Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das práticas do jornalismo digital, julgue os itens a seguir. Embora a Internet tenha acabado com as limitações espaciais na publicação de notícias, os valores-notícia fundamentais do jornalismo se mantêm.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os blogs são ferramentas que ilustram bem o novo papel do público: assumir o controle, o conteúdo, a produção e o consumo da informação. Um exemplo desse processo é o WordPress, plataforma que foi além da possibilidade da criação de um blog. Com o software criado e distribuído gratuitamente, o internauta faz o blog e também pode ajudar a melhorar a plataforma.

Nesse novo contexto da comunicação, percebe-se que

  • A. a evolução da internet é essencialmente tecnológica.
  • B. a exclusividade de produção da informação está consolidada.
  • C. uma mudança, sobretudo de paradigma, vem acontecendo.
  • D. o produtor ainda não aprendeu a melhorar sua conduta através do cliente.
  • E. o consumidor, apesar de tudo, ainda não tem a decisão final.

Acerca das práticas do jornalismo digital, julgue os itens a seguir. Uma das práticas emergentes do novo ecossistema midiático é o gatewatching, que trata da função jornalística de fiscalização dos poderes por meio das tecnologias digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma pesquisa sobre o grau de confiança do consumidor nas diversas formas de publicidade, realizada em 2009, descobriu que 90% das pessoas confiam nas recomendações de pessoas conhecidas, 65% confiam em outras formas de publicidade e 70% dos consumidores declararam confiar nos meios ligados ao marketing de conteúdo. O que essa pesquisa demonstra é a eficiência da indicação, a chamada propaganda boca a boca. No meio digital, o marketing viral tem sido usado para esse tipo de comunicação. Uma boa estratégia dessa ferramenta é a

  • A. criação de redes próprias para distribuição.
  • B. distribuição paga através de quantias simbólicas.
  • C. propagação da mensagem através de usuários alfa.
  • D. priorização da compra de mídia convencional.
  • E. promoção que distribua amostras gratuitas do produto.

Acerca das práticas do jornalismo digital, julgue os itens a seguir. A Web 2.0 alterou as modalidades de circulação de conteúdos na Internet por meio de ferramentas de agregação e etiquetagem, como o RSS, o social bookmarking e as tags.

  • C. Certo
  • E. Errado

A natureza estratégica do patrocínio esportivo indica que esse é um investimento com grande potencial de retorno. Sendo assim, no escopo da comunicação mercadológica, o patrocínio

  • A. é desenvolvido como projeto de marketing, independente da estratégia mercadológica global do patrocinador.
  • B. é uma forma de marketing direto, altamente segmentado, que cria oportunidades de publicidade e vantagens comerciais diferenciadas.
  • C. é uma oportunidade de estimular relacionamentos duradouros entre os maiores fãs do esporte patrocinado.
  • D. é visto como uma aliança que apresenta oportunidades de marketing, tanto para o esporte quanto para o patrocinador.
  • E. tem como objetivo único o retorno financeiro para o patrocinador, uma vez que gera renda extra, ao se associar a marcas reconhecidas no mundo dos esportes.

Acerca das práticas do jornalismo digital, julgue os itens a seguir. Os formatos e funções associados às redes sociais na Internet se multiplicaram nos últimos anos, mas, em geral, têm como traço comum o fato de permitirem aos usuários a criação de perfis e a interação com outros usuários da mesma rede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas importantes empresas brasileiras fazem grandes investimentos em projetos sociais, culturais e ambientais. Tais investimentos refletem uma preocupação que vai além das questões que permeiam a distribuição de renda desigual na sociedade. Eles fazem parte de um projeto maior que tem como objetivo

  • A. aplicar em recursos humanos.
  • B. cuidar da reputação corporativa.
  • C. difundir o marketing share.
  • D. investir na comunicação interna.
  • E. valorizar o marketing virtual.

Acerca do impacto das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na produção e difusão da informação na sociedade, julgue os itens que se seguem. A adaptação à lógica das TICs exige do profissional de comunicação, além do domínio das ferramentas técnicas, uma mudança cognitiva e de cultura profissional e organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Duas das ferramentas da comunicação integrada de marketing mais frequentemente utilizadas no universo do marketing esportivo são

  • A. licenciamento e logística
  • B. produto e distribuição
  • C. promoção de vendas e publicidade
  • D. relações públicas e pesquisa de mercado
  • E. vendas pessoais e merchandising
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...