Questões de Comunicação Social

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No que se refere à área da Comunicação Social, quando uma Assessoria de Comunicação inicia o atendimento de uma empresa, é fundamental fazer um levantamento sobre

  • A.

    o assessorado, buscando todas as informações sobre seus pontos fortes e fracos, além de dados sobre a concorrência.

  • B.

    a parte contábil da empresa para evitar futuros problemas com relação aos pagamentos a serem recebidos.

  • C.

    sua atuação no mercado financeiro, pois assim poderá orientá-la melhor em suas futuras aplicações.

  • D.

    o comportamento dos dirigentes da empresa, verificando se todos agem de acordo com a ética empresarial.

  • E.

    os seus investimentos destinados à publicidade e à propaganda, visando assim a facilitar o trabalho da assessoria de imprensa.

  • A.

    Crítica parte do pressuposto de que a mídia não produz padronização cultural, mas baseia-se em padrões já existentes na sociedade.

  • B.

    do Gatekeeper estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada pela mídia dependendo de cada veículo e de seus pressupostos particulares como relevância, influência etc.

  • C.

    do Agendamento estuda o trabalho dos profissionais da mídia na industrialização das informações cedidas pela transformação da informação em notícia.

  • D.

    do Newsmaking estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem de enfatizar algum tema e estuda também a importância que tem a mídia para aproximar o indivíduo de uma realidade diferente da sua.

  • E.

    Culturológica se baseia em teorias marxistas que entendem a mídia como instrumento de influência social capitalista.

Assinale o único item que não contribui para uma boa campanha publicitária.

  • A.

    Escolha da temática.

  • B.

    Definição do “approach”.

  • C.

    Apontar o “target”.

  • D.

    Redigir um “briefing”.

  • E.

    Elaborar, sempre, um “brainstorming”.

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação pública.

Desde a vigência da Lei de Acesso à Informação, qualquer cidadão pode solicitar acesso às informações públicas, excetuadas as que constituam dados sigilosos, sujeitas a procedimentos específicos, relacionados a prazos e instrumentos de controle de acesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui

  • A.

    o credenciamento da imprensa.

  • B.

    a exigência de publicação das matérias.

  • C.

    o acompanhamento do clipping.

  • D.

    a redação de boletins.

  • E.

    a organização da sala de imprensa.

Dentre as teorias da Comunicação, podemos considerar corretas, exceto:

  • A.

    Teoria Matemática da Comunicação.

  • B.

    Teoria estrutural-funcionalista da Comunicação.

  • C.

    Teoria frankfurtiana da Comunicação.

  • D.

    Teoria dos Estudos Culturais da Comunicação.

  • E.

    Teoria da interdisciplinaridade da Comunicação.

Qual o nome do processo por meio do qual se estabelece a identidade de um produto ou serviço, ou do fornecedor desse produto, ou do fornecimento desse produto ou serviço, diferenciando-o dos seus competidores e, ao mesmo tempo, marcando uma forma própria de relacionamento com o mercado a que se destina?

  • A.

    Brainstorm.

  • B.

    Campanha.

  • C.

    Benchmarking.

  • D.

    Branding.

  • E.

    Fidelização

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a Constituição Federal, é vedada a criação de identidade visual que caracterize promoção pessoal de autoridades e funcionários públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O house organ, o órgão da casa, é o veículo interno de uma empresa ou instituição elaborado pela assessoria de comunicação. Essa publicação tem por objetivo principal produzir um veículo que seja

  • A.

    um instrumento restrito ao marketing, auxiliando nas estratégias de vendas fundamentais para a empresa.

  • B.

    responsável por divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa ou instituição e que não encontra espaço na mídia.

  • C.

    o retrato fiel do assessorado, trabalhando a sua imagem com os públicos interno e externo.

  • D.

    o órgão de divulgação de produtos e serviços, auxiliando assim os projetos ligados à área de propaganda e marketing.

  • E.

    um brinde editorial para seus colaboradores mais próximos, reforçando assim os laços comerciais que os unem.

O modelo de comunicação desenvolvido por Schramm:

I. Introduz modificações no diagrama de Shannon e Weaver.

II. Atribui relevo ao contexto, que ele chama de “campo da experiência”.

III. Fundamenta-se nos trabalhos de Karl Bühler.

IV. Preocupa-se apenas com os aspectos técnicos da comunicação.

Verifica-se que estão corretos os itens

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

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