Questões de Comunicação Social

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A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. A comunicação e o marketing das agências reguladoras, no entanto, não têm obrigação de observar essa regra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Uma diferença fundamental entre as tendências atuais e as anteriores é que hoje busca-se uma abordagem que abranja todo o sistema da mídia, em vez do estudo de casos individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diferentes dados sobre comportamento, hábitos, características econômicas e de consumo, a respeito do potencial consumidor ou dos atuais consumidores, são sempre úteis no trabalho de seleção e recomendação dos meios e veículos.

A pesquisa destes dados é utilizada para aval

  • A.

    Lobby.

  • B.

    Target.

  • C.

    Features.

  • D.

    População.

  • E.

    Webmarketing.

De acordo com o artigo 9º do Código de Ética do Jornalista em vigor no Brasil, é dever do jornalista:

  • A. colocar a liberdade de imprensa sempre acima do direito do cidadão à privacidade.
  • B. colocar o direito de empresa sempre acima do interesse público.
  • C. colocar as diretrizes do órgão jornalístico em que trabalha sempre acima dos preceitos do código de ética.
  • D. priorizar sempre o furo jornalístico em detrimento de outros valores.
  • E. divulgar todos os fatos que sejam do interesse público, respeitando o direito do cidadão à privacidade.

A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

De acordo com o CDC, na comunicação dos trabalhos de marketing de órgãos governamentais, devem ser observados os conteúdos desses trabalhos e sua correspondência com a verdade dos serviços ou das informações que se deseja veicular, sob pena de, em caso de suspeita de propaganda enganosa, ser o órgão obrigado a provar a verdade e correção da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

As tendências atuais acentuam o caráter processual da comunicação, com sua dinâmica interna ocupando o centro da análise, em detrimento das relações com outros processos de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A determinação do público-alvo se faz, entre outros, com base na/no(s)

  • A.

    sazonalidade.

  • B.

    dados de vendas.

  • C.

    potencial das áreas.

  • D.

    canais de distribuição.

  • E.

    aspectos psicográficos.

De acordo com o artigo 1º do Código de Ética do Jornalista em vigor no Brasil, o acesso à informação pública é um direito inerente:

  • A. à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
  • B. a qualquer cidadão e tem de ser provido diretamente pelo Poder Público.
  • C. a qualquer cidadão e precisa ser reivindicado diretamente ao Poder Público, como condição para exercê-lo.
  • D. à condição de vida em sociedade exclusivo de qualquer cidadão maior de idade e em pleno gozo de seus direitos eleitorais.
  • E. à condição de vida em sociedade, que, em plena vigência do estado democrático de direito, só pode ser suspenso pelo chefe do Poder Executivo.

Ao contrário do rádio e dos meios impressos, a TV depende de uma agenda futura, ou seja, um retrato pormenorizado do que será noticiável ou não. Com isso, a organização é fundamental, de uma forma com que se pese, primeiramente:

  • A. A pauta.
  • B. O sensacionalismo.
  • C. O âncora.
  • D. A apresentação da notícia.
  • E. A qualidade dos textos.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

O modelo de Lasswell, que durante muito tempo foi paradigmático no pensamento teórico da comunicação, corresponde a uma visão do processo comunicativo hoje superada, em função do advento de novas tecnologias de comunicação como a Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado
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