Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A reportagem quase sempre deriva de uma notícia e pode ser concebida de diferentes formas. Quanto à reportagem de ação, é correto afirmar que

  • A. consiste na descrição objetiva de um fato. Os acontecimentos são narrados em sucessão, a partir de uma ordem de importância, segundo a forma da pirâmide invertida.
  • B. faz um relato documentado, o qual possui declarações que ajudam a esclarecer o assunto abordado. Por aproximar-se da pesquisa, assume características de cunho pedagógico. Muito comum no jornalismo impresso, é utilizada também na televisão e no cinema.
  • C. é o relato que possui um certo movimento e se inicia sempre pelo fato mais atraente para depois descrever detalhes. Busca envolver o leitor e(ou) telespectador em sua descrição. Em muitas situações, o repórter participa da narrativa, deixando de ser apenas um observador.
  • D. particulariza a ação, escolhendo um personagem para ilustrar o tema que pretende desenvolver. Pode ser, também, uma reportagem que se detém mais em situações fortuitas e flagrantes do cotidiano, conduzindo a narrativa de forma impressionista, por meio de um narrador em posição observadora ou reflexiva.
  • E. é a compilação de textos já publicados em jornais ou trabalho feito para livro, mas concebido a partir de textos jornalísticos.

“Como pontua Shirky, todas as tecnologias que motivaram essas revoluções têm uma assimetria: quando são boas em gerar conversas, não são boas em gerar grupos, e vice-versa”. Aplicando-se essa observação à internet, é correto afirmar:

  • A. A internet rompe com a assimetria observada nos demais meios de comunicação.
  • B. A internet distingue-se das demais tecnologias por não propiciar a geração de conversas nem de grupos.
  • C. A internet provoca uma reanálise das tecnologias que a antecederam, mostrando que a assimetria não estava presente no rádio e na televisão.
  • D. A principal qualidade da internet é facilitar a geração de grupos, ficando a geração de conversas em segundo plano.

O termo weblog, mais conhecido como blog, é uma palavra composta pelos termos web + log. Se “web” significa “página da internet”, “log” quer dizer

  • A. logaritmo.
  • B. diário de bordo.
  • C. conexão.
  • D. informação.
  • E. bloco de notas.

É um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los:

  • A. Dados do produto.
  • B. Dados do cliente.
  • C. Briefing.
  • D. Catálogo de produtos.

Considerando que a precisão das palavras contribui diretamente para a clareza das ideias e a objetividade do texto, assinale a alternativa que apresenta uma orientação para a redação de um texto objetivo, com a respectiva justificativa.

  • A. Os números são, geralmente, muito abstratos para os leitores. Logo, podem ser retirados do texto sem causar prejuízo ao entendimento.
  • B. O redator deve sempre preferir a generalização para facilitar a leitura e a compreensão por parte do leitor; detalhes demais não tornarão o texto mais atraente.
  • C. Como regra geral, o redator deve ser específico, deve definir e se utilizar do fato. Por exemplo, precisa escolher bem o substantivo e adjetivar, pois os adjetivos sempre enriquecem o relato.
  • D. A articulação do texto deve ocorrer em torno dos verbos. Ou seja, deve-se dar preferência ao uso de gerúndios e de locuções verbais.
  • E. Escolha de palavras concretas: algumas palavras são mais específicas que outras e expressam melhor o que se quer relatar.

No contexto do ambiente virtual, um troll é

  • A. usuário que cria vídeo de seus artistas favoritos.
  • B. usuário que posta comentários provocativos e provoca discussões .
  • C. usuário que espalha vírus via mensagens.
  • D. usuário membro de redes sociais.
  • E. usuário com interesse exacerbado em um assunto.

O uso de figuras de linguagem são frequentes em publicidade. Quando utilizamos características humanas para seres inanimados, como por exemplo: Poupançudos da Caixa. Estamos usando uma:

  • A. Antítese.
  • B. Onomatopéia.
  • C. Prosopopéia.
  • D. Eufemismo.

A clareza é um elemento essencial da linguagem jornalística e a construção de períodos curtos contribui para a objetividade do texto. Considerando essa informação, assinale a alternativa que indica uma orientação para se redigir frases curtas e (ou) textos concisos.

  • A. Evitar artigos definidos, pois eles tornam o substantivo vago.
  • B. Evitar os pronomes demonstrativos, uma vez que eles tornam a frase ambígua.
  • C. Escolher o verbo adequado, evitando o excesso de texto, visto que o verbo influencia no relato da ação.
  • D. Substituir os pronomes possessivos por artigos definidos (o, a), que deixam a frase mais leve.
  • E. Usar o pronome “todos” em quase todas as situações, pois, ao generalizar, simplifica-se.

É uma figura de linguagem que consiste em substituir um termo pelo outro. Um dos recursos literários muito utilizados na publicidade para elaborar mensagens, criando e facilitando imagens e lembranças dos nomes dos produtos na mente do consumidor. Utilizado na campanha do Banco Itaú, com a frase “Um Itaú de vantagens”. Falamos de:

  • A. Prosopopéia.
  • B. Eufemismo.
  • C. Metáfora.
  • D. Metonímia.

No que diz respeito aos métodos de pesquisa de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir. Embora em um crowdsourcing não se expresse unanimidade, os dados obtidos por esse programa refletem a opinião da maioria de seus usuários, sendo, portanto, um meio de pesquisa de opinião dirigida ao público-alvo da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...