Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Windows, o atalho para o “zoom mais” e para o “zoom menos” do Photoshop são, respectivamente:

  • A.

    PgUp + / PgDn -

  • B.

    Shift + / Shift -

  • C.

    Barra de espaço + / barra de espaço -

  • D.

    Ctrl + / Ctrl -

  • E.

    não há atalhos para o zoom no Photoshop

  • A.

    Uma das principais missões do processo de comunicação é estabelecer a ligação entre as pessoas e a alta direção para obtenção do melhor entendimento e desempenho na execução das tarefas, possibilitando alcançar as metas e objetivos definidos no momento da elaboração do planejamento estratégico.

  • B.

    A estratégia de comunicação em tornar uma organização transparente e preocupada com o exercício da responsabilidade social e da cidadania pode levar a uma imagem positiva, tornando a organização forte no seu segmento.

  • C.

    A reputação, que é uma evolução do conceito de imagem corporativa, está alicerçada em uma estratégia de comunicação consistente e que tenha visão de longo prazo, ambas consequência de uma gestão estratégica do composto comunicacional.

  • D.

    O processo de comunicação, por si só, facilita a tomada de decisão pelo gestor, bem como pode facilitar a implementação e aceitação das decisões estratégicas pelas pessoas que fazem parte da organização.

  • E.

    Alguns dos veículos de comunicação empresarial mais usuais, no sentido do texto, seriam os boletins corporativos, sítios de intranet corporativa, murais de avisos e comunicações internas.

Assinale a alternativa que NÃO faz parte das funções e atividades de Relações Públicas, segundo a legislação que regulamenta a profissão.

  • A.

    Diagnosticar o relacionamento com seus públicos.

  • B.

    Prognosticar a relação com seus públicos diante das ações das entidades.

  • C.

    Propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades com seus públicos.

  • D.

    Implementar programas e instrumentos que assegurem a interação das entidades com seus públicos.

  • E.

    Preparar as fontes de imprensa para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.

O illustrador é um programa que gera, principalmente, imagens do tipo:

  • A.

    matriarcal.

  • B.

    bitmap

  • C.

    de varredura.

  • D.

    vetorial.

  • E.

    o illustrator não gera imagens.

O planejamento estratégico usualmente é concretizado na forma de um plano estratégico. Avalie as afi rmações a seguir sobre o planejamento e o plano estratégico e assinale a opção correta.

  • A.

    O plano estratégico é um documento que contém a relação de atividades de comunicação de longo ou médio prazo, e sua principal função é definir os veículos de comunicação a serem utilizados em uma campanha.

  • B.

    Nem todo planejamento estratégico precisa conter metas ou objetivos que permitam avaliar a efetividade das ações – mesmo sem indicadores, o planejamento retém um alto valor para a organização.

  • C.

    No planejamento estratégico, em geral realizado em conjunto por todos os funcionários da organização, é feita uma análise e discutidos, entre outros, os seguintes aspectos: (a) missão da empresa; (b) contexto empresarial; (c) objetivos globais; (d) estratégia global; (e) prioridades estratégicas; (f) alocação de recursos; e (g) realimentação do sistema organizacional.

  • D.

    O plano estratégico, na área de comunicação, envolve principalmente a ferramenta de propaganda, por seus altos investimentos – em geral, os custos com as demais ferramentas (relações públicas, assessoria de imprensa, eventos, etc.) são bem inferiores, por isso não fazem parte explícita do plano.

  • E.

    O planejamento estratégico é um processo que permite à organização reagir positivamente às variações do meio ambiente e explorar melhor as oportunidades de mercado, por meio de um posicionamento de marketing bem definido, pelo uso de um conjunto de ações que têm por objetivo atingir metas defi nidas previamente.

“Boas relações públicas não podem existir sem adequada atenção para a correspondência. Qualquer telegrama, cartão-postal ou outra espécie de comunicação pessoal é parte e parcela de Relações Públicas de uma organização e ajudará a construir ou derrubar a boa vontade” (Nielander e Miller, citados por Teobaldo de Souza Andrade). É quase que exclusivamente utilizado no serviço público, na comunicação entre chefias e com o público externo. Estamos falando de:

  • A.

    memorando.

  • B.

    ofício

  • C.

    circular.

  • D.

    requerimento.

  • E.

    carta comercial.

Durante o processo de criação de uma campanha, quando o designer diz que não há problemas com alterações de escala da imagem porque o arquivo tem formato vetorial, ele está se referindo a uma peça originada no

  • A.

    Gimp

  • B.

    Illustrator

  • C.

    Dreamweaver

  • D.

    Photoshop

  • E.

    Premiere

Embora cada veículo tenha as suas próprias normas e convenções a respeito da redação jornalística, há uma série delas que são comuns a quase todos. Não faz parte das normas convencionais de redação de um jornal ou de uma revista:

  • A.

    Evite começar parágrafos ou períodos com a mesma palavra.

  • B.

    O ponto final não deve ser utilizado nos títulos.

  • C.

    Não se deve dar opinião em matéria informativa.

  • D.

    Evite o uso de algarismos no início de períodos.

  • E.

    Todos os editoriais devem ser assinados.

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afi rmações abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    As estratégias formais efi cazes apresentam pelo menos três aspectos fundamentais: (a) defi nição de metas ou objetivos claros a serem atingidos; (b) determinação de políticas bem defi nidas que orientam ou limitam a situação; e (c) elaboração dos principais programas ou ações que levarão ao cumprimento das metas.

  • B.

    Os recursos (fi nanceiros, humanos, materiais, etc.) devem ser alocados de forma a garantir que todas as ações sejam executadas conforme o plano.

  • C.

    A essência da estratégia é construir uma diretriz ou postura que seja forte e, ao mesmo tempo, fl exível o sufi ciente para que a organização possa alcançar suas metas, mesmo frente a forças imprevisíveis ou desconhecidas.

  • D.

    As estratégias mais efi cazes geralmente são embasadas em múltiplos conceitos e forças principais, visando valorizar todos os aspectos possíveis ao mesmo tempo em que buscam minar a ação da concorrência.

  • E.

    Organizações complexas podem ter diversas estratégias hierarquicamente relacionadas, que se apoiem mutuamente em busca dos objetivos e metas comuns da organização.

Segundo Fortes, implementar o processo de Relações Públicas, em auxílio ao comando das organizações, conduz às seguintes expectativas:

I. possibilitar um comportamento sinérgico entre os níveis funcionais e os objetivos da organização, tornando possível edificar, de modo participativo, o rumo a ser seguido pela empresa;

II. permitir à empresa manter integração com o ambiente, buscando uma evolução de desempenho mais reagente, amoldável e inovadora, o que assegura o sucesso e a sobrevivência no longo prazo, bem como a ascensão da companhia no mercado;

III. transformar a organização reativa em uma entidade proativa, com o fito constante de negociar com o seu ambiente, alocando recursos para corrigir os erros que possam comprometer os esforços já delineados;

IV. envolver a participação das diversas esferas da empresa, incentivando a prática da colaboração de todos, coordenada por um organismo central;

V. cristalizar as vantagens competitivas, direcionando a empresa para modelos organizacionais flexíveis e, portanto, compatíveis com os ordenamentos ambientais atuais e futuros.

Dos itens acima mencionados estão corretos:

  • A.

    somente I e II;

  • B.

    somente I, II e III;

  • C.

    somente I, II e IV;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...