Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem acerca dos conceitos de lógica de programação e algoritmos. Em programação orientada a objetos, o conceito de polimorfismo refere-se à possibilidade de se atribuir o mesmo nome a diferentes métodos de uma classe, que são diferenciados, então, pela sua lista de parâmetros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Embora o design orientado a objetos possa apresentar semelhanças com o modelo relacional há súbitas diferenças. Assinale a alternativa que indica uma dessas diferenças:

  • A. A multiplicidade nos relacionamentos.
  • B. Capacidade de representar entidades.
  • C. Possibilidade de representar de atributos.
  • D. Os tipos de relacionamentos suportados.

Acerca da programação orientada a objetos (POO), assinale a opção incorreta.

  • A.

    POO é um método que produz arquiteturas de software embasadas nos objetos que o sistema manipula. Entre as linguagens de POO, incluem-se Java, Delphi e C++.

  • B.

    Reusabilidade, polimorfismo, encapsulamento e hereditariedade são características desse tipo de programação.

  • C.

    Na POO, objetos computacionais são compostos de atributos e métodos. Os atributos são propriedades que definem o estado do objeto (características), enquanto os métodos são ações ou procedimentos que alteram o estado do objeto (comportamento).

  • D.

    Nessa programação, os objetos são modelados por meio de classes, que são agrupamentos de objetos computacionais com propriedades em comum e podem realizar as mesmas ações. Este agrupamento e classificação deve refletir o agrupamento natural dos objetos reais.

Acerca de fundamentos de orientação a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Um objeto pode corresponder à representação de uma informação no mundo real e pode sofrer alterações no decorrer da execução de um programa.

  • B.

    Uma classe representa o agrupamento de objetos com características distintas de sua organização inicial.

  • C.

    A herança permite que um objeto herde características de uma superclasse, sem capacidade de sobrescrever métodos herdados.

  • D.

    O polimorfismo evita que um objeto possa assumir valores diferentes dos declarados em sua classe correspondente.

Acerca do uso e do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    A execução de um código orientado a objeto depende da instanciação correta das classes no sistema de arquivo e na memória coletora de lixo do sistema operacional.

  • B.

    Para que um objeto herde uma característica vinda de um classe distinta, é necessário que a classe seja importada e declarado que o objeto herda a característica desejada.

  • C.

    A criação de um objeto em tempo de execução depende de o objeto ter no mínimo o atributo read funcional.

  • D.

    A destruição de um objeto em tempo de execução depende de o objeto ter no mínimo o atributo destroy habilitado.

Acerca de conceitos de orientação a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os métodos definem o comportamento dos objetos de uma classe.

  • B.

    A associação versa sobre a separação de aspectos internos de um objeto.

  • C.

    O acesso direto aos atributos internos de um objeto é incentivado no desenvolvimento de programas orientados a objeto.

  • D.

    O agrupamento de uma ou mais classes acarreta o que se denomina polimorfismo.

Acerca dos conceitos sobre orientação a objetos, julgue os itens a seguir.

Quando um objeto é criado, pode-se executar um método construtor para inicializá-lo. Nas linguagens C++ e Java, um método construtor tem o nome da classe da qual é membro; se existirem diferentes códigos de inicialização, em ambas as linguagens pode-se definir vários construtores para uma classe, desde que com assinaturas distintas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dadas as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos:

I. As mensagens que se movimentam de um objeto para outro são os únicos conectores do objeto com o mundo exterior.

II. As mensagens trabalham em resposta aos métodos e manipulam os valores das varáveis de instância.

III. Os objetos passivos são aqueles que não são mais necessários, sendo apagados para liberar memória.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

O compartilhamento automático de métodos e dados entre classes, subclasses e objetos é possibilitado, na programação orientada a objetos, pelo mecanismo de

  • A. encapsulação.
  • B. abstração.
  • C. polimorfismo.
  • D. persistência.
  • E. hereditariedade.

A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

Entre os diversos diagramas utilizados em análise e projeto orientados a objetos, o diagrama de casos de uso, por procurar representar todas as possíveis situações de utilização do sistema, é considerado o diagrama responsável por mostrar a estrutura estática do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...