Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.

A técnica de estrutura do modelo de classes e hierarquias pode utilizar o diagrama de classes da UML e relacionamentos de generalização e especialização para mostrar a estrutura de modelo de classes e as hierarquias entre classes resultantes. O relacionamento de generalização existe entre uma classe geral e classes mais específicas, enquanto o relacionamento de especialização ocorre quando uma mudança na especificação de uma classe pode trazer conseqüências para a outra classe pertencente ao relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.

O modelo objeto-relacionamento faz uso de uma simbologia que foi adaptada das técnicas de modelagem entidaderelacionamento. Nesse modelo, não somente são identificados os relacionamentos entre objetos mas também são identificados os trajetos das mensagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.

O modelo objeto-comportamento indica como um sistema orientado a objetos responde a eventos ou estímulos externos. Para isso, o analista precisa criar uma marcação de eventos em cada caso de uso e construir um diagrama de transição de estados do sistema. Nesse último diagrama, deve-se observar o estado de cada objeto e o estado do sistema, observado externamente, à medida que o sistema realiza sua função.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a programação usando-se orientação a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma classe pode ter atributos e métodos de instância e de classe. Os métodos de classe podem acessar atributos de instância ou de classe, enquanto os métodos de instância somente podem acessar atributos de instância.

  • B.

    Uma classe abstrata pode conter um, ou mais, métodos abstratos e ainda pode conter métodos que não sejam abstratos. Uma classe que herde de uma classe abstrata será sempre uma classe abstrata.

  • C.

    Um objeto pode ter atributos e operações que acessem esses atributos. Os objetos podem se comunicar trocando mensagens e são instâncias de classes que podem estar organizadas em hierarquias.

  • D.

    Classes podem se relacionar via associações e heranças. Na programação orientada a objetos, independentemente da linguagem de programação usada, a herança entre classes pode ser simples, mas não múltipla.

De acordo com os conceitos envolvendo o paradigma de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Um objeto é a representação em memória de uma classe. Por meio dele é possível acessar as funcionalidades disponibilizadas pela classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os conceitos envolvendo o paradigma de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Por meio do encapsulamento, é possível restringir ou liberar o acesso a determinados atributos de uma classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os conceitos envolvendo o paradigma de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Polimorfismo é a capacidade de uma classe assumir comportamento diferenciado durante o período de execução do programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os conceitos envolvendo o paradigma de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

O construtor e o destruidor de uma classe permitem ao programador, respectivamente, declarar ou remover atributos da classe antes que estes sejam utilizados no decorrer da execução de programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os conceitos envolvendo o paradigma de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Uma classe abstrata é utilizada para disponibilizar uma interface comum a cada subclasse que implementa essa interface.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Projeto Orientado a Objetos tem os componentes:

  • A.

    Domínio da Interface, Objetos, Gerenciamento de Tarefas e Gerenciamento de Relações.

  • B.

    Domínio do Problema, Domínio de Interfaces, Estrutura de Tarefas e Estrutura de Dados.

  • C.

    Domínio de Algoritmos, Interação Humana, Gerenciamento de Tarefas e Gerenciamento de Controles.

  • D.

    Domínio do Problema, Interação Humana, Gerenciamento de Tarefas e Gerenciamento de Dados.

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