Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que
O marketing direto se caracteriza por apresentar testemunhais endossados por apresentadores, ações promocionais dentro de programas, músicas cantadas pela plateira presente ao programa de TV ou rádio e outras ações que não se enquadram nas formas tradicionais de marketing.
Backlight são os painéis laterais dos prédios. Os anúncios podem ser constituídos de impressão digital por ploter em telas de lonas que são estendidas e afixadas na parede do prédio.
Empena é um painel com a impressão do anúncio em ploter em tela ou lona translúcida. Tem qualidade de reprodução fotográfica e boa visibilidade durante o dia e a noite.
Mídia extensiva corresponde a formas de veiculação de mensagem publicitária em meios de comunicação que não pertencem aos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, jornal, revista e cinema), à mídia exterior (outdoor, painéis e mobiliário urbano) ou à internet.
Neopaper é o nome dado a cartaz produzido com papel YUPO, que tem pouca durabilidade, motivo porque deve ser empregado em campanhas de pouca duração. Esses cartazes devem ser afixados em locais protegido das intempéries.
Entre as várias recomendações para a construção da notícia no rádio é correto afirmar que
o verbo deve ser usado, de preferência, no futuro do presente.
os pronomes possessivos e demonstrativos devem ser usados, sempre que possível, para tornar a linguagem coloquial.
deve-se evitar expressões que se contradizem e expressões redundantes.
as palavras proparoxítonas devem ser usadas próximas para facilitar a leitura do locutor e facilitar a clareza da informação.
preferir palavras no plural porque elas transmitem empatia.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A internet modificou o modelo comunicativo da sociedade contemporânea. Na era da comunicação em massa, a notícia era transmitida de um ponto a milhões de espectadores. Em tempos de comunicação digital, o modelo comunicativo ganha outro formato, caracterizado por:
Comunicação em rede, porém com a manutenção do controle midiático pelas grandes corporações, dependendo da concessão estatal.
Compartilhamento de arquivos, interatividade, uso de hiperlinks, multimidialidade, instantaneidade e livre uso de conteúdos, sem regulamentação de direitos autorais.
Comunicação de todos para todos, compartilhamento de arquivos e informações, interatividade, hipertexto, multimidialidade, personalização, atualização constante e memória.
Comunicação em rede, baseada principalmente na troca de mensagens escritas, ainda sob o controle dos mesmos oligopólios que controlavam os meios de comunicação de massa.
Comunicação integrada, caracterizada pelo compartilhamento, interatividade e convergência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A comunicação social não diz às pessoas sobre como e o que pensar, mas as influenciam quando se trata de dizer sobre o que devem pensar; quanto maior for a mediação exercida pela comunicação interpessoal, quanto mais intenso e disseminado for o debate público de um tema, menor será a influência dos media. Essas premissas constam da Teoria
da Agenda Setting.
Disfunção Narcotizante.
Espiral do Silêncio.
Knowledge Gap.
dos Usos e Satisfações.
O analista de uma house agency, ao ler o relatório encaminhado pela agência de publicidade contratada, comentou que a pesquisa do Day-after-recall mostrava que o custo do GRP está acima do planejado. Isto é, o analista reclama que
os dados de pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para avaliar o nível de recall havia superado o planejamento de custo para atingir 1% da audiência do veículo.
o recall medido pela pesquisa feita após a primeira exposição da peça publicitária não atendia o plano aprovado, que esperava um custo bruto inferior para atingir 1% dos assinantes.
a memorização de detalhes do produto apontado pela pesquisa de recall apresentava um custo exagerado para atingir mil consumidores.
a empresa esperava que pelo menos 1% da audiência tivesse uma resposta de compra do produto, o que não foi comprovado pela pesquisa.
somente 1% dos expectadores submetidos à exposição do comercial do produto conseguiu ter alguma lembrança das suas qualidades, em relação ao concorrente, no dia seguinte à veiculação.
Em telejornalismo,
corte é o ato de comutar a imagem de uma fonte geradora para outra no switcher ou na edição.
espelho é a relação dos assuntos a serem cobertos pela reportagem.
pauta é o roteiro para a gravação do telejornal.
nota coberta corresponde à abertura de uma notícia. Tem a função de despertar interesse no telespectador para o assunto.
cabeça de matéria é o flash gravado sobre a matéria ou nota que tem a função de despertar o interesse e alertar os espectadores para os fatos.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As tecnologias digitais modificaram as ferramentas e a maneira de se fazer assessoria de imprensa. Além de inúmeras facilidades, essas transformações oferecem alguns riscos. Assinale a alternativa que reúne os principais cuidados que um assessor deve tomar no uso dessas tecnologias:
Disponibilizar o maior número possível de informações sobre a empresa, utilizando todas as ferramentas disponíveis, como site, blog, twiter, facebook, monitorar e responder rapidamente as dúvidas e reclamações, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação e fazer atualização constante.
Quanto menos a organização aparecer na internet, melhor para a preservação de sua imagem. O plano de assessoria deve utilizar as ferramentas para enviar materiais e fazer a divulgação diretamente aos veículos de comunicação de massa.
Disponibilizar informações mínimas sobre a empresa no site, monitorar e responder rapidamente reclamações que possam surgir em listas de discussão, proteger informações estratégicas, evitar o mau uso da internet pelos funcionários, evitar o excesso de informação, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação, ter profissionais especializados no uso de redes sociais, para que atuem de forma independente.
Disponibilizar informações completas sobre a empresa no site, ignorar as listas de discussão e responder reclamações em canais apropriados como o 0800, aumentar o número de citações da empresa na internet disparando o maior número possível de publicações positivas, integrar produtos jornalísticos na utilização de novas ferramentas como blogs e twiter, fazer atualização constante.
Disponibilizar informações completas e objetivas sobre a empresa no site, monitorar e responder rapidamente reclamações que possam surgir em listas de discussão, proteger informações estratégicas, evitar o mau uso da internet pelos funcionários, evitar o excesso de informação, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação, integrar produtos jornalísticos na utilização de novas ferramentas como blogs e twiter e fazer atualização constante.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.
O termo cultura de massa, assim como a ideia nele contida, que se refere, em geral, à cultura consumida pelas massas e à cultura popular, foi criado por Adorno e Horkheimer, por meio do termo indústria cultural.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Estudiosos apontam, entre outras, quatro características principais para o jornalismo da Web. São elas
interatividade, navegabilidade, hipertextualidade e acessibilidade.
navegabilidade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade.
customização de conteúdo, acessibilidade, hipertextualidade e multimidialidade.
interatividade, customização de conteúdo, navegabilidade e acessibilidade.
interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade.
A publicidade presente em jogos digitais pode ser denominada de:
Fade.
Espelho.
Retranca.
Advergame.
Game Thrones.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...