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Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A principal função da notícia é orientar o ser humano num mundo real. Para isso, o jornalista precisa estar comprometido com a verdade, de forma a que a informação reflita a realidade. Qual das frases abaixo encaixa-se no texto acima:
jornalismo, independente do seu comprometimento com as causas sociais, merece a confiança de todos os cidadãos.
jornalismo sério, comprometido com a veracidade dos fatos, é o canal através do qual a sociedade conhece melhor a realidade onde vive.
Todo jornalista carece de confiança.
jornalista confia tanto na sociedade que sente a liberdade de dizer tudo o que pensa, independente de como os cidadãos enxergam e interpretam o fato.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
No novo contexto tecnológico, a concentração da propriedade e do controle dos meios de comunicação nas mãos de poucos tem sido politicamente contrabalançada pelo caráter interativo da nova mídia, acessível a muitos.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
O que são meios de comunicação?
Meios de comunicação são os veículos publicitários.
Os meios de comunicação são, na sua essência, o jornal e a televisão.
Os meios de comunicação são jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc.
O rádio, televisão e jornal são os únicos meios de comunicação.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
A história do conceito de opinião pública coincidiu com a formação do Estado moderno, o advento do pensamento liberal e a emergência da burguesia: de uma sociedade civil em expansão, surge um público dinâmico e informado que debate e influencia a gestão dos assuntos de interesse comum junto aos políticos e aristocratas.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Diante das facilidades tecnológicas, o repórter dispõe de recursos avançados para dar velocidade à sua produção e, com isso, ajudar o seu veículo a chegar com as notícias ao leitor, telespectador ou ouvinte com maior rapidez. Aponte, entre as quatro opções abaixo, qual o papel que o repórter deve ter como prioridade para corresponder às exigências de qualidade:
Utilizar todas as facilidades da tecnologia, sem perder de vista o compromisso com a complementação da informação e a certeza da sua veracidade.
Produzir reportagem sem precisar falar presencialmente com a fonte, considerando que a tecnologia assegura a autenticidade da fonte, evitando qualquer problema, independente de a informação exigir provas documentais.
Aproveitar, ao máximo, a tecnologia para ganhar velocidade na sua produção, de forma a permitir que o seu veículo seja o primeiro a dar a notícia, independente da certeza de sua veracidade.
A tecnologia permite hoje substituir fontes exclusivas de informação, com os recursos da Internet e de bancos de dados, motivo pelo qual o repórter pode produzir rapidamente seu texto sem precisar usar outros meios de comunicação, como o telefone e a entrevista presencial.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
Historicamente, a existência da opinião pública pressupôs uma sociedade civil distinta do Estado, livre e articulada, com centros favorecendo a formação e expressão de opiniões não-individuais, como jornais e revistas, clubes e salões, partidos e associações, bolsa e mercado.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A emissora de rádio ainda é o veículo de comunicação de massa que consegue vivenciar a instantaneidade da notícia, dependendo apenas da capacidade do repórter de narrar com precisão e rapidez o acontecimento. O que o ouvinte mais exige de uma rádio ao escutar a notícia?
Dados superficiais da notícia, esperando com ansiedade a próxima (notícia).
Contextualização da notícia, para poder imaginar o fato, e detalhamento para não se frustrar com a ausência de dados importantes.
A bonita voz do repórter narrando o fato.
A musicalização que consegue dramatizar o fato.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
Com a Independência Americana e a Revolução Francesa no último quarto do século XVIII, apareceram os primeiros estudos dos aspectos sociais da opinião pública e do processo de sua formação, em que são enfatizados os seus componentes não-racionais.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A sofisticação tecnológica enseja à televisão recursos para "espetaculizar" a notícia, adornando o fato com recursos gráficos, efeitos virtuais etc.. Indique abaixo a frase que se compõe com esta realidade da TV espetáculo.
A televisão avançou tanto que os recursos tecnológicos dispensam o aprofundamento da notícia.
A informação deixa de ser completa e se afasta do compromisso social do veículo de comunicação quando a TV superestima os recursos tecnológicos na tentativa de magnetizar o telespectador.
Quem ouve telejornal não precisa ler jornal no dia seguinte, graças à tecnologia que enriquece a televisão.
Com a tecnologia da informação cada vez mais sofisticada, a TV brasileira é soberba no aprofundamento da notícia com imparcialidade e destemor.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
A abordagem moderna da opinião pública surgiu na década de 30 do século XX, nos EUA, recorrendo a análises qualitativas das notícias, opiniões e atitudes.
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