Questões de Comunicação Social

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No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Uma entrevista coletiva de imprensa requer uma série de passos preparatórios: trabalho prévio de organização, para que seja amplamente divulgada com antecedência; preparação do assessorado, para uma explanação inicial e para as perguntas presumíveis; e estimativa de duração, de modo que o tempo gasto seja, ao mesmo tempo, econômico para o entrevistado e satisfatório para os entrevistadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Embora o brand equity e a gestão de marcas use ferramentas de marketing e de comunicação para atingir seus objetivos, sua aplicação está de fato relacionada à valorização dos ativos intangíveis para a empresa.

  • B.

    O conhecimento da marca envolve dois componentes principais: o reconhecimento da marca, ou seja, a lembrança que o consumidor tem de uma marca; e a imagem da marca, que é a percepção do consumidor, caracterizada pela associação de qualidades positivas ou negativas associadas à marca.

  • C.

    A marca pode ser entendida como um sistema integrado, que agrega as áreas de comunicação, marketing, vendas, pós-vendas, planejamento estratégico, pesquisa e desenvolvimento, finanças e análise do consumidor.

  • D.

    Os trabalhos de brand equity visam, entre outros aspectos, estabelecer métodos e métricas para a avaliação dos ativos intangíveis de uma empresa, dos quais a marca constitui um dos mais importantes e de mais difícil aferição.

  • E.

    Os elementos da marca, sendo os principais o nome, logo, símbolo, slogan e embalagens, não devem ser utilizados para identifi car e diferenciar uma marca, uma vez que a criação de brand equity está relacionada a diversos fatores que devem trabalhar de forma integrada.

No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Uma entrevista coletiva é também uma oportunidade para que um dirigente de uma empresa ou organização aproveite para responder pautas de jornalistas que se encontram acumuladas e, assim, democratizar a informação de interesse público, sem privilegiar qualquer veículo que tenha encaminhado indagações em particular.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Identifi car o que atrai e, mais importante, mobilizar o usuário na internet deve ser o ponto de partida para qualquer ação de marketing digital, uma vez que a linguagem e os canais a serem usados para cada público são diferentes.

  • B.

    Entre os usos da internet pelas pessoas, destacam-se os seguintes: assistir a vídeos postados por outros usuários; acompanhar fóruns ou grupos de discussão on-line; visitar sites de relacionamento social; ler análises críticas dos consumidores; ler blogs; executar ou baixar músicas e fi lmes; escutar podcasts – todos esses usos permitem algum tipo de ação de marketing digital.

  • C.

    A verifi cação do tráfego na internet deve ser um dos fatores considerados na escolha de ações e veículos para o marketing digital, como a veiculação de banners ou anúncios inteligentes.

  • D.

    A presença das empresas em redes sociais ou em blogs, nos quais a organização está disponível para críticas, sugestões, opiniões ou dúvidas dos consumidores, é uma das principais ferramentas do marketing digital.

  • E.

    Um dos principais méritos do marketing digital é simplesmente chamar a atenção dos clientes, que tendem a agir de forma passiva frente às ferramentas digitais como redes sociais, blogs e sites de fabricantes.

Considerando que uma das atribuições dos assessores de imprensa e de porta-vozes é a de preparar os seus assessorados para entrevistas, julgue os itens seguintes.

É de responsabilidade do cargo de assessor de comunicação ou de imprensa, por se remeter diretamente à direção máxima de uma empresa ou organização, fazer que as atividades de media training sejam inseridas na relação entre o profissional de comunicação e os seus dirigentes maiores, não sendo uma atividade a ser partilhada com os demais círculos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Yanaze (2005), o marketing não pode ser uma atitude isolada dentro da empresa. A partir disso, assinale a opção que não se aplica ao conceito apresentado.

  • A.

    O marketing é uma filosofia e estratégia de administração.

  • B.

    O marketing se restringe à esfera de atuação de seu departamento.

  • C.

    O marketing numa organização não se materializa na forma, mas sim no conteúdo.

  • D.

    O marketing é o composto de todas as atividades planejadas e estruturadas que visam ao mercado.

  • E.

    O marketing é a tomada de consciência da validade de um comportamento empresarial estratégico em relação ao mercado.

Na diagramação de uma de revista, há vários recursos gráficos que podem ser utilizados no intuito de valorizar a página, entre eles, o sangramento, que é a

  • A.

    ampliação da foto, dentro da moldura, na página inteira.

  • B.

    aplicação do texto sobre a principal foto da página.

  • C.

    fusão de duas imagens coloridas sobrepostas.

  • D.

    ampliação da foto até o limite da margem do papel.

  • E.

    sobreposição parcial do título em uma foto da página.

Considerando que uma das atribuições dos assessores de imprensa e de porta-vozes é a de preparar os seus assessorados para entrevistas, julgue os itens seguintes.

Não se considera tempo perdido se parte do que foi informado e declarado em uma entrevista não sair publicado ou mesmo se nada houver para ser recolhido pelo clipping posterior a ela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando uma dada organização opta por ter como ênfase dar vida própria e independente a cada um de seus produtos, atribuindo-lhe uma marca, uma identidade específica e singular, trata-se da estratégia conhecida como criação de marcas

  • A.

    fonte.

  • B.

    padrão.

  • C.

    múltiplas.

  • D.

    guarda-chuva.

  • E.

    descentralizadas.

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.

Um erro elementar diante de uma investigação jornalística é deixar o jornalista sem retorno das informações solicitadas, quando há interesse por matéria de caráter negativo. Além de oportunizar a divulgação da matéria sem esclarecimentos a respeito do que se publica, possibilitando a alegação por parte do jornalista de que não obteve resposta ao procurar a organização responsável, torna-se mais complexo corrigir informações após a publicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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