1. Um objeto da classe B pertence a exatamente um único objeto da classe A.
2. A classe A realiza a interface C.
3. A classe A herda as variáveis e os métodos da classe D.
Assinale a alternativa correta
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos.
I. Um dos pontos fortes da orientação a objetos é a possibilidade de utilizar conceitos mais intuitivos para modelar os sistemas, ao invés de funções ou instruções de máquina.
II. O principal conceito de orientação a objetos é o de Classe, que é a entidade que representa a abstração de uma função da programação funcional ou de um procedimento da programação imperativa.
III. Java, C# e Smalltalk são exemplos de linguagens orientadas a objetos.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Escolha a alternativa INCORRETA sobre os conceitos de programação orientada a objetos.
Dois importantes conceitos a serem observados no desenvolvimento orientado a objetos são: modularidade e reuso.
Normalmente a modularidade é diretamente proporcional à coesão.
Acoplamento é normalmente inversamente proporcional à modularidade.
Componentes (classes) com muitos serviços (métodos) e interfaces pequenas (poucos parâmetros) são exemplos de componentes coesos e fracamente acoplados.
Desenvolver sistemas mais reusáveis e modulares implica em um maior investimento. Porém, tal investimento pode ser recuperado com um menor custo de manutenção, que pode representar até 70% do custo durante a vida do software.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre elementos de linguagens orientadas a objetos.
I. Construtores/inicializadores são operações especiais responsáveis por iniciar a execução de uma aplicação orientada a objetos.
II. Atributos são informações que definem as características que um objeto terá. Por exemplo, nome e cpf, para objetos que representem pessoas.
III. Métodos são responsáveis por definir qual será o comportamento dos objetos de uma classe. Em uma aplicação bancária típica, objetos que representam contas correntes teriam métodos como transferir, saldo e número.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III
Todas as afirmações.
Em programação orientada a objetos, é correto afirmar que herança múltipla:
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima apresenta um diagrama relacionando conceitos do paradigma de orientação a objetos, no qual estão destacados os elementos A, B e C. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca de algoritmos e estrutura de dados e programação orientada a objetos.
A ordem de complexidade dos algoritmos implementados nas plataformas de linguagens orientadas a objetos é mais reduzida quando comparada às implementações usando linguagens convencionais como Pascal.Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
A herança entre classes e a composição de objetos possibilitam o reúso em software orientados a objetos. A herança entre classes é estabelecida em tempo de compilação. A composição é estabelecida dinamicamente em tempo de execução na medida em que objetos referenciam outros objetos.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
Uma classe abstrata define uma interface comum às suas subclasses. Interagir com objetos via interfaces definidas em classes abstratas possibilita que os clientes dos serviços providos pelos objetos não precisem conhecer as classes desses objetos. Os clientes precisam conhecer as classes abstratas que definem as interfaces.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que diz respeito à análise e ao projeto orientados a objetos, julgue os itens que se seguem.
Uma classe na análise orientada a objeto representa uma abstração que pode ser mapeada para mais de uma classe no projeto. As classes na análise podem ser fronteiras, controladoras ou entidades. Uma fronteira modela interações entre o sistema e atores, uma entidade modela apenas objetos persistentes e uma controladora só pode controlar interações entre instâncias de uma mesma classe.
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