Questões de Ciência Política da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Ciência Política da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual a diferença entre arena pública e questão pública?

  • A.

    Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas externos de uma organização são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública (publicissue) é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.

  • B.

    Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública sob a qual os problemas organizacionais são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica no interior da organização.

  • C.

    Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas públicos são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.

  • D.

    Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada à confrontação simbólica, onde os problemas públicos, de natureza organizacional, são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão pública, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento do governo ou seus interesses futuros.

  • E.

    Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada às confrontações simbólicas do governo, as quais podem afetar seus interesses atuais ou futuros; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.

A Comunicação Pública é identificada a cinco áreas de conhecimento e atividade profissional. Essas áreas são as seguintes:

  • A.

    1a - conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional; 2a - Comunicação Científica; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.

  • B.

    1a - Comunicação Organizacional; 2ª - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - Comunicação Rural; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.

  • C.

    1a - Comunicação Jurídica; 2a - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.

  • D.

    1a - conhecimentos e técnicas de Comunicação Científica; 2a - Comunicação Política; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - Comunicação Organizacional.

  • E.

    1a - Comunicação para o Desenvolvimento; 2a - Comunicação Popular; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.

A não-decisão é um importante conceito da Ciência Política, presente tanto às discussões sobre o poder como sobre a formação da agenda e o processo decisório. Sobre a não-decisão estão corretos todos os enunciados a seguir, exceto:

  • A. a não-decisão é um mecanismo pelo qual as demandas por mudança na alocação de benefícios e privilégios existentes na sociedade podem ser sufocadas antes mesmo de se expressarem e entrarem na agenda governamental.
  • B. a não-decisão faz com que ao se aplicarem as regras da maioria à tomada de decisão, ocorra o predomínio, dentro do grupo que decide, de uma parte sobre a outra, mais precisamente, da maioria sobre uma ou mais minorias.
  • C. a não-decisão inclui também a capacidade de fazer com que certas demandas sejam consideradas liquidadas antes de ganharem acesso à arena decisória; ou de serem mutiladas ou destruídas no estágio de implementação da decisão.
  • D. a não-decisão envolve a mobilização do bias, ou seja, um conjunto de valores, crenças, rituais e procedimentos institucionais que operam sistemática e consistentemente para o benefício de certos grupos, interesses ou questões, em detrimento de outros.
  • E. A não-decisão também pode se manifestar por meio da "reação antecipada", ou seja: certos atores desistem de levantar determinadas questões ou apresentar certas demandas porque sabem que as mesmas desencadearão respostas negativas por parte dos atores mais poderosos.

A representação política é um mecanismo essencial ao funcionamento da democracia nas sociedades complexas. Examine os enunciados abaixo sobre a representação política e marque a resposta correta.

 1- A representação política é um sistema institucionalizado de controle e responsabilidade política, realizada mediante a designação eleitoral livre de certas instituições políticas fundamentais da democracia moderna, em geral, os parlamentos.

2- A representação política pode se confi gurar como uma relação de delegação, quando o representante é o executor privado do desejo dos representados, tendo, portanto, um mandato independente.

3- A representação política pode se apresentar como uma relação fiduciária, quando o representante tem autonomia para buscar o melhor interesse dos representados, tendo, portanto, um mandato imperativo.

4- A representação política pode ser entendida como uma relação na qual os representantes são símbolos do corpo político, retratando-o fielmente em todas as suas características essenciais, sendo, portanto, uma representação simbólica.

  • A. Todos os enunciados estão corretos.
  • B. Todos os enunciados estão incorretos.
  • C. Somente o enunciado de número 1 está correto.
  • D. Somente o enunciado de número 2 está correto.
  • E. Somente os enunciados 3 e 4 estão corretos.

Um rico debate teórico sobre as relações entre políticos e burocratas questiona hipóteses clássicas, segundo as quais nessas interações o papel do burocrata se reduziria à obediência às ordens do líder político. À luz dessa discussão, examine os enunciados a seguir e marque a resposta correta.

1- Os burocratas de status mais elevado e os políticos envolvidos em atividades executivas podem ser portadores de valores e objetivos afi ns ou similares, e tenderiam à integração e à coalescência, cerrando fi leiras contra as interferências e demandas externas capazes de ameaçar seus projetos políticos comuns.

2- Relações de integração e coalescência entre políticos e burocratas podem se situar ao longo de linhas funcionais, já que esses atores e os representantes de grupos e/ou categorias econômicas organizadas compartilham vínculos baseados em interesses setoriais.

3- Políticos e burocratas podem assumir relações adversas não somente quanto ao conteúdo das decisões, mas podem competir pelo controle sobre as decisões.

 4- Confl itos entre políticos e burocratas podem resultar da divergência quanto ao conteúdo de decisões específi cas e da luta das organizações pela sobrevivência, envolvendo disputas por orçamentos e pessoal e pela adoção de políticas que são consideradas importantes pelos seus membros.

  • A. Todos os enunciados estão corretos.
  • B. Todos os enunciados estão incorretos.
  • C. Somente o enunciado de número 3 está incorreto.
  • D. Somente os enunciados 1 e 2 estão corretos.
  • E. Somente o enunciado de número 4 está correto.

A noção de accountability política pressupõe o exercício do poder político e a necessidade de que este seja controlado. Examine os enunciados abaixo, referentes ao debate contemporâneo sobre a accountability política e assinale a resposta certa.

1- Os pressupostos da democracia liberal representativa dão ênfase à accountability vertical, referente às relações entre o Estado e os cidadãos.

2- A accountability horizontal tem três dimensões, a saber: informação, sanção e prestação de contas.

3- O exercício da accountability requer mecanismos de aplicação de sanções formais.

4- A accountability horizontal é exercida dentro do Estado, por diferentes agências ou órgãos.

  • A. Todos os enunciados estão corretos.
  • B. Todos os enunciados estão incorretos.
  • C. Somente o enunciado de número 2 está incorreto.
  • D. Somente o enunciado de número 3 está incorreto.
  • E. Somente os enunciados 1 e 4 estão corretos.

No debate sobre a accountability, diversos autores reconhecem a existência, nas poliarquias contemporâneas, de mecanismos de controle externos aos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. Examine os enunciados a seguir sobre a accountability societal e depois marque a resposta correta.

1- A accountability societal é um mecanismo de controle não eleitoral que emprega ferramentas institucionais e não institucionais.

2- A accountability societal se baseia na ação de múltiplas associações de cidadãos, movimentos sociais ou mídia.

3- O objetivo da accountability societal é expor erros e falhas dos governos, trazer novas questões para a agenda pública e infl uenciar decisões políticas a serem implementadas por órgãos públicos.

4- Os agentes da accountability societal têm o direito e o poder legal, além da capacidade institucional para aplicar sanções legais contra as transgressões dos agentes públicos.

  • A. Todos os enunciados estão corretos.
  • B. Todos os enunciados estão incorretos.
  • C. Somente o enunciado de número 1 está incorreto.
  • D. Somente o enunciado de número 4 está incorreto.
  • E. Somente os enunciados 2 e 3 estão incorretos.

Um dos mecanismos explorados pela literatura sobre a intermediação de interesses políticos refere-se aos vínculos estabelecidos entre as burocracias pública e privada, de forma que partes da primeira são capturadas pelo sistema de interesses privado, ao mesmo tempo que partes do setor privado se aliam a segmentos da burocracia pública, fazendo com que determinados interesses da sociedade civil passem a existir e a operar dentro do Estado. O mecanismo acima descrito denomina-se:

  • A. Clientelismo.
  • B. Anéis burocráticos.
  • C. Associações voluntárias.
  • D. Corpos Intermediários.
  • E. Corporativismo.

O clientelismo consiste em uma modalidade de intermediação política presente na maior parte das sociedades, sejam tradicionais, sejam modernas. Examine as características listadas a seguir e assinale a resposta correta.

1- O sistema de clientela é organizado em uma estrutura piramidal, tendo no topo o chefe político, que exerce o poder político segundo padrões fortemente personalizados.

 2- Os chefes das redes de clientela são reconhecidos pelo Estado como interlocutores autorizados e são diretamente incorporados ao processo de formação e gestão das decisões públicas.

3- A dinâmica da intermediação clientelista baseia-se na troca de bens públicos, privadamente controlados, por bens privados.

 4- O sistema de intermediação clientelista organiza-se em cadeias de relações diádicas constituindo redes verticais de lealdades pessoais.

  • A. Todos os enunciados estão corretos.
  • B. Somente o enunciado de número 1 está incorreto.
  • C. Somente o enunciado de número 2 está incorreto.
  • D. Somente o enunciado de número 3 está incorreto.
  • E. Somente o enunciado de número 4 está incorreto.

Uma sólida tradição teórica da Ciência Política tem como objeto não as práticas e instituições, mas aspectos menos tangíveis, porém fortemente significativos da vida política da sociedade, que formam o que se conhece como "cultura política". Sobre essa temática, examine os enunciados abaixo e marque a resposta correta.

1- A cultura política de uma sociedade é composta pela distribuição dos conhecimentos entre os indivíduos; pelas tendências cognitivas, afetivas e valorativas destes; e pelas normas que regem a vida política.

2- A tipologia clássica da cultura política identifi ca as culturas paroquial, subordinada ou de sujeição e cívica ou de participação.

3- Nas sociedades modernas, costumam coexistir amplos grupos de indivíduos de cultura paroquial, com outros dotados de cultura subordinada ou de sujeição e ainda outros cuja cultura poderia se caracterizar como cívica ou de participação.

4- A coexistência desses diferentes tipos de cultura política caracteriza o fenômeno das subculturas, que é comum em sociedades complexas, resultantes da agregação de comunidades com história e tradições diversas.

  • A. Todos os enunciados estão corretos.
  • B. Todos os enunciados estão incorretos.
  • C. Somente o enunciado de número 1 está correto.
  • D. Somente o enunciado de número 3 está incorreto.
  • E. Somente o enunciado de número 4 está incorreto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...