Questões de Comunicação Social

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No que tange à comunicação com os diversos setores (executivo, administrativo e operacionais) de uma organização, os departamentos de Recursos Humanos − RH e Relações Públicas − RPs atuam

  • A. de forma independente, com atuação secular e planejamentos estratégicos diversos.
  • B. hierarquicamente, tendo as RPs subordinadas ao departamento de RH.
  • C. hierarquicamente, tendo o departamento de RH subordinado ao de Comunicação.
  • D. de forma independente, tendo as RPs como apoio ao RH para estabelecimento de relações harmoniosas entre os setores.
  • E. hierarquicamente, com a terceirização completa do departamento de comunicação subordinado ao setor de RH.

A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão:

I. Divulgação de notas e comunicados à população.

II. Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários.

III. Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários.

IV. Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria.

Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. IV.

As rádios comunitárias estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, sendo que em muitas localidades no interior do país são o único veículo de comunicação do município. As rádios comunitárias NÃO

  • A. incentivam o acesso da comunidade ao seu microfone.
  • B. são administradas por associações abertas à comunidade.
  • C. prestam serviços à comunidades às quais estão vinculadas.
  • D. tem a programação controlada por conselhos eleitos pelos ouvintes.
  • E. são emissoras de FM que apresentam alta potência.

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue os itens subsequentes. A impressão, independentemente do processo utilizado (reprográfico, litográfico, serigráfico, entre outros), consiste na transferência de pigmentos de uma matriz para um suporte, que visa à obtenção de cópias.

  • C. Certo
  • E. Errado

As fases de uma campanha publicitária são

  • A. briefing, planejamento, criação, mídia, execução e avaliação.
  • B. pesquisa, planejamento, assessoria de imprensa, marketing e anúncios.
  • C. publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, advertising e marketing.
  • D. criatividade, pertinência, interesse, emotividade e compreensão.
  • E. análise de SWOT, objetivos de comunicação, táticas de comunicação, planejamento de mídia e orçamentos.

A presidência de uma instituição privada, que quer aumentar sua presença espontânea na mídia jornalística, contratou um assessor de imprensa. Depois de fazer a entrevista inicial com o presidente da organização, o assessor diagnosticou as seguintes situações:

I. A instituição tem um passivo de ações trabalhistas geradas durante uma época de crise financeira.

II. O presidente é prolixo nas respostas e não gosta de dar entrevistas.

III. O presidente não conhece os veículos de comunicação especializados para os clientes da instituição.

IV. O presidente tem como um dos objetivos de sua gestão, organizar e deixar bem estruturado um centro de documentação e memória. Podem ser resolvidas, exclusivamente, pelo processo de media training, as situações que constam

APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. O approach é o efeito ou o artifício que se utiliza para fazer que o anúncio se destaque dos demais, por sua originalidade, e atraia o interesse do consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mais recentemente, um estudo sobre o comportamento da dona de casa brasileira de classe média encontrou na maioria das casas visitadas a seguinte situação:

Uma campanha pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de um produto, uma organização, ser inútil ou gerar malefícios. Diante da sua capacidade de persuasão, a propaganda deve ser usada

  • A. da forma que o cliente deseja para atingir seus objetivos com a campanha.
  • B. com cautela, bom senso e cuidando de cada detalhe.
  • C. em benefício da produção artístico-cultural de uma sociedade.
  • D. na veiculação dos produtos e serviços que já são de interesse do público.
  • E. com alertas sobre todos os pontos negativos do produto ou serviço anunciado.

Considere os elementos do release abaixo.

A sequência correta, para I, II e III é:

  • A. Assunto, serviço, contato para imprensa.
  • B. Notícia, rodapé, serviço.
  • C. Serviço, contato para imprensa, ouvidoria.
  • D. Assunto, clipping, fale conosco.
  • E. Clipping, serviço, fale conosco.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. A propaganda institucional visa divulgar e promover os produtos e serviços de uma instituição para o mercado consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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