Lista completa de Questões de Ciência Política da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual a diferença entre arena pública e questão pública?
Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas externos de uma organização são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública (publicissue) é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública sob a qual os problemas organizacionais são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica no interior da organização.
Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas públicos são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada à confrontação simbólica, onde os problemas públicos, de natureza organizacional, são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão pública, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento do governo ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada às confrontações simbólicas do governo, as quais podem afetar seus interesses atuais ou futuros; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
A Comunicação Pública é identificada a cinco áreas de conhecimento e atividade profissional. Essas áreas são as seguintes:
1a - conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional; 2a - Comunicação Científica; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - Comunicação Organizacional; 2ª - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - Comunicação Rural; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - Comunicação Jurídica; 2a - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - conhecimentos e técnicas de Comunicação Científica; 2a - Comunicação Política; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - Comunicação Organizacional.
1a - Comunicação para o Desenvolvimento; 2a - Comunicação Popular; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
A não-decisão é um importante conceito da Ciência Política, presente tanto às discussões sobre o poder como sobre a formação da agenda e o processo decisório. Sobre a não-decisão estão corretos todos os enunciados a seguir, exceto:
A representação política é um mecanismo essencial ao funcionamento da democracia nas sociedades complexas. Examine os enunciados abaixo sobre a representação política e marque a resposta correta.
1- A representação política é um sistema institucionalizado de controle e responsabilidade política, realizada mediante a designação eleitoral livre de certas instituições políticas fundamentais da democracia moderna, em geral, os parlamentos.
2- A representação política pode se confi gurar como uma relação de delegação, quando o representante é o executor privado do desejo dos representados, tendo, portanto, um mandato independente.
3- A representação política pode se apresentar como uma relação fiduciária, quando o representante tem autonomia para buscar o melhor interesse dos representados, tendo, portanto, um mandato imperativo.
4- A representação política pode ser entendida como uma relação na qual os representantes são símbolos do corpo político, retratando-o fielmente em todas as suas características essenciais, sendo, portanto, uma representação simbólica.
Um rico debate teórico sobre as relações entre políticos e burocratas questiona hipóteses clássicas, segundo as quais nessas interações o papel do burocrata se reduziria à obediência às ordens do líder político. À luz dessa discussão, examine os enunciados a seguir e marque a resposta correta.
1- Os burocratas de status mais elevado e os políticos envolvidos em atividades executivas podem ser portadores de valores e objetivos afi ns ou similares, e tenderiam à integração e à coalescência, cerrando fi leiras contra as interferências e demandas externas capazes de ameaçar seus projetos políticos comuns.
2- Relações de integração e coalescência entre políticos e burocratas podem se situar ao longo de linhas funcionais, já que esses atores e os representantes de grupos e/ou categorias econômicas organizadas compartilham vínculos baseados em interesses setoriais.
3- Políticos e burocratas podem assumir relações adversas não somente quanto ao conteúdo das decisões, mas podem competir pelo controle sobre as decisões.
4- Confl itos entre políticos e burocratas podem resultar da divergência quanto ao conteúdo de decisões específi cas e da luta das organizações pela sobrevivência, envolvendo disputas por orçamentos e pessoal e pela adoção de políticas que são consideradas importantes pelos seus membros.
A noção de accountability política pressupõe o exercício do poder político e a necessidade de que este seja controlado. Examine os enunciados abaixo, referentes ao debate contemporâneo sobre a accountability política e assinale a resposta certa.
1- Os pressupostos da democracia liberal representativa dão ênfase à accountability vertical, referente às relações entre o Estado e os cidadãos.
2- A accountability horizontal tem três dimensões, a saber: informação, sanção e prestação de contas.
3- O exercício da accountability requer mecanismos de aplicação de sanções formais.
4- A accountability horizontal é exercida dentro do Estado, por diferentes agências ou órgãos.
No debate sobre a accountability, diversos autores reconhecem a existência, nas poliarquias contemporâneas, de mecanismos de controle externos aos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. Examine os enunciados a seguir sobre a accountability societal e depois marque a resposta correta.
1- A accountability societal é um mecanismo de controle não eleitoral que emprega ferramentas institucionais e não institucionais.
2- A accountability societal se baseia na ação de múltiplas associações de cidadãos, movimentos sociais ou mídia.
3- O objetivo da accountability societal é expor erros e falhas dos governos, trazer novas questões para a agenda pública e infl uenciar decisões políticas a serem implementadas por órgãos públicos.
4- Os agentes da accountability societal têm o direito e o poder legal, além da capacidade institucional para aplicar sanções legais contra as transgressões dos agentes públicos.
Um dos mecanismos explorados pela literatura sobre a intermediação de interesses políticos refere-se aos vínculos estabelecidos entre as burocracias pública e privada, de forma que partes da primeira são capturadas pelo sistema de interesses privado, ao mesmo tempo que partes do setor privado se aliam a segmentos da burocracia pública, fazendo com que determinados interesses da sociedade civil passem a existir e a operar dentro do Estado. O mecanismo acima descrito denomina-se:
O clientelismo consiste em uma modalidade de intermediação política presente na maior parte das sociedades, sejam tradicionais, sejam modernas. Examine as características listadas a seguir e assinale a resposta correta.
1- O sistema de clientela é organizado em uma estrutura piramidal, tendo no topo o chefe político, que exerce o poder político segundo padrões fortemente personalizados.
2- Os chefes das redes de clientela são reconhecidos pelo Estado como interlocutores autorizados e são diretamente incorporados ao processo de formação e gestão das decisões públicas.
3- A dinâmica da intermediação clientelista baseia-se na troca de bens públicos, privadamente controlados, por bens privados.
4- O sistema de intermediação clientelista organiza-se em cadeias de relações diádicas constituindo redes verticais de lealdades pessoais.
Uma sólida tradição teórica da Ciência Política tem como objeto não as práticas e instituições, mas aspectos menos tangíveis, porém fortemente significativos da vida política da sociedade, que formam o que se conhece como "cultura política". Sobre essa temática, examine os enunciados abaixo e marque a resposta correta.
1- A cultura política de uma sociedade é composta pela distribuição dos conhecimentos entre os indivíduos; pelas tendências cognitivas, afetivas e valorativas destes; e pelas normas que regem a vida política. 2- A tipologia clássica da cultura política identifi ca as culturas paroquial, subordinada ou de sujeição e cívica ou de participação. 3- Nas sociedades modernas, costumam coexistir amplos grupos de indivíduos de cultura paroquial, com outros dotados de cultura subordinada ou de sujeição e ainda outros cuja cultura poderia se caracterizar como cívica ou de participação. 4- A coexistência desses diferentes tipos de cultura política caracteriza o fenômeno das subculturas, que é comum em sociedades complexas, resultantes da agregação de comunidades com história e tradições diversas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...