Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mesmo com as narrativas transmídia, os veículos de comunicação são especializados para diferentes situações. Por exemplo: I) para a divulgação de uma campanha emergencial de vacinação que ocorrerá no dia seguinte em uma área de reserva florestal para a população de trabalhadores ribeirinhos; II) para uma empresa em que os colaboradores não atuam em postos fixos e necessita divulgar um aviso da área de RH.

  • A. radiofônica e impressa, via quadros de aviso.
  • B. radiofônica e digital, via intranet acessada dos terminais.
  • C. impressa para ambos os casos.
  • D. impressa e radiofônica.
  • E. digital e impressa, via quadros de aviso.

Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue os itens a seguir.

Os logotipos se caracterizam por serem construídos obrigatoriamente com letras originais desenhadas especialmente para eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1) adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado” – são usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da comunicação, conforme a figura abaixo.

Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado

  • A. priorizando o efeito que o instrumento pode oferecer individualmente no mercado quando aplicado isoladamente.
  • B. para gerar quedas de preço do produto de modo a garantir posição privilegiada perante a concorrência.
  • C. combinando e dosando os instrumentos disponíveis de forma racional e equilibrada buscando impacto equilibrado.
  • D. no intuito de fortalecer a marca junto aos consumidores da nova classe C de modo a expandir o potencial do produto.
  • E. para estabelecer responsabilidades bem definidas nas atribuições de cada indivíduo da força de vendas.

Os conceitos de agenda setting formulados por Mawell McCombs, nos quais aponta a força dos meios de comunicação na veiculação de notícias visam a, fundamentalmente, que o público

  • A. consuma novos produtos promovidos pela publicidade e propaganda.
  • B. tenha um espírito crítico frente a tudo que é divulgado pela mídia.
  • C. compre sempre o mesmo jornal ou revista, tornando-o fiel leitor.
  • D. discuta e fale exatamente os temas propostos pela mídia.
  • E. pense que tudo que a mídia veicula é completamente descartável.

Com base nos preceitos gerais dos manuais de identidades visuais, julgue os itens seguintes. O padrão cromático tem o objetivo de uniformizar a comunicação da marca; dessa forma, representa as referências das cores padrão e das cores de apoio em CMYK, RBG, Pantone e Web.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.

Tanto na versão impressa quanto na digital, o texto reproduzido na figura alcançaria o mesmo grau de notoriedade e os mesmos objetivos devido à grande quantidade de leitores atingidos diariamente pelo jornal a que se vincula, que é de grande circulação nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a instalação da Impressão Régia, em maio de 1808, o primeiro jornal a ser impresso no país foi

  • A. a Gazeta do Brazil.
  • B. o Correio Braziliense.
  • C. o Jornal do Brazil.
  • D. a Gazeta do Rio de Janeiro.
  • E. o Jornal do Commercio.

Após avaliar os canais de comunicação de uma Defensoria Pública, constatou-se que há a necessidade de criar um jornal mural para ser fixado em áreas de circulação do público interno, cujo conteúdo será informativo sobre questões administrativas do órgão. O objetivo de lançar mão desse instrumento será alcançar

  • A. as equipes de recursos humanos, finanças e controladoria.
  • B. os responsáveis pelo atendimento ao público externo.
  • C. os defensores públicos vinculados ao órgão.
  • D. as pessoas que não têm acesso a meios digitais, como o e-mail.
  • E. os cidadãos que demandam os trabalhos da Defensoria Pública.

Relacione as teorias do jornalismo listadas a seguir às respectivas características.

( ) Teoria do Agendamento

( ) Teoria do Gatekeeper

( ) Teoria do Espelho

( ) Teoria do Newsmaking

1. Privilegia o impacto de ações pessoais no produto jornalístico, pois é o jornalista quem definirá se uma notícia será ou não publicada.

2. Acredita que as notícias são da maneira que a realidade as determina, visto que o jornalista é um mediador desinteressado entre a realidade e seu relato.

3. Preocupa-se com a produção da notícia dentro de uma rotina industrial, sendo o jornalismo uma construção social de uma suposta realidade.

4. Trata do consumo das notícias e propõe que a mídia é capaz de pautar os relacionamentos e tornar os assuntos por ela veiculados os mais importantes a serem discutidos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2 – 1 – 4 – 3
  • B. 1 – 2 – 3 – 4
  • C. 4 – 1 – 2 – 3
  • D. 1 – 3 – 2 – 4
  • E. 4 – 2 – 1 – 3

Com base nos preceitos gerais dos manuais de identidades visuais, julgue os itens seguintes. Existem duas configurações obrigatórias para a utilização da marca: a versão horizontal e a versão vertical.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...