Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O campo da comunicação é marcado por uma diversidade conceitual própria das disciplinas em processo de legitimação acadêmica e científica. Com relação às várias correntes teóricas desenvolvidas nessa área, julgue os itens a seguir.
Para Niklas Luhmann, a sociedade é um sistema autoreferente e autopoiético construído pela comunicação. Cada um dos grandes sistemas se diferencia em relação ao ambiente e constrói seu modo próprio de atuação, bem como suas leis de investigação, reduzindo a complexidade do ambiente que o cerca, realizando algumas seleções que são típicas de seu modo de atuar e constituindo-se em um sistema fechado sobre si mesmo.
Os crimes relatados no texto são, respectivamente,
difamação e perjúrio.
calúnia e injúria.
difamação e calúnia.
injúria e atentado à honra.
falso testemunho e contravenção.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O cerimonial e o protocolo constituem parte importante das assessorias de comunicação. Acerca das normas consensuais e das técnicas nacionais e internacionais relacionadas a essas atividades, julgue os itens que se seguem.
O poder dos eventos pode ser constatado na demanda cada vez maior pela sua realização por parte dos empresários, que procuram promover os seus produtos. A força de um evento, por isso, é o poder de selecionar um público-alvo específico, formado por pessoas que têm os mesmos interesses, e juntálas em um só lugar para trocar experiências e opiniões.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes a marketing institucional.
Um dos pontos-chave da mala direta é a boa relação que se estabelece com os Correios, empresa governamental responsável por todo o fluxo de correspondências no país. Sem um acordo ou negociação com a empresa, o recurso da mala direta não pode ter resultado positivo.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
notícia não tem por objetivo esgotar um fato, mas a reportagem procura fazê-lo. A reportagem busca desenvolver uma seqüência investigativa que não cabe na notícia.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Diferentemente da televisão nos Estados Unidos da América (EUA) que se desenvolveu apoiada na indústria cinematográfica de Hollywood , a TV brasileira, no seu início, teve de recorrer à radiodifusão existente no país, importando do rádio a sua estrutura, os formatos de programação, os artistas e os técnicos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
A comunicação humana é um processo biossocial dependente não apenas da percepção e da memória, mas também de fatores como a interação simbólica e as convenções culturais de linguagens específicas.
Sobre o release pode-se afirmar que
se trata de informação sempre confiável.
pode ser publicado, em geral, sem qualquer complementação ou outra fonte.
com o advento da internet sua importância se tornou relativa.
não deve ter compromisso com a informação, pois é meramente publicitário.
é a notícia do ponto de vista da instituição, por isso seu valor deve ser considerado com relatividade.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
Um dos critérios de seleção no jornalismo é a pauta, instituída recentemente no Brasil e implantada nas redações a partir da metade do século passado. Ela é uma forma de planejamento de uma edição de jornal ou revista, ou pode referir-se a cada um dos itens do planejamento, quando atribuído a um repórter.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes a marketing institucional.
Os anúncios são peças publicitárias que criam disposição e estimulam o desejo das pessoas, com a finalidade de divulgar, de tornar conhecido algo novo e interessar a massa ou um dos seus públicos. De acordo com essas características, os anúncios são um meio completamente inadequado para a divulgação das campanhas e políticas de saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...