Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:
iTunes.
MP3.
Napster.
MP4.
Podcast.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O problema central da teoria de Luhmann é considerar que tudo se explica pelo significado de sistema e ambiente, com exceção do mundo, que é fonte de toda a complexidade. Ele entende que os sistemas sociais são constituídos por significados, processados via comunicação e os sistemas psíquicos são constituídos de significados processados pela consciência. Isto é, o significado existe em um processo fechado, autorreferenciado. De certa forma, Luhmann confirma a teoria de Maturana e Varela chamada de
Agulha Hipodérmica.
Tecnologia Social.
Autopoiese.
Sociotecnologia.
Construcionismo.
O movimento em que a câmera se movimenta deslocando o eixo sobre o qual está apoiada, aproximando-se ou afastando-se dos elementos de uma cena, de forma linear, para os lados, para a frente e pra trás ou para cima e para baixo é chamado de
Long shot.
Plongée.
Travelling.
Panorâmica.
Zoom.
Em relação ao plano de mídia para uma campanha publicitária, é correto afirmar:
Focal group corresponde à eleição do público que será atingido pelas mensagens da campanha veiculada nos canais eleitos.
Posicionamento são as variáveis econômicas para assegurar vantagens à marca em relação à imagem de marca dos concorrentes.
Tática de mídia é a parte do Plano que traça o caminho para atingir os objetivos delineados, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação.
Objetivo de mídia refere-se à quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período.
Estratégia de mídia corresponde ao detalhamento de onde as peças serão veiculadas, do número de inserções, de pessoas atingidas e dos valores que serão investidos.
Emilio Prado (A estrutura da informação radiofônica) relaciona algumas considerações que atuam contra a clareza e a simplicidade. Ele, como a maioria dos editores de jornalismo radiofônico aconselha:
o uso dos adjetivos porque eles são importantes para qualificar a ação e transmitir corretamente a ideia.
evitar o uso do advérbio porque a sua ação modificadora é, em geral, desnecessária se forem utilizados termos definidos.
não utilizar um vocabulário corrente porque esse fato impede o enriquecimento do repertório do ouvinte.
evitar a repetição de fontes e nomes de pessoas nas matérias, porque existem pronomes para cumprir esse fim.
o uso da voz passiva porque ela dá uma dinâmica diferente ao ritmo da locução.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Três mil anos após uma explosão produzida pelas tecnologias, mecânicas e fragmentárias, o mundo ocidental implode. Durante a era mecânica, prolongamos nossos corpos no espaço. Hoje, após mais de um século de tecnologia de eletricidade, é nosso sistema nervoso central mesmo que lançamos como uma rede sobre o conjunto do globo, abolindo assim o espaço e o tempo, pelo menos no que concerne a nosso planeta. Aproximamo-nos rapidamente da fase final dos prolongamentos do homem: a simulação tecnológica da consciência. O autor dessa proposição é
Nicolas Negroponte.
Pierre Levy.
Wilson Disard Jr.
Marshall McLuhan.
Jean Baudrillard.
Na edição em televisão, é errado afirmar:
começamos com a decupagem.
no sistema digital capturamos os previews.
marcamos os pontos de edição (início e fim).
o plano de edição é fundamental.
decupagem era feita no sistema analógico; no digital, não existe decupagem.
Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:
qualquer pesquisa de opinião supõe que todo mundo pode ter uma opinião.
todas as opiniões têm valor.
o simples fato de se colocar a mesma questão a todo mundo, está implícita a hipótese de que há um consenso sobre os problemas, ou seja, que há um acordo sobre as questões que merecem ser colocadas para se obter um opinião.
nos moldes expostos pela mídia, a opinião pública não existe.
a opinião pública é a somatória das opiniões individuais.
Os microfones têm muita importância na produção de telejornais. Em relação a esse equipamento é correto afirmar que os microfones
omnidirecionais são apropriados para captar sons produzidos a mais de 10 metros de sua localização.
direcionais tipo cardióide são sensíveis aos sons que incidem na parte frontal dos aparelhos.
de lapela devem ser utilizados em recintos barulhentos porque só captam sons a 30 cm de distância.
bidirecionais são recomendados para a captação de sons incidentes lateralmente no equipamento.
ultradirecionais são indicados para a captação de sons emitidos por uma fonte próxima.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao desenvolver a sua tese sobre a pirâmide o autor utilizou como enfoque teórico as categorias filosóficas singular, particular e universal e a dialética existente no interior dessas categorias. Esse movimento dialético revela que no singular estão presentes o particular e o universal, assim como no universal estão presentes o singular e o particular, não numa ordem de precedência hegeliana, como que o singular e o particular fossem apenas níveis degradados dessa universalidade e direcionados por ela. O autor de que se fala é
José Marques de Melo.
Ciro Marcondes Filho.
Juremir Machado.
Gaudêncio Torquato.
Adelmo Genro Filho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...