Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A emoção faz parte do dia-a-dia do ser humano. Como ensina Aristóteles, a emoção é a reação imediata do ser a uma situação que lhe é favorável ou desfavorável. Os profissionais de comunicação agem com emoção, mas, em certas circunstâncias, é necessário que haja o equilíbrio emocional para não comprometer a imparcialidade da informação. Quem precisa do equilíbrio emocional, o jornalista ou o publicitário? Escolha a frase mais coerente:

  • A.

    O jornalista precisa de sobrecarga de emoção para vivenciar o fato e produzir uma reportagem repleta de excentricidade. Já o publicitário necessita do equilíbrio para não agredir o consumidor.

  • B.

    Tanto o jornalista quanto o publicitário não podem produzir com emoção.

  • C.

    Uma sobrecarga de emoção pode levar o jornalista a enxergar apenas um lado do acontecimento, motivo pelo qual o equilíbrio o permite atuar com isenção na realização de uma reportagem. Já o publicitário precisa de toda a emoção para que a sua criação leve o consumidor a adquirir o produto ofertado.

  • D.

    Sem emoção, o jornalista se torna incapaz de ajudar a colocar o corrupto na cadeia. Já o publicitário precisa da emoção para convencer o consumidor de que a sua publicidade merece aplausos.

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Uma frase, um conceito visual, gráfico ou sonoro, ou um slogan não definem os termos ou tema de uma campanha. Esses instrumentos são apenas complementares e por si só não definem a essência do posicionamento de um produto, serviço ou idéia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história do jornalismo brasileiro é marcada pelo surgimento dos primeiros veículos de comunicação de massa. Qual das opções abaixo mostra os primeiros veículos e as datas de suas inaugurações?

  • A.

    Em 1808, começa a circular o primeiro jornal em língua portuguesa no Brasil, o Correio Braziliense; Em 1922, Roquete Pinto põe em funcionamento a primeira emissora de rádio no Brasil; e em setembro de 1950, Assis Chateaubriand inaugura a TV Tupy, a primeira televisão brasileira.

  • B.

    O primeiro jornal a circular no Brasil foi o Diário de Pernambuco; a primeira TV foi implantada por Roberto Marinho em 1961, enquanto que a primeira emissora de rádio surgiu em São Paulo em 1911.

  • C.

    A história dos veículos de comunicação inicia-se em 1795, quando Hipólito da Costa fez circular o primeiro jornal brasileiro. A rádio surgiu bem no começo do século XX, através do esforço de Henry Morize, enquanto que a primeira televisão foi ao ar em 1951, a TV Tupy.

  • D.

    Não há registros oficiais dos primeiros veículos de comunicação de massa no Brasil.

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

As mensagens emitidas ao longo do tempo por uma empresa ou organização pública acabam por formar uma imagem dessa entidade para uma comunidade, uma sociedade, um país ou mesmo para a comunidade internacional. Dessa forma, o público acaba por ligar a empresa ou organização a uma idéia ou conceito, caracterizando o que se chama de identidade institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na discussão da ética jornalística, levantam-se três assuntos que têm gerado polêmicas sucessivas: o hábito de jornalistas de se pautarem em informações vazadas; o vício das declarações em off e o uso da imprensa para se denegrirem imagens de homens públicos. Escolha a alternativa mais correta entre as quatro apresentadas abaixo:

  • A.

    O jornalista, ao dispor de informações em off ou de informações vazadas não deve hesitar em proporcionar ao seu veículo o furo de reportagem. Se a repercussão penalizar algum político inocente, conserta-se depois a informação.

  • B.

    O vazamento de informações exige do jornalista a comprovação da sua veracidade, o mesmo ocorrendo com as declarações em off, usadas, muitas vezes, como balão de ensaio para mensurar reações. O jornalista precisa corresponder ao compromisso com a sociedade, de fazer prevalecer a verdade, e evitar de ser usado por fontes mal intencionadas.

  • C.

    O jornalista que sabe se preservar só trabalha com as fontes que conhece há muito tempo e não corre o risco de confiar em novas fontes.

  • D.

    O jornalista deve ignorar todas as informações vazadas e as declarações em off.

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Uma empresa ou organização não deve possuir vários emissores operando em freqüências próprias e simultâneas pois, nesse caso, liberariam mensagens contrárias àquelas que a empresa deseja transmitir aos seus públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A onipresença do fenômeno comunicativo na vida humana e social fez que ele tivesse sido percebido e definido de maneira diversa segundo diferentes teorias da comunicação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na visão behaviorista da comunicação como persuasão, o fenômeno é definido como a resposta — mediada por processos sociológicos — de um organismo a um estímulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Para o relações públicas, não há grandes obstáculos no desempenho de sua função dentro de uma organização. Seu trabalho é sempre bem-visto e facilmente aceito, em especial quando é planejado e sistemático.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O estudo do “Quem” salienta a importância, para uma abordagem adequada do processo de comunicação, dos controles que os emissores exercem sobre as formas e os conteúdos comunicativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O relacionamento com a imprensa é uma das atividades de relações públicas e o release, um de seus melhores instrumentos de comunicação. No entanto, para que o release seja eficaz, é preciso respeitar algumas condições básicas de texto. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A objetividade jornalística é uma exigência da mídia. O release, como texto institucional, está livre para detalhar as informações organizacionais em todos os seus aspectos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...