Questões de Comunicação Social

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Complete a lacuna: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter ______________________, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores público:

  • A.

    Educativo

  • B.

    Informativo

  • C.

    Orientação social

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas

Segundo o “Manual de Assessoria de Imprensa”, editado pela FENAJ, em sua 4ª edição de 2007, em situações de crise, o assessor deve apresentar certas condutas ao atender a imprensa, EXCETO:

  • A.

    fazer um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas.

  • B.

    evitar o uso de palavras alarmistas ou negativas, para não ampliar o efeito negativo da ocorrência com suas palavras.

  • C.

    antecipar-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.

  • D.

    preparar um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa. O texto deve ter, no máximo, duas páginas e ser entregue aos repórteres.

  • E.

    solicitar a leitura prévia do que será publicado pelo veículo de comunicação, com o intuito de evitar maiores conflitos ou a divulgação de informações emdesacordo com a política da empresa.

O Programa desenvolvido pela Sabesp denominado “Agente da Gente” tem como objetivo criar laços e estreitar parcerias de representantes da Empresa com a comunidade. Neste trabalho, cerca de 50 agentes comunitários realizam encontros, palestras e orientações sobre educação sanitária e ambiental. Pretende-se organizar um evento que tenha como objetivo compartilhar com a sociedade desenhos realizados por crianças de escolas públicas, com tema relacionado ao uso racional da água. Esta ação deverá percorrer diversas regiões do país, tendo como sede as próprias escolas.

O evento melhor recomendado para este contexto é a montagem de uma

  • A.

    mostra.

  • B.

    feira.

  • C.

    palestra.

  • D.

    conferência.

  • E.

    vernissage.

A organização de almoços entre jornalistas e suas fontes e as visitas de grupos de profissionais da imprensa à linha de produção de uma fábrica são exemplos de ações que:

  • A.

    contribuem apenas para desgastar a imagem do assessor de imprensa diante dos jornalistas que não constarem na lista de convidados para os eventos;

  • B.

    representam desperdício de verba da assessoria de imprensa e de seus clientes, em comparação com o que é publicado após os eventos;

  • C.

    podem não render retorno sob a forma de notícia publicada, mas aprimoram o relacionamento dos jornalistas com as organizações e suas fontes;

  • D.

    sempre possuem um excelente retorno de mídia, especialmente porque os jornalistas fazem a cobertura dos acontecimentos em tempo real;

  • E.

    funcionam exclusivamente para revistas semanais de informação, rádios do segmento all-news e programas de televisão com formato distinto de um telejornal.

O endomarketing compreende o desenvolvimento de ações motivadoras e comunicações dirigidas ao(s)

  • A. público interno da organização.
  • B. stakholders da empresa.
  • C. terceiro setor.
  • D. público externo da organização.
  • E. consumidores dos produtos.

Considere:

I. Apêndice: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

II. Anexo: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

III. Colofão: Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.

IV. Epígrafe: Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

V. Posfácio: Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.

De acordo com as normas da ABNT para livros e folhetos, estão corretas APENAS as definições:

  • A.

    III, IV e V.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    IV e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

Ainda segundo o “Manual de Assessoria de Imprensa” da FENAJ, é função do assessor de imprensa, EXCETO:

  • A.

    organização de coletivas.

  • B.

    edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.

  • C.

    elaboração de campanhas publicitárias visando à promoção da empresa.

  • D.

    preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos.

  • E.

    organização do mailling jornalistas.

Uma teoria de comunicação possui forte relação com os estudos de comunicação organizacional e assessoria de imprensa ao abordar o esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência. Essa teoria trata de princípios organizacionais compartilhados socialmente e que persistem através do tempo, trabalhando simbolicamente para estruturar sentido ao mundo real. Esta teoria é chamada de

  • A.

    Enquadramento.

  • B.

    Agenda Setting.

  • C.

    Influência Seletiva.

  • D.

    Padronização.

  • E.

    Dependência.

O levantamento das atividades de comercialização e do desempenho dos canais de distribuição, para avaliar políticas de vendas e estudos de preços, denomina-se pesquisa de

  • A. organização de vendas.
  • B. análise de mercado.
  • C. opinião pública.
  • D. motivação.
  • E. mídia.

Os sinais de revisão  significam, respectivamente,

  • A.

    abrir parágrafo, abrir espaço e ordenar letras.

  • B.

    reduzir espaço, aumentar entrelinha e transpor palavras.

  • C.

    aumentar entrelinha, abrir espaço e ordenar letras.

  • D.

    abrir espaço, abrir parágrafo e transpor palavras.

  • E.

    transpor palavras, abrir espaço e abrir parágrafo.

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