Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A reportagem especializada é o espaço privilegiado da informação jornalística, mais do que o é a notícia. A reportagem especializada fala com públicos mais ou menos heterogêneos, dependendo do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.

Apesar do aumento da competição na televisão aberta ao longo dos anos 90, no final da década a Rede Globo ainda absorvia mais da metade do investimento publicitário no setor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias relativas à “velha” e à “nova” comunicação, julgue os itens a seguir.

A definição de indústria cultural — conceito central para a teoria crítica da comunicação — foi formulada por Paul Lazarsfeld e Robert Merton relativamente à situação da indústria de entretenimento dos EUA na metade do século passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alguns cuidados devem pautar a elaboração de um house organ. NÃO faz parte dessa premissa

  • a.

    evitar a linguagem jornalística, pois a publicação se destina a públicos diferenciados.

  • b.

    fazer a previsão dos recursos humanos necessários e dos custos para a elaboração desta publicação.

  • c.

    elaborar o projeto gráfico para o veículo.

  • d.

    definir a periodicidade do veículo.

  • e.

    determinar o público.

Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.

Em geral, a seleção das pautas nos meios jornalísticos independe dos assuntos de interesse e é voltada para as matérias ou notícias do dia. A perspectiva editorial só é formulada depois que a pauta é fechada e o editor já tem idéia do que será a edição do dia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a marketing institucional.

Se uma agência escolhe os anúncios publicados em mídia impressa para divulgar uma campanha de saúde do governo, isso significa que o briefing feito pela agência não atingiu seu objetivo, ou seja, não contemplou de modo pleno as informações essenciais sobre a campanha.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.

No que diz respeito aos princípios a serem observados na programação de rádio e televisão, o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, de 1993, é reprodução fiel do disposto no art. 221 da Constituição da República.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias relativas à “velha” e à “nova” comunicação, julgue os itens a seguir.

Com relação ao impacto da mídia na sociedade, e contrariamente a tendências de pesquisa anteriores, um aspecto fundamental dos estudos contemporâneos em comunicação é sua ênfase nos efeitos a longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Num planejamento de campanha publicitária chegou-se à conclusão que a mídia a ser usada prioritariamente deve permitir boa visibilidade do produto, com melhor qualidade técnica precisando também atingir maior número de leitores seletos por edição.

O veículo escolhido deve ser

  • a.

    o jornal.

  • b.

    a revista.

  • c.

    o outdoor.

  • d.

    o relatório.

  • e.

    o house organ.

Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.

Uma forma de seleção no jornalismo é a escolha das fontes, tanto pelos editores e pauteiros quanto pelos repórteres. O resultado de uma conversa com a fonte depende também de como esta percebe o repórter: aberto a ouvir reclamações; uma ameaça; mal informado sobre o assunto ou de outras maneiras.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...