Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cidade amanhece com quinze casebres improvisados à base de papelão e de pedaços de madeira, em seu principal acesso, o cartão postal, que liga o centro da cidade ao aeroporto e às rodovias federais. Qual das alternativas abaixo indica o melhor comportamento do repórter em relação ao seu compromisso com a sociedade:

  • A.

    O repórter programa com o prefeito uma visita ao local e mostra o surpreendente surgimento de uma favela na calada da noite e as dificuldades para se removê-la.

  • B.

    O repórter houve segmentos da sociedade que se mobilizam para exigir da Prefeitura a retirada imediata das malocas.

  • C.

    O repórter vai à pequena favela, entrevista as pessoas e descreve o submundo em que vivem adultos e crianças famintas e mostra à sociedade o terror da marginalização social.

  • D.

    O repórter procura a Prefeitura, os empresários, faz uma enquête e exibe a deterioração que sofre a cidade, com dezenas de casebres desfigurando o seu cartão postal.

Considerando a definição acima, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos relativos a opinião pública.

No método da observação participante, o pesquisador observa e verifica reações, opiniões, atitudes e comportamentos de um público sem que necessariamente ocorra contato direto com as pessoas observadas, ou que estas tenham consciência da atividade de pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A revolução tecnológica enfatizou o papel da imagem na comunicação. Na televisão, a imagem prevalece em razão de ser ela a própria TV. Contudo, a mídia impressa, pressionada pelo espetáculo da televisão, ampliou substancialmente, nos últimos anos, a imagem nos contextos da informação. A revista Veja, por exemplo, já destina cerca de 50% dos seus espaços editoriais a imagens. Assim, os textos ficam cada vez mais simplificados para ceder lugar a fotografias e aos dados. Escolha, abaixo, a alternativa que ajuda a espelhar esta realidade acima descrita:

  • A.

    Em função da velocidade das mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, o jornalismo impresso precisa simplificar a notícia para poder acompanhar o crescimento da televisão.

  • B.

    O jornalismo precisa ignorar o avanço tecnológico e investir na produção de belos e profundos textos, como forma de preservar a sua verdadeira identidade romântica.

  • C.

    Com a "espetacularização" da informação, o jornalismo já não oferece ao leitor a visão crítica dos fatos e, conseqüentemente, a sociedade também não faz mais reflexão profunda sobre os acontecimentos. O empobrecimento da informação começa com preocupação do jornalista de cada vez mais simplificar a informação.

  • D.

    A continuar em seu processo de crescimento e de expansão com novas e sofisticadas tecnologias, a televisão vai anular o papel da mídia impressa, fazendo prevalecer o telejornalismo.

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Uma promoção de evento é a realização de uma ação de comunicação com o objetivo de promover um produto, serviço, idéia ou iniciativa. Pode ser um patrocínio, apoio ou mesmo a realização de uma ou mais ações, como festivais, campeonatos, congressos e outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma instituição pública tem compromissos com a sociedade, convivendo com as diferenças sociais, ideológicas e étnicas, fazendo prevalecer a sua preocupação com a cidadania. Desta forma, qual a linguagem, sob a ótica da comunicação em geral (jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas), que a Instituição deve utilizar para se relacionar com o cidadão?

  • A.

    Institucional.

  • B.

    Promocional.

  • C.

    Jornalística.

  • D.

    Publicitária.

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

A propaganda institucional é uma ferramenta de relações públicas e deve estar integrada à política de relacionamento público oferecida por um cliente ou anunciante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avalanche de informações, alimentada pelas sucessivas inovações tecnológicas, estará obrigando, ainda neste início de século, os psicólogos a abrirem clínicas para o desbloquear e esvaziar mentes humanas. Na ansiedade, o jornalista não foge também dessa avalanche, como se a sua profissão o obrigasse a saber de tudo, tomando conhecimento de milhares de informações que a cada minuto entram na WEB. Entre as alternativas abaixo, qual a que enquadra o jornalista nesta nova realidade:

  • A.

    A especialidade em áreas de conhecimento já caracteriza a segmentação da profissão do jornalista. Contudo, isto não isenta o profissional da obrigação de estar sempre comprometido com a leitura e buscar novos conhecimentos, de forma a compreender as interfaces da área onde desenvolve suas reportagens e seus textos.

  • B.

    O jornalista deve conhecer o tema da reportagem mais que a fonte de informações.

  • C.

    Se o jornalista é especializado em futebol de campo, por exemplo, deve se limitar a conhecer as leis do futebol, as regras do jogo e seus respectivos clubes, atletas e diretoria.

  • D.

    O jornalista é obrigado a ter noções de tudo, para estar sempre pronto a produzir um texto sem precisar recorrer à pesquisa.

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Jornalistas e relações públicas de empresas ou instituições públicas são responsáveis por enviar aos veículos de comunicação as informações a serem divulgadas, que podem ou não ser aproveitadas por jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, sob a forma de notícias, agenda ou matérias especiais. Essa é a forma com que tais organizações usam a mídia espontânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propaganda sempre foi a arma de governos, principalmente os marcados por fortes ideologias. Assim, foi o Nazismo, o macarthismo dos anos 50 e 60 nos Estados Unidos, o Stalinismo na Rússia e outros. Escolha entre as opções abaixo a que melhor define o papel da propaganda do serviço público.

  • A.

    A propaganda deve mostrar o que um governo está fazendo, de forma a permitir a reciprocidade de confiança, inclusive nas urnas.

  • B.

    O serviço público é um trampolim ao sucesso político de quem está no poder, motivo pelo qual a propaganda deve servir de meio ao sucesso eleitoral.

  • C.

    Como dizia Chacrinha, quem não se comunica se trombica. Por isso, o governante deve investir em propaganda para sobreviver perante seus eleitores.

  • D.

    A propaganda do serviço público deve servir unicamente para divulgar atividades de interesse direto da sociedade, bem como para desenvolver campanhas destinadas à prevenção ou à conscientização da população sobre temas que visem à melhoria da qualidade de vida do cidadão.

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Usualmente, uma campanha publicitária não tem um objetivo predeterminado. As campanhas podem ser lançadas isoladamente no mercado, por exemplo, com o único intuito de manter viva, para diversos públicos, a memória de um produto, idéia ou serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...