Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os veículos de comunicação, por exigência do avanço tecnológico, procuram sofisticar suas embalagens, de forma a convencer seus leitores, telespectadores e ouvintes mais pela forma de seus programas do que pelo conteúdo, que é mais difícil e exige competência. Assim o veículo de comunicação estende a todos os seus segmentos de produção esta visão da embalagem, do marketing do produto. Diante disso, o jornalista, principalmente, vive o conflito de corresponder a essa maquiagem ou aplicar o conhecimento profissional. Assinale a resposta mais correta, diante desse conflito:

  • A.

    O jornalista deve ser subserviente, ignorando a sua capacidade de poder ajudar a mudar a organização.

  • B.

    O jornalista deve sujeitar-se às normas da organização, para evitar qualquer risco de ser demitido, mesmo que o seu comportamento agrida a ética profissional.

  • C.

    O jornalista deve aplicar seu conhecimento no sentido de mostrar que a melhoria do conteúdo jornalístico é o meio de a organização crescer, tornando seu produto confiável e capaz de contribuir ao avanço da sociedade, em nível de qualidade de vida e de democracia.

  • D.

    O jornalista deve se limitar a cumprir religiosamente o que determina o seu chefe.

Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.

Contemporaneamente, uma pesquisa de opinião pública consiste no levantamento das opiniões e atitudes do público acerca de um determinado tema, acontecimento notório, instituição etc. Trata-se de uma sondagem com objetivos sociológicos, jornalísticos ou políticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um assessor de comunicação tem em mente a necessidade de sensibilizar a redação de jornal, televisão ou de rádio a enxergar importância na sua informação, transmitida em release ou sugestão de pauta. O que deve prevalecer no texto do assessor de comunicação? Escolha uma das alternativas abaixo:

  • A.

    Preocupação com a realidade da organização para quem trabalha, sem deixar de investir na qualidade de seus produtos e serviços.

  • B.

    A informação deve unicamente atender aos interesses de negócios dos dirigentes da organização.

  • C.

    Escamotear os problemas que possam comprometer a imagem da organização.

  • D.

    Preocupação em destacar o papel do presidente e demais dirigentes da organização, de forma a sempre inseri-los em colunas de jornais ou em reportagens.

Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.

Público-alvo é o segmento do público ao qual se pretende atingir, sensibilizar e(ou) persuadir por meio da veiculação direcionada de formas e conteúdos comunicativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No desenvolvimento de atividades jornalísticas, são comuns os embaraços em textos narrativos entremeados por opinião. Indique, entre as afirmações abaixo, a que mais se apropria ao desempenho profissional do jornalista:

  • A.

    Ao produzir uma reportagem, o jornalista precisa opinar visando a mostrar à sociedade a verdade do fato narrado.

  • B.

    A opinião é o ingrediente que dá sabor ao texto de reportagem.

  • C.

    Opinar no texto de reportagem é a forma de o jornalista afirmar-se na profissão, mostrando seu conhecimento.

  • D.

    Ao realizar reportagem sobre um acontecimento, o jornalista deve descrever o fato sem emitir sua opinião, a menos que o veículo para quem trabalha exija a emissão de conceito na matéria sob a ótica das leis e da ética.

Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.

A finalidade de uma pesquisa de motivação é conhecer melhor a reação coletiva, socialmente motivada, do público acerca de determinado produto, marca, acontecimento ou serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os veículos de comunicação de massa se adaptam à velocidade da informação, fugindo ao compromisso formal de veiculação de notícias. A WEB é o meio de antecipar a informação e de manter uma relação de confiança com o leitor. Diante disso, qual a alternativa abaixo que encaixa o jornalista dentro dessa velocidade?

  • A.

    A luta contra o relógio obriga o jornalista a correr risco, como o de informar sem ter a convicção do acontecimento.

  • B.

    Ao ter a convicção de um acontecimento, o jornalista deve antecipar a informação para que o seu veículo possa privilegiar seus leitores, telespectadores ou ouvintes com a agilidade na veiculação.

  • C.

    Ao saber de um fato, o jornalista deve imediatamente emitir as informações preliminares aos seus leitores, independente da confirmação.

  • D.

    O compromisso de procurar a fonte para certificar-se da informação deve ser assumido depois de a notícia preliminar ter sido emitida aos leitores, telespectadores ou aos ouvintes.

Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.

Por meio de uma pesquisa de mídia, faz-se o levantamento de informações sobre o consumo dos meios de comunicação no que se refere às quantidades e qualidades da audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolha uma das opções abaixo definindo a abrangência da comunicação social e seus segmentos.

  • A. Devemos considerar comunicação social o jornalismo. O restante, como a publicidade e marketing, é acessório para atender a outras exigências na relação da organização com o mercado.
  • B.

    A comunicação social, na sua essência, compreende o jornalismo.

  • C.

    A comunicação social abrange jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing, devendo cada uma dessas funções ser exercida por profissional específico da área.

  • D.

    O jornalismo de jornal, televisão e rádio e mais a publicidade formam a área denominada de comunicação social.

Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.

Questionários são séries estruturadas de perguntas abertas empregadas em entrevistas pessoais por telefone, via postal ou e-mail, com o objetivo de obter respostas em profundidade para posterior análise quantitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...