Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Os veículos de comunicação, por exigência do avanço tecnológico, procuram sofisticar suas embalagens, de forma a convencer seus leitores, telespectadores e ouvintes mais pela forma de seus programas do que pelo conteúdo, que é mais difícil e exige competência. Assim o veículo de comunicação estende a todos os seus segmentos de produção esta visão da embalagem, do marketing do produto. Diante disso, o jornalista, principalmente, vive o conflito de corresponder a essa maquiagem ou aplicar o conhecimento profissional. Assinale a resposta mais correta, diante desse conflito:
O jornalista deve ser subserviente, ignorando a sua capacidade de poder ajudar a mudar a organização.
O jornalista deve sujeitar-se às normas da organização, para evitar qualquer risco de ser demitido, mesmo que o seu comportamento agrida a ética profissional.
O jornalista deve aplicar seu conhecimento no sentido de mostrar que a melhoria do conteúdo jornalístico é o meio de a organização crescer, tornando seu produto confiável e capaz de contribuir ao avanço da sociedade, em nível de qualidade de vida e de democracia.
O jornalista deve se limitar a cumprir religiosamente o que determina o seu chefe.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
Contemporaneamente, uma pesquisa de opinião pública consiste no levantamento das opiniões e atitudes do público acerca de um determinado tema, acontecimento notório, instituição etc. Trata-se de uma sondagem com objetivos sociológicos, jornalísticos ou políticos.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Um assessor de comunicação tem em mente a necessidade de sensibilizar a redação de jornal, televisão ou de rádio a enxergar importância na sua informação, transmitida em release ou sugestão de pauta. O que deve prevalecer no texto do assessor de comunicação? Escolha uma das alternativas abaixo:
Preocupação com a realidade da organização para quem trabalha, sem deixar de investir na qualidade de seus produtos e serviços.
A informação deve unicamente atender aos interesses de negócios dos dirigentes da organização.
Escamotear os problemas que possam comprometer a imagem da organização.
Preocupação em destacar o papel do presidente e demais dirigentes da organização, de forma a sempre inseri-los em colunas de jornais ou em reportagens.
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
Público-alvo é o segmento do público ao qual se pretende atingir, sensibilizar e(ou) persuadir por meio da veiculação direcionada de formas e conteúdos comunicativos.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
No desenvolvimento de atividades jornalísticas, são comuns os embaraços em textos narrativos entremeados por opinião. Indique, entre as afirmações abaixo, a que mais se apropria ao desempenho profissional do jornalista:
Ao produzir uma reportagem, o jornalista precisa opinar visando a mostrar à sociedade a verdade do fato narrado.
A opinião é o ingrediente que dá sabor ao texto de reportagem.
Opinar no texto de reportagem é a forma de o jornalista afirmar-se na profissão, mostrando seu conhecimento.
Ao realizar reportagem sobre um acontecimento, o jornalista deve descrever o fato sem emitir sua opinião, a menos que o veículo para quem trabalha exija a emissão de conceito na matéria sob a ótica das leis e da ética.
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
A finalidade de uma pesquisa de motivação é conhecer melhor a reação coletiva, socialmente motivada, do público acerca de determinado produto, marca, acontecimento ou serviço.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Os veículos de comunicação de massa se adaptam à velocidade da informação, fugindo ao compromisso formal de veiculação de notícias. A WEB é o meio de antecipar a informação e de manter uma relação de confiança com o leitor. Diante disso, qual a alternativa abaixo que encaixa o jornalista dentro dessa velocidade?
A luta contra o relógio obriga o jornalista a correr risco, como o de informar sem ter a convicção do acontecimento.
Ao ter a convicção de um acontecimento, o jornalista deve antecipar a informação para que o seu veículo possa privilegiar seus leitores, telespectadores ou ouvintes com a agilidade na veiculação.
Ao saber de um fato, o jornalista deve imediatamente emitir as informações preliminares aos seus leitores, independente da confirmação.
O compromisso de procurar a fonte para certificar-se da informação deve ser assumido depois de a notícia preliminar ter sido emitida aos leitores, telespectadores ou aos ouvintes.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
Por meio de uma pesquisa de mídia, faz-se o levantamento de informações sobre o consumo dos meios de comunicação no que se refere às quantidades e qualidades da audiência.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Escolha uma das opções abaixo definindo a abrangência da comunicação social e seus segmentos.
A comunicação social, na sua essência, compreende o jornalismo.
A comunicação social abrange jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing, devendo cada uma dessas funções ser exercida por profissional específico da área.
O jornalismo de jornal, televisão e rádio e mais a publicidade formam a área denominada de comunicação social.
Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.
Questionários são séries estruturadas de perguntas abertas empregadas em entrevistas pessoais por telefone, via postal ou e-mail, com o objetivo de obter respostas em profundidade para posterior análise quantitativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...