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"Os suíços preferem evitar as negociações. Se tiverem de negociar, tendem a começar com uma solução de meio-termo e terminar com uma confrontação" (Raymond Saner). Qual das explicações a seguir confirma essas afirmações?
É uma nação que, além de depender de vários países vizinhos e de seus mercados, está dividida internamente em diferentes comunidades étnicas, culturais, religiosas e lingüísticas.
É um povo descendente de anglo-saxões por isso são pacíficos.
A sua religião os tornou assim.
Eles sofreram com uma série de invasões e isso fez com que evitassem conflitos.
Uma vez que eles não pertencem à União Européia, eles não aprenderam e nem tem o hábito de negociar muito.
Com o objetivo de conferir eficácia aos esforços implementados, algumas das diretrizes que norteiam as ações na área de cooperação técnica são, no âmbito da cooperação recebida do exterior, as seguintes:
I - enfatizar projetos que integrem os componentes básicos da cooperação técnica internacional, ou seja, a consultoria, a formação de recursos humanos, o treinamento de pessoal e a complementação da infra-estrutura da instituição receptora.
II - priorizar projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores.
III - priorizar projetos que garantam maior alcance dos resultados, evitando-se a pulverização e a dispersão de esforços. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão certas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Uma unidade de Inteligência Comercial é necessária para identificar novos negócios no mercado externo e organizar a participação de empresas nacionais em feiras e missões comerciais. Enumere os itens de 1 a 9, na ordem seqüencial natural de acontecimentos preparatórios para a realização de uma feira ou missão comercial e depois, assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).
( ) Análise dos pontos fortes e pontos fracos de cada um dos países concorrentes.
( ) Uma primeira missão prospectiva é feita, com o objetivo de conhecer o mercado, identificar e selecionar os parceiros locais.
( ) A Inteligência Comercial fornece uma lista de importadores dos produtos selecionados para os primeiros contatos e posterior matchmaking com as empresas exportadoras.
( ) A Inteligência Comercial elabora um estudo sobre o país-alvo e um levantamento de sua pauta de importações, visando identificar os potenciais parceiros comerciais.
( ) A Inteligência Comercial indica as oportunidades existentes e os setores que poderiam exportar para aquele mercado. ( ) Define-se qual tipo de evento mais adequado para a promoção comercial dos produtos adequados à exportação para aquele mercado. ( ) A missão comercial ou feira é realizada.
( ) Um cruzamento da lista de produtos importados pelo país estudado com a pauta de exportações nacionais. Neste momento, são identificados os produtos que poderiam ser exportados para o país-alvo.
( ) Com o auxílio de consultorias locais, a Inteligência Comercial elabora estudo mais detalhado, contendo informações sobre as oportunidades de negócios e sobre características do mercado-alvo para cada um dos setores identificados.
6 – 2 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 7 – 3.
3 – 7 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 2 – 6.
4 – 5 – 8 – 1 – 3 – 7 – 9 – 2 – 6.
4 – 6 – 8 – 1 – 5 – 3 – 9 – 2 – 7.
3 – 7 – 8 – 1 – 5 – 4 – 9 – 6 – 2.
Na hipótese de uma empresa brasileira estar enfrentando dificuldades comerciais no exterior pelo fato de sua concorrente norte-americana comercializar produtos semelhantes com preços de venda abaixo do custo de fabricação, motivada por subsídios fornecidos pelo governo americano, qual procedimento deverá ser feito pela empresa prejudicada?
Solicitar ao FMI que puna o governo americano, tendo em vista os pressupostos do acordo de Breton Woods, que permitem que a empresa entre com um painel contra os EUA.
Reduzir o preço de seu produto, mesmo com prejuízo, para que consiga reagir à concorrência e não necessite de auxílio do governo brasileiro.
Solicitar ao governo brasileiro subsídio idêntico ao fornecido à empresa americana, forçando assim uma competição mais saudável.
Entrar com solicitação junto ao Ministério das Relações Exteriores para que abra processo na OMC, visando a derrubar o subsídio concedido pelos EUA.
Retirar essa linha de produtos do mercado, pois nenhum país pode ganhar da concorrência agressiva dos EUA.
A cooperação técnica internacional constitui importante instrumento de desenvolvimento, tendo como um de seus objetivos
auxiliar um país a promover mudanças culturais nos seus sistemas políticos, sociais e folclóricos.
"saquear" conhecimentos e experiências de sucesso, para usá-los no país de origem.
contribuir para explorar os recursos minerais e comercializá-los no exterior.
fortalecer instituições do país receptor, possibilitando-lhe salto qualitativo de caráter duradouro.
o intercâmbio entre nações de atletas e futebolísticas em idade madura.
Quase 80% dos portos e terminais brasileiros já estão totalmente ou parcialmente adaptados à nova legislação mundial contra o terrorismo. Nos EUA, como resultado dos eventos do 11 de setembro, foram criadas várias leis sobre ameaça terrorista. Sobre essas novas leis e outras medidas anti-terroristas e sua relação com o comércio internacional, é correto afirmar que:
Com a edição da Lei de Bioterrorismo, o Food and Drug Administration (FDA) deve-se receber uma notificação prévia, informando a chegada de alimentos importados nos EUA.
O Container Security Iniciative (CSI) já está implementado no Brasil
O ISPS ainda não foi implementado no Brasil.
O impacto da Lei sobre Bioterrorismo não afetará as exportações brasileiras.
As medidas de segurança impostas ao comércio internacional não se converterão em barreiras técnicas
Marque o conceito incorreto.
Comércio exterior é o realizado entre residentes e não residentes de um país.
Comércio internacional é o conjunto do comércio realizado entre os diversos países do mundo.
Mercado é a situação onde se reúnem vendedores e compradores, formando-se o preço.
Exportação é a saída de mercadoria nacional ou nacionalizada do território nacional. Reexportação é o retorno ao exterior de mercadoria estrangeira ou nacionalizada importada.
Importação é a entrada de mercadoria estrangeira no território nacional. Reimportação é o retorno ao país de mercadoria nacional ou nacionalizada.
Na administração do comércio exterior brasileiro é incorreto afirmar que:
a Câmara do Comércio Exterior é um órgão de planejamento e controle político.
o Banco Central do Brasil é um órgão de planejamento e controle político.
o Ministério das Relações Exteriores é um órgão de planejamento e controle político.
o Conselho Monetário Nacional é um órgão de planejamento e controle político.
a Secretaria de Comércio Exterior é um órgão de normatização e execução.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Sobre o Sistema Integrado do Comércio Exterior (Siscomex), marque a alternativa incorreta.
A inscrição no Registro de Exportações e importações (REI) da Secretaria de Comércio Exterior é, sem exceção, condição básica para a realização de operações de importações.
Os exportadores já inscritos no no Registro de Exportadores e Importadores (REI), antes da implantação do Siscomex, tiveram sua inscrição mantida.
É um instrumento administrativo para integrar as atividades de registro e controle das operações de comércio exterior, mediante o fluxo de informações único e computadorizado.
O licenciamento das importações ocorrerá de forma automática e não automática e será efetuado por meio do Siscomex.
O Siscomex módulo importação foi implantado em 1º de Janeiro de 1997.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A Expedição de Certificados de Origem cabe, na Secretaria de Comércio Exterior ao:
Departamento de Operações de Comércio Exterior.
Departamento de Negociações Internacionais.
Departamento de Certificação Comercial.
Departamento de Certificação de Origem.
Departamento de Defesa Comercial.
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