Questões de Comunicação Social

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Os conceitos-chave que são elementos estratégicos básicos na elaboração de um plano de mídia são

  • A. meios eletrônicos, impressos, digitais e exteriores.
  • B. meios de comunicação, dados de pesquisa, propostas de veículos e preparação.
  • C. situação do mercado, produto anunciado, concorrência e público alvo.
  • D. alcance, frequência, continuidade e impacto (métricas de verificação).
  • E. tática de mídia, cronograma de veiculação, tática de veiculação e patrocínio.

Considere os releases abaixo.

O modelo I e o modelo II de release são, respectivamente:

  • A. I é do tipo convite e deve ser usado apenas em eventos que vão acontecer. O release II é do tipo cobertura, mas não deve ser utilizado pelas assessorias, pois o excesso de informações em nada contribui com a atividade jornalística.
  • B. I é do tipo convite. Não deve ser usado pelas assessorias pois não traz informações relevantes. O release II é do tipo testemunho. Deve ser evitado pelas assessorias pois traz muitas informações que atrapalham o cotidiano dos jornalistas.
  • C. I é do tipo convite. É empregado apenas pelas assessorias que não contam com jornalistas em sua equipe. O release II é do tipo testemunho e é o único tipo de release recomendado, pois traz todas as informações necessárias para o trabalho do jornalista.
  • D. I é do tipo clipping, recorta as informações principais retiradas da imprensa. O release II é do tipo cobertura e tem como único objetivo ser uma notícia pronta para que os jornalistas apenas a utilizem, sem necessidade de apuração.
  • E. I é do tipo convite. Tem como objetivo chamar a imprensa para um evento. O release II é do tipo testemunho. Tem como um dos objetivos destacar um especialista, geralmente da instituição assessorada, para servir de fonte para a imprensa sobre um assunto de interesse.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. Campanha de lançamento é aquela que busca promover uma imagem favorável para uma nova empresa, sua marca, missão, filosofia, seus valores e princípios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados. A partir da situação acima, considere:

I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa

PORQUE

II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores.Do contrário, nem deve ser entregue.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não justifica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda justifica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. Devem ser feitos exclusivamente pela agência de propaganda, sem a participação dos anunciantes nestas fases, o planejamento de uma campanha, a definição das peças principais e do apoio que nela serão utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O tipo de campanha mais adequado para destacar um órgão, como o Conselho Nacional do Ministério Público, perante a sociedade é uma campanha

  • A. de oportunidade.
  • B. de sustentação.
  • C. promocional.
  • D. política.
  • E. institucional.

Considere:

I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.

II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?”. Pode ser transitória.

III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.

Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

  • A. imagem, identidade e reputação.
  • B. imagem, identidade e reputação.
  • C. reputação, identidade e imagem.
  • D. identidade, reputação e imagem.
  • E. identidade, imagem e reputação.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. As informações coletadas pela agência junto ao cliente, para dar início à produção de uma campanha, são conhecidas como briefing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como é a legislação da publicidade no Brasil?

Considerando os princípios éticos atualmente admitidos entre profissionais e empresas da área de propaganda, com esta reso lução

  • A. a criatividade será essencial para o uso ético e legal de mensagens imperativas de consumo voltadas ao público infantil.
  • B. a aplicação integral dos códigos de autorregulamentação permite o cumprimento da Resolução do Conanda.
  • C. os códigos éticos consagrados e em vigor na autorregulamentação são insuficientes para atender a norma federal.
  • D. a aplicação integral dos códigos de autorregulamentação na área de propaganda torna tal resolução desnecessária.
  • E. a Resolução 163 do Conanda complementa as categorias especiais de anúncios nos códigos de autorregulamentação em sua totalidade.

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que

I. é uma espécie de mural eletrônico.

II. tem um público cativo e delimitado.

III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.

IV. acelera a circulação de informações.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e III.
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