Lista completa de Questões de Ciência Política para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do pensamento de Locke, assinale a op- ção correta.
O poder político tem origem em Deus, por isso nada autoriza a rebelião dos homens contra o Estado, seja qual for a justificativa da sua revolta.
No estado de natureza, ou na sociedade pré- estatal, reina a anarquia, a desordem, a vio- lência: há total liberdade e total terror.
O contrato que dá origem à comunidade política é feito por homens racionais, livres e soberanos, e dá origem a um poder limitado, não arbitrário.
A liberdade consiste em que cada homem dependa da vontade dos outros homens for- mando um contrato, que pode ser rompido por qualquer parte.
No estado de natureza, o encarregado de velar pelo cumprimento da lei é o Estado, onde o governo é livremente eleito.
Todas as frases abaixo são partes integrantes e consistentes do pensamento de Maquiavel, exceto:
A segurança do Estado é uma necessidade de tal importância que, diante dela, quaisquer meios de ação tornam-se legítimos, mesmo aqueles que impliquem a violação de normas jurídicas, morais, políticas ou econômicas, que seriam imperativas caso essa necessida- de não estivesse em risco.
Dentre os principados os hereditários são aqueles em que a estirpe do senhor teve domínio por muito tempo; os outros são no- vos. Nesses últimos, o príncipe deve con- quistar sua legitimidade, fazendo-se amado; jamais deve tornar-se temido, pois o medo alimenta a revolta dos súditos.
A audácia, que permite ao príncipe afrontar a fortuna, é o meio pelo qual muitas vezes se conquista aquilo que não se obteria pelos procedimentos ordinários.
A primeira obrigação de um príncipe é prepa- rar-se para a guerra. Porém, há duas manei- ras de combater: uma, segundo as leis; a outra, pela força.
Um príncipe, especialmente quando novo, nem sempre pode de boa mente observar todas aquelas condições pelas quais se é considerado homem de bem, pois muitas vezes, para manter os seus Estados é força- do a agir contra a sua palavra, contra a cari- dade ou contra a humanidade.
Acerca do pensamento de Hobbes, assinale a opção correta.
O Estado foi instituído quando, a fim de vive- rem em paz uns com os outros e serem pro- tegidos dos agressores, todos os homens pactuaram, cada um com todos os outros, que renunciariam ao uso privado da força, transferindo-o para uma pessoa artificial.
O pacto que institui a sociedade política ba- seia-se na crença acerca da soberania po- pular, da qual derivam todos os direitos e faculdades do Estado, cabendo ao povo so- berano opção de seguir ou não as decisões deste.
No estado de natureza, caracterizado como um estado de guerra de todos contra todos, os homens viviam em perfeita liberdade, po- dendo livremente se dedicar ao comércio, às artes e à ciência.
Pelo pacto, o direito de representar a pessoa de todos é conferido ao soberano, cujos atos e decisões são autorizados tal como se fos- sem praticados e tomados por cada um dos homens, desde que não impliquem violação do direito à propriedade e aos frutos do tra- balho.
Os súditos podem libertar-se do pacto com o seu soberano. Assim, basta que um indivíduo decida desfazer o pacto com o soberano para que esse deixe de existir.
Focalizando o pensamento de Rousseau, assinale a única assertiva incorreta.
Os males dos quais os homens sofrem não derivam da natureza humana, mas sim de cursos errôneos de evolução da sociedade.
O homem que pensa é um animal degenera- do; o homem natural era um ser pré-racional, um selvagem errante, dotado apenas de necessidades naturais e do sentimento de compaixão.
Numa sociedade que tenha repudiado o con- trato iníquo, constitui-se uma vontade – a vontade geral – que pertence imediatamente à ordem cívica, posto que representa mais que a soma das vontades particulares.
O contrato social é o único meio pelo qual os direitos se tornam possíveis, repousando estes sobre o abandono por cada um de sua soberania, sua transferência para o corpo da coletividade e sobre a recusa de submeter-se a uma outra pessoa.
Devido à necessidade de distinguir o ato pelo qual um povo faz a escolha de um governo e o ato pelo qual ele se constitui em soberano é indispensável admitir a existência do direito natural e do pacto de sujeição.
Indique a opção correta em relação ao pensamento Marxiano.
A superestrutura e a infra-estrutura exercem igual poder de determinação sobre o conflito de classes sociais e sobre a dinâmica do processo de transformação da estrutura produtiva.
Os elementos da infra-estrutura, como o sistema de classes sociais, as forças produtivas e o governo, determinam a superestrutura (modo de produção).
As instituições jurídicas, políticas, familiares e educacionais integram a infra-estrutura da sociedade, mediante a qual se estabelecem e se consolidam os valores que regem a vida coletiva.
Para que haja revolução é preciso que ocorram as condições objetivas, ou seja, a tomada de consciência pelo proletariado, também definida como "consciência para si".
Para que a revolução de classe possa ocorrer é indispensável que as condições objetivas e subjetivas se manifestem simultaneamente.
No pensamento político do século XIX destaca-se Stuart Mill, que distingue dois tipos de obrigações morais: as perfeitas e as imperfeitas. Indique a relação correta entre tais obrigações morais e a justiça para Stuart Mill.
As obrigações morais perfeitas não são exigí- veis por meio da justiça, mas as imperfeitas sim.
Ambas as obrigações morais perfeitas e as imperfeitas são exigíveis por meio da justiça.
Nem as obrigações morais perfeitas nem as imperfeitas são exigíveis por meio da justiça.
As obrigações morais perfeitas são exigíveis por meio da justiça, mas as imperfeitas não.
Algumas obrigações morais imperfeitas são exigíveis por meio da justiça, mas as perfeitas não.
Não é um elemento central na estratégia definida por Gramsci como "Guerra de Posições":
Partido de Massa capaz de formar intelectuais orgânicos
Indique, entre os elementos abaixo, aquele que Poulantzas não considera característico do modo de produção capitalista:
Dependência do capitalismo em relação ao Estado para se reproduzir.
Autonomia relativa do Estado, visando o inte- resse do capitalismo.
A estrutura econômica é determinante da estrutura política.
A classe trabalhadora é o sujeito da História, sendo a luta de classes a mola propulsora desta.
Indique qual das proposições abaixo não pode ser considerada consistente com o pensamento de Lenin.
A existência do Estado prova que os antago- nismos de classe são insustentáveis.
Após a revolução socialista, o Estado desapa- recerá naturalmente, pois as classes deixarão de existir.
Numa sociedade sem classes o Estado torna- se desnecessário e impossível.
Após a ditadura do proletariado haverá a instalação do comunismo.
No comunismo, prevalecerá a máxima: a cada um segundo suas aptidões, a cada um segundo suas necessidades.
Claus Offe não considera fundamental no Estado contemporâneo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...