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A Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM)
tem por base a Nomenclatura do Conselho de Cooperação Aduaneira (NCCA), e é aplicável no comércio dos países do MERCOSUL com todos os demais países
é baseada na Nomenclatura do Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias e adotada para a formulação da Tarifa Externa Comum (TEC) e da Tabela de Incidência do IPI (TIPI)
é aplicável apenas no comércio interno do Brasil e no comércio com os países do MERCOSUL
tem por base a Classificação Uniforme para o Comércio Internacional (CUCI), e é aplicável no comércio dos países do MERCOSUL com todos os demais países
é adotada pelos países do MERCOSUL exclusivamente para a elaboração das tarifas dos impostos de importação e de exportação no comércio recíproco, adotando-se no comércio com os demais países as Tarifas Aduaneiras Nacionais
A classificação de mercadorias na Nomenclatura do Sistema Harmonizado é determinada
pela aplicação de 4 Regras Gerais, 2 Regras Especiais, 1 Regra Geral Complementar e pelas Notas de Capítulos e Notas de Seção
pela aplicação de regras lógicas e regras técnicas, e pelos Ditames de Classificação da Nomenclatura Comum do MERCOSUL, Notas Interpretativas da Organização Mundial das Alfândegas (OMA) e Pareceres Normativos e Decisões dos órgãos singulares e colegiados da Secretaria da Receita Federal (SRF)
aplicando-se 6 Regras Gerais e, quando se tratar de mercadorias objeto de desdobramentos nas subposições e itens, pela aplicação da Regra Geral Complementar e das Notas de Seção
exclusivamente pela interpretação dos textos das posições e das Notas de Seção e de Capítulo e subsidiariamente pelas Notas Explicativas do Sistema Harmonizado e Notas Complementares da Tabela de Incidência do IPI (TIPI)
pela aplicação de 6 Regras Gerais, 1 Regra Geral Complementar e subsidiariamente pelas Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (NESH) e, na utilização da Tabela Simplificada de Designação e de Codificação de Produtos (TSP), aplicam-se duas Regras Gerais a ela relativas
A entidade normativa superior do Sistema Financeiro Nacional, responsável pela fixação das diretrizes da política monetária, creditícia e cambial do Brasil é
o Conselho Monetário Nacional
o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
a Câmara de Comércio Exterior do Conselho do Governo
o Conselho Nacional de Política Fazendária
o Banco Central do Brasil
O órgão executivo regulador das operações de câmbio do Comércio Exterior, que também as fiscaliza e controla, é
o Conselho Monetário Nacional - CMN
o Banco Central do Brasil - BACEN
a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX
o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
a Secretaria da Receita Federal - SRF
Compete à Secretaria da Receita Federal - SRF
estabelecer diretrizes para a política de desregulamentação do Comércio Exterior
financiar diretamente a produção nacional de bens a exportar
formular propostas de políticas e de programas de promoção do Comércio Exterior
acompanhar a execução da política tributária e fiscal e estudar seus efeitos na economia do país
elaborar pesquisa de mercado externo, coletar, processar, acompanhar e difundir informações sobre oportunidades comerciais e de investimentos para o Brasil
A Secretaria de Comércio Exterior - SECEX - tem entre suas principais atribuições e objetivos:
administrar os tributos internos e aduaneiros da União
coordenar a aplicação da defesa contra práticas desleais de Comércio Exterior, bem como de medidas de salvaguardas comerciais
certificar os documentos sanitários das exportações brasileiras
propor e estabelecer normas sobre as operações de câmbio no Comércio Exterior
financiar as operações de exportação
Durante crise de encomendas à produção interna de determinado produto do país A, ameaçada pelo aumento desproporcional das importações similares dos países B e C, que subsidiam fortemente a produção e a exportação desse produto, as autoridades econômicas do país A, a fim de obterem uma redução imediata da quantidade do produto importado - bem conhecendo a preferência de seus consumidores pela oferta estrangeira e a inferior qualidade da mercadoria doméstica - deverão adotar como medida mais eficaz a seus propósitos
o contingenciamento dos produtos importados, fixando quotas ao produto para os países exportadores
a criação de subsídios à produção e à comercialização do produto manufaturado no país
o aumento da tarifa aduaneira nas posições referentes a esse produto, a fim de encarecer os importados, para benefício da indústria nacional
o aumento dos impostos de exportação, a fim de desestimular as exportações do produto doméstico para mercados tradicionais
o estímulo à preferência pelo produto nacional, mediante a promoção de sorteios de prêmios para seus consumidores
Ao conjunto dinâmico do intercâmbio físico de bens e de serviços, bem como dos fluxos financeiros correspondentes, entre os diversos países, regiões e grupos econômicos do mundo, resultante da divisão internacional do trabalho, da dotação diferenciada dos fatores de produção e da diversidade das habilidades adquiridas por cada participante, poder-se-ia denominar
Balança de Serviços
Comércio Fronteiriço
Comércio Exterior
Comércio Intrazonal
Comércio Internacional
Duas ou três firmas que dominem sozinhas o suprimento de um mercado X e que necessariamente devam policiar as políticas de preço de cada uma das concorrentes, porquanto a ação ou reação de cada uma afete sua respectiva operação, atuam em mercado com as características de
Monopsônio
Mercado regulamentado
Monopólio
Mercado de concorrência perfeita
Oligopólio
Dois países, ao reduzirem suas tarifas de importação entre si ao nível mais baixo possível com vistas a uma liberalização integral do comércio recíproco dentro de dez anos, sem, entretanto, estabelecerem uma tarifa externa comum para as importações de terceiros países, pretenderam criar
uma união monetária
uma zona de livre comércio
uma união aduaneira
uma ZPE (Zona de Processamento de Exportações)
uma zona franca
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