Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A figura abaixo apresenta a assinatura visual de uma empresa. Essa forma de aplicação utiliza a combinação do logotipo com o símbolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias relativas à “velha” e à “nova” comunicação, julgue os itens a seguir.

Na informática, a interatividade refere-se à possibilidade de interação com um sistema, equipamento ou programa, por meio de comandos diante do repertório de opções disponíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A imprensa escrita moderna tem no módulo um elemento que auxilia a organização visual e dinamiza a página. Define o módulo

  • a.

    a composição tipográfica cuja largura não corresponde à largura das colunas do jornal.

  • b.

    o conjunto de folhas dobradas que compõem o jornal.

  • c.

    cada um dos formatos fixos usados na paginação de um jornal.

  • d.

    o conjunto de desenhos que reconstitui o desenrolar de uma ação.

  • e.

    o texto com uma das margens alinhadas e a outra irregular.

Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.

O editorial é um gênero jornalístico voltado para os partidos políticos, que compram espaço nos jornais de circulação nacional para mandar recados a empresários e autoridades governamentais do Poder Executivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo — uma problemática restrita — e mais das conseqüências a longo prazo — questão ampla e complexa — da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.

Uma diferença fundamental entre as tendências atuais e as anteriores é a busca, hoje, de uma abordagem abrangendo todo o sistema da mídia — com enfoque em determinadas áreas temáticas — em vez do estudo de casos individuais, sobretudo, de campanhas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O sistema de identidade visual (SIV) é formado por todos os suportes que veiculam os elementos básicos da identidade visual: o logotipo, o símbolo, a marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, além de outros eventuais elementos acessórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.

A corrente de estudos conhecida por teoria crítica, ou Escola de Frankfurt, nada tem em comum com a visão de comunicação proposta no texto acima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de comunicação humana, julgue os itens que se seguem.

A comunicação se dá quando ocorre a transmissão e a compreensão da mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.

A técnica de redação da pirâmide invertida é a mais usada no meio jornalístico e pressupõe a hierarquização das informações de modo crescente, dando ao leitor conhecimento do assunto a partir do geral até a notícia em si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Um dos grandes problemas do profissional de comunicação é procurar sempre evitar a formação de uma imagem corporativa que seja uma repetição da imagem da marca da instituição. Esse problema é mais sentido no trabalho de comunicação com ONGs e com órgãos do governo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...