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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem acerca dos conceitos de lógica de programação e algoritmos. Em programação orientada a objetos, o conceito de polimorfismo refere-se à possibilidade de se atribuir o mesmo nome a diferentes métodos de uma classe, que são diferenciados, então, pela sua lista de parâmetros.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Embora o design orientado a objetos possa apresentar semelhanças com o modelo relacional há súbitas diferenças. Assinale a alternativa que indica uma dessas diferenças:
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da programação orientada a objetos (POO), assinale a opção incorreta.
POO é um método que produz arquiteturas de software embasadas nos objetos que o sistema manipula. Entre as linguagens de POO, incluem-se Java, Delphi e C++.
Reusabilidade, polimorfismo, encapsulamento e hereditariedade são características desse tipo de programação.
Na POO, objetos computacionais são compostos de atributos e métodos. Os atributos são propriedades que definem o estado do objeto (características), enquanto os métodos são ações ou procedimentos que alteram o estado do objeto (comportamento).
Nessa programação, os objetos são modelados por meio de classes, que são agrupamentos de objetos computacionais com propriedades em comum e podem realizar as mesmas ações. Este agrupamento e classificação deve refletir o agrupamento natural dos objetos reais.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca de fundamentos de orientação a objetos, assinale a opção correta.
Um objeto pode corresponder à representação de uma informação no mundo real e pode sofrer alterações no decorrer da execução de um programa.
Uma classe representa o agrupamento de objetos com características distintas de sua organização inicial.
A herança permite que um objeto herde características de uma superclasse, sem capacidade de sobrescrever métodos herdados.
O polimorfismo evita que um objeto possa assumir valores diferentes dos declarados em sua classe correspondente.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do uso e do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, assinale a opção correta.
A execução de um código orientado a objeto depende da instanciação correta das classes no sistema de arquivo e na memória coletora de lixo do sistema operacional.
Para que um objeto herde uma característica vinda de um classe distinta, é necessário que a classe seja importada e declarado que o objeto herda a característica desejada.
A criação de um objeto em tempo de execução depende de o objeto ter no mínimo o atributo read funcional.
A destruição de um objeto em tempo de execução depende de o objeto ter no mínimo o atributo destroy habilitado.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca de conceitos de orientação a objetos, assinale a opção correta.
Os métodos definem o comportamento dos objetos de uma classe.
A associação versa sobre a separação de aspectos internos de um objeto.
O acesso direto aos atributos internos de um objeto é incentivado no desenvolvimento de programas orientados a objeto.
O agrupamento de uma ou mais classes acarreta o que se denomina polimorfismo.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos conceitos sobre orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
Quando um objeto é criado, pode-se executar um método construtor para inicializá-lo. Nas linguagens C++ e Java, um método construtor tem o nome da classe da qual é membro; se existirem diferentes códigos de inicialização, em ambas as linguagens pode-se definir vários construtores para uma classe, desde que com assinaturas distintas.Dadas as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos:
I. As mensagens que se movimentam de um objeto para outro são os únicos conectores do objeto com o mundo exterior.
II. As mensagens trabalham em resposta aos métodos e manipulam os valores das varáveis de instância.
III. Os objetos passivos são aqueles que não são mais necessários, sendo apagados para liberar memória.
Está correto o que se afirma APENAS em
O compartilhamento automático de métodos e dados entre classes, subclasses e objetos é possibilitado, na programação orientada a objetos, pelo mecanismo de
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
Entre os diversos diagramas utilizados em análise e projeto orientados a objetos, o diagrama de casos de uso, por procurar representar todas as possíveis situações de utilização do sistema, é considerado o diagrama responsável por mostrar a estrutura estática do sistema.
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