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Em telejornalismo, o lide também pode ser chamado de:
chamada.
escalada.
cabeça.
deixa.
nota pé.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.
A teoria hipodérmica foi elaborada no mesmo período em que as comunicações de massa se difundiram em larga escala.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No livro Para um Manual de Redação do Jornalismo Online, publicado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Cidade do Rio, o autor (Eduardo de Carvalho Viana), cita o pesquisador brasileiro Rosental Calmon Alves que afirma ser possível encontrar sinais de um cenário mediamórfico pelo reconhecimento dos princípios fundamentais elaborados por Roger Fidler em um estudo sobre novas midias. Entre os conceitos criados pelos pesquisadores e reconhecidos pelo meio profissional temse:
Oportunidade e necessidade − todas as empresas e meios de comunicação são compelidas a se adaptarem e evoluírem para se adaptarem num ambiente em transformação.
Adoção lenta − os novos meios sempre demoram mais do que o esperado para se tornarem sucesso comercial.
Metamorfose − os diversos meios se mantém e evoluem em conjunto a partir de adaptações e transformações suscitadas pelo novo meio.
Sobrevivência − os novos meios não são adotados apenas por seus méritos tecnológicos. Há sempre que existir uma possibilidade (***) ou razão econômica para um novo meio tecnológico ser desenvolvido.
Coevolução e coexistência − novos meios não nascem espontânea e independentemente: eles emergem gradualmente de mídias antigas.
O processo em que se passa o conteúdo de filmes cinematográficos para a linguagem de vídeo é chamado de
fusão.
corte seco.
compilação.
telecinagem.
decupagem.
Em algumas reportagens de revistas e jornais, sobre o título há uma pequena informação, geralmente uma frase curta relacionada com o assunto. Como é chamada essa informação?
Sutiã.
Chapéu.
Jaqueta.
Olho.
Sombrinha.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.
De acordo com a teoria crítica, o sistema social é um organismo em que diferentes partes desempenham funções de integração e manutenção do sistema.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Nilson Lage no seu livro A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística faz algumas distinções entre notícia e informação jornalística:
I. a notícia trata de um fato, acontecimento que contém elementos de ineditismo, intensidade, atualidade, proximidade e identificação (***) já a informação trata de um assunto determinado ou não por fato gerador de interesse.
II. a notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação decorre de intenção, de uma visão jornalística dos fatos.
III. a notícia e a informação jornalística contêm, em geral, graus diferentes de profundidade no trato do assunto; a notícia é mais breve, sumária, pouco durável, presa à emergência do evento que a gerou. A informação é mais extensa, mais completa, mais rica na trama de relações entre os universos de dados.
IV. a notícia típica é da emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação; a informação típica dá conta de um estado de arte, isto é, da situação momentânea em determinado campo de conhecimento.
V. a notícia trata de um tema corriqueiro, sem grande destaque como fato que possa interferir na vida de seus leitores. A informação jornalística só se justifica quando o tema é de real importância para toda a comunidade de leitores ou telespectadores.
Está correto o que se afirma em
II, III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Há muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituição, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles podese apontar:
I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.
II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.
III. a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.
IV. a reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.
V. a administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
I, V e IV.
I, II e III.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
racionalidade técnica.
interacionismo simbólico.
abordagem sistêmica de primeira geração.
entropia.
estudo de recepção.
Marcas Logotipos cores uniformes identificação de veículos e produtos placas de sinalização são exemplos de:
Identidade visual
Intertítulo
Lifestream
Marketing
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