Questões de Comunicação Social

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Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:

  • A.

    iTunes.

  • B.

    MP3.

  • C.

    Napster.

  • D.

    MP4.

  • E.

    Podcast.

O problema central da teoria de Luhmann é considerar que tudo se explica pelo significado de sistema e ambiente, com exceção do mundo, que é fonte de toda a complexidade. Ele entende que os sistemas sociais são constituídos por significados, processados via comunicação e os sistemas psíquicos são constituídos de significados processados pela consciência. Isto é, o significado existe em um processo fechado, autorreferenciado. De certa forma, Luhmann confirma a teoria de Maturana e Varela chamada de

  • A.

    Agulha Hipodérmica.

  • B.

    Tecnologia Social.

  • C.

    Autopoiese.

  • D.

    Sociotecnologia.

  • E.

    Construcionismo.

O movimento em que a câmera se movimenta deslocando o eixo sobre o qual está apoiada, aproximando-se ou afastando-se dos elementos de uma cena, de forma linear, para os lados, para a frente e pra trás ou para cima e para baixo é chamado de

  • A.

    Long shot.

  • B.

    Plongée.

  • C.

    Travelling.

  • D.

    Panorâmica.

  • E.

    Zoom.

Em relação ao plano de mídia para uma campanha publicitária, é correto afirmar:

  • A.

    Focal group corresponde à eleição do público que será atingido pelas mensagens da campanha veiculada nos canais eleitos.

  • B.

    Posicionamento são as variáveis econômicas para assegurar vantagens à marca em relação à imagem de marca dos concorrentes.

  • C.

    Tática de mídia é a parte do Plano que traça o caminho para atingir os objetivos delineados, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação.

  • D.

    Objetivo de mídia refere-se à quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período.

  • E.

    Estratégia de mídia corresponde ao detalhamento de onde as peças serão veiculadas, do número de inserções, de pessoas atingidas e dos valores que serão investidos.

Emilio Prado (A estrutura da informação radiofônica) relaciona algumas considerações que atuam contra a clareza e a simplicidade. Ele, como a maioria dos editores de jornalismo radiofônico aconselha:

  • A.

    o uso dos adjetivos porque eles são importantes para qualificar a ação e transmitir corretamente a ideia.

  • B.

    evitar o uso do advérbio porque a sua ação modificadora é, em geral, desnecessária se forem utilizados termos definidos.

  • C.

    não utilizar um vocabulário corrente porque esse fato impede o enriquecimento do repertório do ouvinte.

  • D.

    evitar a repetição de fontes e nomes de pessoas nas matérias, porque existem pronomes para cumprir esse fim.

  • E.

    o uso da voz passiva porque ela dá uma dinâmica diferente ao ritmo da locução.

“Três mil anos após uma explosão produzida pelas tecnologias, mecânicas e fragmentárias, o mundo ocidental implode. Durante a era mecânica, prolongamos nossos corpos no espaço. Hoje, após mais de um século de tecnologia de eletricidade, é nosso sistema nervoso central mesmo que lançamos como uma rede sobre o conjunto do globo, abolindo assim o espaço e o tempo, pelo menos no que concerne a nosso planeta. Aproximamo-nos rapidamente da fase final dos prolongamentos do homem: a simulação tecnológica da consciência”. O autor dessa proposição é

  • A.

    Nicolas Negroponte.

  • B.

    Pierre Levy.

  • C.

    Wilson Disard Jr.

  • D.

    Marshall McLuhan.

  • E.

    Jean Baudrillard.

Na edição em televisão, é errado afirmar:

  • A.

    começamos com a decupagem.

  • B.

    no sistema digital capturamos os previews.

  • C.

    marcamos os pontos de edição (início e fim).

  • D.

    o plano de edição é fundamental.

  • E.

    decupagem era feita no sistema analógico; no digital, não existe decupagem.

Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:

  • A.

    qualquer pesquisa de opinião supõe que todo mundo pode ter uma opinião.

  • B.

    todas as opiniões têm valor.

  • C.

    o simples fato de se colocar a mesma questão a todo mundo, está implícita a hipótese de que há um consenso sobre os problemas, ou seja, que há um acordo sobre as questões que merecem ser colocadas para se obter um opinião.

  • D.

    nos moldes expostos pela mídia, a opinião pública não existe.

  • E.

    a opinião pública é a somatória das opiniões individuais.

Os microfones têm muita importância na produção de telejornais. Em relação a esse equipamento é correto afirmar que os microfones

  • A.

    omnidirecionais são apropriados para captar sons produzidos a mais de 10 metros de sua localização.

  • B.

    direcionais tipo cardióide são sensíveis aos sons que incidem na parte frontal dos aparelhos.

  • C.

    de lapela devem ser utilizados em recintos barulhentos porque só captam sons a 30 cm de distância.

  • D.

    bidirecionais são recomendados para a captação de sons incidentes lateralmente no equipamento.

  • E.

    ultradirecionais são indicados para a captação de sons emitidos por uma fonte próxima.

Ao desenvolver a sua tese sobre a pirâmide o autor utilizou como enfoque teórico as categorias filosóficas singular, particular e universal e a dialética existente no interior dessas categorias. Esse movimento dialético revela que no singular estão presentes o particular e o universal, assim como no universal estão presentes o singular e o particular, não numa ordem de precedência hegeliana, como que o singular e o particular fossem apenas níveis degradados dessa universalidade e direcionados por ela. O autor de que se fala é

  • A.

    José Marques de Melo.

  • B.

    Ciro Marcondes Filho.

  • C.

    Juremir Machado.

  • D.

    Gaudêncio Torquato.

  • E.

    Adelmo Genro Filho.

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