Lista completa de Questões de Ciência Política para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que não é uma das característi- cas do Estado em uma sociedade capitalista se- gundo O'Connor.
O Estado não se engaja diretamente na produção mas, quando o faz, age como os atores privados.
As empresas privadas, assim como o Estado, têm uma função social, que deve ser colocada em prática sempre que possível.
O Estado extrai seus recursos de uma economia cujas decisões se orientam segundo uma racionalidade privada.
O Estado é obrigado a se preocupar com a acumulação do capital, uma vez que essa é a fonte única de seus próprios recursos.
Não possuindo fontes de poder por si própri- os, os governos devem se preocupar com a garantia de legitimidade e, num regime democrático, devem buscar apoio popular, expresso eleitoralmente.
O Modelo Principal-Agente, utilizado por teóricos da escola da escolha racional, como Buchanan, sustenta os seguintes aspectos, exceto:
O comportamento burocrático pode ser explicado a partir da interação em forma de monopólio bilateral entre o Agente e o Principal.
O Agente tem por objetivo aumentar os seus benefícios, ainda que isso implique violar os interesses do Principal.
O Agente produz mais serviços procurando maximizar a diferença entre seus recursos orçamentários e os custos de produção dos serviços.
O grande desafio das democracias contemporâneas é tornar efetiva a subordinação do Agente ao Principal.
O Principal tem vantagens em relação ao Agente, em função da assimetria de informa- ções que constituem sua prerrogativa.
Assinale a única opção que não corresponde ao pensamento de Max Weber.
Conjuntos complexos de causas variadas interagem competitivamente para produzir os fenômenos sociais, o que exclui a possibilidade de determinação causal dos mesmos.
Existe na sociedade uma hierarquia de valores, ficando em segundo plano a política e a cultura. Os políticos, por exemplo, agem movidos por valores éticos e pela racionalidade instrumental com relação a fins últimos.
No protestantismo inscrevem-se valores que transformam a atitude mística, substituindo-a por uma nova atitude, ascética e intramundana.
A revolução que chamamos de liberal ou capitalista se manifesta numa mudança econômica, mas não se origina aí. Inicia-se por uma mudança nos espíritos, nas consciências dos homens.
Os indivíduos podem agir conforme duas diferentes orientações racionais: a racionalidade instrumental que se refere à adequação entre meios e fins e a racionalidade com relação a valores, que antepõe os interesses ideais aos interesses materiais.
São conceitos utilizados ou situações examinadas por Olson, exceto:
o jogo da racionalidade
o problema do carona
o dilema do prisioneiro
o jogo da galinha
a falácia da composição
Indique qual das características abaixo não está relacionada com o surgimento do Estado moderno.
Desenvolve-se uma autoridade central, exercida em âmbito nacional.
A aplicação da justiça e a extração de tributos transferem-se gradualmente da esfera local para o poder central.
Formam-se exércitos profissionais permanentes, cuja lealdade se orienta estritamente para o poder central.
Forma-se um corpo profissional encarregado da administração dos recursos do poder central.
As políticas nacionais são caracterizadas pelo contínuo exercício da autoridade central e garantidas pela personalização e responsabilização da administração governamental.
No que se refere ao aparelho do Estado no surgimento das democracias liberais, assinale o aspecto que Weber não menciona.
Modelo monocrático: um "chefe" exerce autoridade suprema sobre todo o quadro administrativo, com base em um sistema de normas legais, cuja legitimidade é reconhecida pela sociedade.
A obediência baseia-se numa ética profissional que, por definição, deve assegurar a implementação fiel dos comandos recebidos das autoridades superiores.
A separação entre administração e política implica o isolamento dos funcionários frente às influências externas capazes de interferir na execução de ordens.
O funcionário deve possuir os meios de administração, para dispor de condições de independência profissional no exercício das suas funções.
As relações de parentesco são substituídas por critérios de mérito e expertise no recrutamento dos funcionários, visando assegurar a impessoalidade no exercício da função pública.
Para alguns autores, a crise do Estado de BemEstar está relacionada à socialização do Estado. Nessa perspectiva, cabem as seguintes afirmativas, exceto:
O Estado difundiu uma ideologia igualitária que tende a deslegitimar a autoridade política.
A disposição do Estado para intervir nas relações sociais provoca um enorme aumento de demanda às instituições políticas, provocando sua sobrecarga até a paralisia.
O crescimento do Estado de Bem-Estar leva a um aumento da autonomia do Estado em relação às diversas forças políticas e atores sociais internos.
A competição entre organizações políticas leva à impossibilidade de selecionar e aglutinar os interesses causando a total permeabilidade das instituições às demandas mais fragmentadas.
O peso assumido pela administração na me- diação dos conflitos provoca a burocratização da vida política que, por sua vez, leva à "dissolução do consenso".
A tomada de decisão em políticas públicas pode ser considerada analiticamente diferente da implementação. Porém, a realidade empírica mostra que decisão e implementação são entremeadas, sendo a implementação a decisão em processo. Assim, como regra, as decisões políticas não são tomadas integralmente durante a formulação de qualquer política. Muitas decisões ocorrem durante a implementação por vários motivos, exceto:
por falta de informação e de conhecimento técnico específico dos tomadores de decisão, que acreditam que os implementadores estarão melhor capacitados a tomar certas decisões.
porque houve conflitos que não puderam ser resolvidos durante a formulação, fazendo com que a decisão se restringisse ao consenso mínimo possível na ocasião.
porque no momento específico em que a política foi formulada seria politicamente inconveniente suscitar questões de alto potencial de conflito, que poderiam fragilizar até mesmo as decisões principais.
porque já se conhecem todos os impactos efetivos das medidas tomadas e a racionalidade da classe política mostra ser pouco recomendável assumir o ônus de várias decisões de uma só vez.
porque os interesses envolvidos em uma dada política eram poderosos o suficiente para inviabilizá-la e para ameaçar os tomadores de decisão, caso impusessem demasiadas renúncias a um só tempo.
Em sua análise das organizações formais modernas, em oposição aos arranjos organizacionais típicos das sociedades primitivas e feudais, Max Weber desenvolveu um modelo ideal que deve ser compreendido como uma abstração descritiva e não como um modelo prescrito. Em relação à visão Weberiana, é INCORRETO afirmar que:
a burocracia, mais do que um arranjo social ou um sistema de produção de bens e serviços, é uma forma de poder.
em uma organização, a previsibilidade do funcionamento de um sistema gerencial é, em geral, resultante das próprias características da burocracia.
um dos seus fundamentos é a racionalidade, entendida como a adequação dinâmica dos meios aos fins.
a burocracia, por combater o favoritismo e o nepotismo, não constitui uma ameaça às liberdades básicas dos indivíduos.
O Brasil é um país de grande potencialidade e capacidade produtiva, no entanto apresenta elevados níveis de pobreza e desigualdades na distribuição de renda e de oportunidades de inclusão econômica e social. Objetivando reduzir essas disparidades o governo vem implementando, nos últimos anos, políticas públicas de caráter social. Considerando verdadeiro(V) e falso(F) para as afirmações abaixo, assinale a alternativa da seqüência CORRETA:
I. As políticas sociais na área da saúde, educação e assistência social foram descentralizadas para Estados e Municípios, para que a ação seja mais efetiva;
II. Maior participação formal da sociedade na formulação, implementação e por meio de conselhos estaduais, municipais e de bairros, contando com participantes da área do governo e não governamental;
III. O governo vem promovendo um programa de distribuição de renda a partir da substancial elevação real do salário mínimo;
IV. O governo vem promovendo programas de inclusão social, tais como "bolsa escola", " bolsa alimentação", "Vale gás", e ultimamente o "Programa Bolsa Família", que unifica os programas de transferência de renda do governo federal;
V. Os programas sociais apresentam o aspecto do fortalecimento da cidadania, ao vincular os benefícios recebidos ao cumprimento de exigências tais como freqüência escolar, vacinação infantil, entre outras.
V-V-F-V-V
V-V-F-V-F
F-V-V-F-F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...