Questões de Comunicação Social

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Segundo Kunsch, entre os autores que defendem as Relações Públicas como um subsistema administrativo de apoio, estão:

  • A.

    Lyotard e Grunig;

  • B.

    Murphy e Grayson;

  • C.

    Bacon e Ungerer;

  • D.

    Grunig e Hunt;

  • E.

    Hunt e Mounin.

No ponto de vista de Lerbinger, conforme cita Kunsch, podemos encontrar três tipos de categorias de crises:

  • A.

    de relações; de ambiente; de falha administrativa;

  • B.

    do clima humano; do mundo físico; de colapso financeiro;

  • C.

    do mundo físico; do clima humano; de fracasso gerencial;

  • D.

    de fracasso gerencial; de ambiente; de colapso administrativo;

  • E.

    de falha econômica; de relações; do mundo natural.

O texto a seguir serve de apoio para as questões 30 e 31.

Sobre as fontes, analise as proposições a seguir:

I. "Ir à fonte" sugere dirigir-se a quem pode fornecer informação exata sobre algo ou explicar a origem do fato.

II. Deve ser responsabilidade da fonte assumir as consequências de uma reportagem realizada com informações passadas dela para o repórter.

III. Fontes de notícias são pessoas, organizações, grupos sociais ou referências; envolvidas direta ou indiretamente a fatos e eventos; que agem de forma proativa, ativa, passiva ou reativa.

IV. Nem sempre é necessário que a fonte tenha total conhecimento sobre o tema a ser explorado pelo repórter.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas II, III e IV são corretas.

  • B.

    Apenas I é correta.

  • C.

    Apenas II é correta.

  • D.

    Apenas I e III são corretas.

  • E.

    Apenas IV é correta.

O plano que abrange a comunicação interna, institucional e de marketing é chamado de plano de comunicação

  • A. institucional total.
  • B. integrada de marketing.
  • C. empresarial integrada.
  • D. modulada abrangente.
  • E. modulada total.

A Pós-Modernidade se apresenta como o movimento que desata todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida, em linhas gerais, como

  • A.

    a quebra do sistema natural que ligava o homem com suas divindades. O mundo adquire valor humano e a religião perde sua relevância para a vida em sociedade.

  • B.

    a valorização de uma forte confiança na razão humana, acrescida da experiência de cada um como instrumentos para conhecer e compreender o mundo.

  • C.

    o movimento de pensamento contemporâneo que rejeita as totalidades, valores universais e grandes narrativas históricas.

  • D.

    a valorização da experiência exterior e subjetiva e o desprezo pelas verdades cientificas e objetivas sobre o universo.

  • E.

    o ato de realizar, de transformar em realidade o que se pensa ou projeta.

Nas opções abaixo, qual é única função que NÃO é de competência do Assistente de publicidade:

  • A.

    Apoio na Criação de peças publicitárias, folders, banners, materiais gráficos para web site e Redes Sociais

  • B.

    Programação visual para eventos municipais

  • C.

    Elaborar projetos de engenharia para construção de obras públicas

  • D.

    Ter conhecimento em Adobe In Design, Adobe Illustrator e Corel Draw

As Relações Públicas enfatizam o lado profissional e corporativo das organizações e, segundo Kunsch, se caracterizam, como atividade profissional, por:

  • A.

    pensar em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional; supervisionar e coordenar programas de comunicação com públicos; prever e gerenciar conflitos e crises nas organizações;

  • B.

    fundamentar-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos; persuadir o público a adquirir os produtos da empresa; analisar as estratégias dos concorrentes;

  • C.

    pensar e desenvolver estratégias de marketing que levem ao convencimento do público-alvo; implementar uma estratégia que satisfaça clientes e consumidores; fornecer subsídios para o departamento de vendas a corporação;

  • D.

    identificar mercados potenciais para os produtos da organização; criar serviços diferenciados que atraiam um novo público-alvo; dar apoio ao departamento de produção; fornecer feedback aos diretores de vendas;

  • E.

    criar programas de comunicação mercadológica; coordenar seminários de marketing para os funcionários da empresa; promover e manter um fluxo constante de troca de informações que permita o aprimoramento técnico dos produtos e serviços.

A entrevista é um processo clássico utilizado pelo jornalismo para a apuração de informações. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.

I - Executivos que têm como atribuição profissional conceder entrevistas são treinados por suas assessorias de imprensa para acentuar o registro de suas visões pessoais acerca dos temas abordados.

II – Algumas fontes de informação conhecem as técnicas de edição em rádio e televisão e articulam suas falas para dificultar o momento do corte e tentar aumentar o tempo de exposição das entrevistas nas reportagens.

III – O repórter deve evitar reações apaixonadas e adotar um comportamento equilibrado, mesmo quando for alvo de uma eventual provocação ofensiva do entrevistado.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

A técnica de envio de convites conhecida como pour-mémoire significa:

  • A. enviar um segundo convite para ajudar a relembrar ao convidado a data do evento.
  • B. colocar um cartão anexo ao convite principal convidando para uma recepção após o evento.
  • C. enviar um pré-convite, só com as informações de quem convida e para quê.
  • D. dar um toque pessoal, escrevendo o nome do convidado à mão sobre cada convite.
  • E. vincular a confirmação de presença à garantia do ingresso no evento.

A Comunicação Pública é a comunicação formal que realiza a troca e o compartilhamento de informações de utilidade pública, colabora na manutenção do lugar social, e cuja responsabilidade é das instituições públicas (Zémmor, La Communication Publique, 1995: 5). Considerando esse ponto de vista, o objetivo que NÃO faz parte da Comunicação Pública é

  • A.

    estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir que o serviço público atenda às necessidades do cidadão de maneira mais precisa.

  • B.

    apresentar e promover cada um dos serviços oferecidos pela administração pública.

  • C.

    tornar conhecidas as instituições interna e externamente.

  • D.

    desenvolver campanhas de informação e ações de comunicação de interesse geral.

  • E.

    tornar o debate público desnecessário com a discussão feita pelo próprio poder.

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