Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré (1986), em Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística, “a reportagem é o lugar por excelência da narração jornalística”. Fundamentada, sobretudo, na predominância da forma narrativa, a reportagem possui outros elementos relevantes, que são o(a)

  • A. detalhamento de informações e dados numéricos (quando houver); a versatilidade na narração ou descrição dos fatos; e a subjetividade, característica presente nas reportagens, principalmente na abordagem de assuntos polêmicos.
  • B. descrição precisa para ilustrar com perfeição o acontecimento; a emotividade carregada de depoimentos e testemunhas que completem a reportagem; e a objetividade, como um estilo direto e conciso, que mantém o máximo de distanciamento possível.
  • C. distanciamento do leitor, mantido pela objetividade do texto ou reportagem; a atualidade que garante o “furo” da matéria; e a verdade isenta de julgamentos.
  • D. homogeneidade dos fatos expostos na reportagem; a proximidade com o leitor/expectador, com foco sempre na emoção; e a avaliação feita pela pesquisa de mídia.
  • E. humanização no relato dos fatos, pois gera identificação com as personagens na narrativa; a natureza impressionista do relato que aproxima público e acontecimento; e a objetividade, como um estilo direto e conciso, que mantém o máximo de distanciamento possível. Possível, porque não se pode falar em objetividade total, uma vez que, mesmo tentando se isentar de opiniões, o jornalista é influenciado por seus valores e pelo contexto socioeconômico em que vive.

No procedimento criativo, é a técnica da ironia para desarmar o público. Primeiro desvaloriza o produto e num segundo momento faz sobressair suas virtudes essenciais. Diz-se ao consumidor o contrário do que deveria ser dito. Falamos de:

  • A. Referência inesperada.
  • B. Bissecção simbolizante.
  • C. Conceito reverso.
  • D. Conceito oposto.

No que diz respeito aos métodos de pesquisa de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir. O crowdsourcing, plataformas que permitem a organização e a colaboração informal e espontânea de informações acerca de determinado assunto por seus usuários, pode ser empregado como instrumento de estudo em pesquisas qualitativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta um recurso muito empregado no jornalismo on line, que se trata de termos reconhecidos pelo HTML, que determinam o que representam os comandos presentes entre a respectiva abertura e o fechamento, conhecidos também como palavras-chave que servem de referência para que um conteúdo seja encontrado na internet.

  • A. Hiperlink.
  • B. Teaser.
  • C. DPI.
  • D. Tag.
  • E. Feature.

Quando o publicitário cria um anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração, está realizando um:

  • A. Advertising.
  • B. All-type.
  • C. No images.
  • D. Approach.

No que diz respeito aos métodos de pesquisa de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir. Caso se utilize o método do grupo focal em uma pesquisa qualitativa, deve-se considerar a teoria das representações sociais, que se caracteriza pela representação do objeto por uma relação de simbolização e de interpretação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Explica que as formas de ação social são irredutíveis a outra coisa que não elas mesmas, pois são dependentes do significado que os indivíduos lhes dão. Para ele, a causalidade, nas ciências sociais, não pode ser entendida como uma mera sucessão de acontecimentos, pois tem de lhe ser adicionada a compreensão, que consiste na interpretação do significado que os homens dão às suas ações. Referimo-nos a um importante autor das teorias de comunicação:

  • A. Gabriel Tarde.
  • B. Karl Marx.
  • C. Émile Durkheim.
  • D. Max Weber.

Acerca das atividades desenvolvidas pelo assessor de imprensa, julgue os itens seguintes. Em nota oficial, um assessor de imprensa deve referir-se ao reitor de universidade por meio do seguinte vocativo: Magnânimo Reitor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando falamos de audiência, estamos nos referindo a pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as pessoas que ouvem determinada emissora de rádio como as que assistem a determinado canal de televisão ou leem determinado título de jornal ou revista. São tipos de audiência todas as alternativas abaixo, EXCETO:

  • A. Bruta.
  • B. Primária.
  • C. Sólida.
  • D. Líquida.

Acerca das atividades desenvolvidas pelo assessor de imprensa, julgue os itens seguintes. A análise quantitativa de um clipping é mensurada exclusivamente com base nos seguintes dados relativos ao veículo: variável cm/col, custo do espaço publicitário e tiragem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...