Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A reportagem especializada é o espaço privilegiado da informação jornalística, mais do que o é a notícia. A reportagem especializada fala com públicos mais ou menos heterogêneos, dependendo do veículo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Apesar do aumento da competição na televisão aberta ao longo dos anos 90, no final da década a Rede Globo ainda absorvia mais da metade do investimento publicitário no setor.Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
A definição de indústria cultural conceito central para a teoria crítica da comunicação foi formulada por Paul Lazarsfeld e Robert Merton relativamente à situação da indústria de entretenimento dos EUA na metade do século passado.
Alguns cuidados devem pautar a elaboração de um house organ. NÃO faz parte dessa premissa
evitar a linguagem jornalística, pois a publicação se destina a públicos diferenciados.
fazer a previsão dos recursos humanos necessários e dos custos para a elaboração desta publicação.
elaborar o projeto gráfico para o veículo.
definir a periodicidade do veículo.
determinar o público.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
Em geral, a seleção das pautas nos meios jornalísticos independe dos assuntos de interesse e é voltada para as matérias ou notícias do dia. A perspectiva editorial só é formulada depois que a pauta é fechada e o editor já tem idéia do que será a edição do dia.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes a marketing institucional.
Se uma agência escolhe os anúncios publicados em mídia impressa para divulgar uma campanha de saúde do governo, isso significa que o briefing feito pela agência não atingiu seu objetivo, ou seja, não contemplou de modo pleno as informações essenciais sobre a campanha.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
No que diz respeito aos princípios a serem observados na programação de rádio e televisão, o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, de 1993, é reprodução fiel do disposto no art. 221 da Constituição da República.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
Com relação ao impacto da mídia na sociedade, e contrariamente a tendências de pesquisa anteriores, um aspecto fundamental dos estudos contemporâneos em comunicação é sua ênfase nos efeitos a longo prazo.
Num planejamento de campanha publicitária chegou-se à conclusão que a mídia a ser usada prioritariamente deve permitir boa visibilidade do produto, com melhor qualidade técnica precisando também atingir maior número de leitores seletos por edição.
O veículo escolhido deve ser
o jornal.
a revista.
o outdoor.
o relatório.
o house organ.
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
Uma forma de seleção no jornalismo é a escolha das fontes, tanto pelos editores e pauteiros quanto pelos repórteres. O resultado de uma conversa com a fonte depende também de como esta percebe o repórter: aberto a ouvir reclamações; uma ameaça; mal informado sobre o assunto ou de outras maneiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...