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A estrutura de comunicação em órgãos públicos deve ser profissionalizada. Isso significa que:
Todos os prestadores de serviço devem ser concursados.
Toda a estrutura deve ser montada por meio de licitação.
Não são admitidos cargos em comissão.
As áreas de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda devem agir de forma independente para realizar diagnósticos mais precisos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.
Há uma tendência, entre os autores que tratam de gerenciamento de crises, em favor de uma conduta proativa por parte das organizações, que consiste em encenar as situações previsíveis e treinar os quadros funcionais para as eventualidades.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A entrevista coletiva que é realizada em auditório com o objetivo de manter o entrevistado a certa distância dos jornalistas, é a de estrutura:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Como esta frase deve ser iniciada e completada?
O _________________________ tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. Construíram ao longo da vida, uma série de crenças e padrões de comportamento que nem sempre se adaptam à tarefa que executam e, principalmente, às intenções daqueles que estão representando, isto é, o ___________________.
editor, veículo
pauteiro, veículo
repórter, veículo
pauteiro, editor
repórter, leitor
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.
Entre esses critérios, também chamados de valores-notícia, encontra-se aacessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.
importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.
novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.
proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.
relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.
De acordo com o Art. 220 da Constituição, a publicação de um veículo impresso
é atividade privativa de brasileiros natos.
é monitorada pelo Ministério das Comunicações.
é regulada pela Biblioteca Nacional.
é vedada ao capital estrangeiro.
independe de licença de autoridade.
jornada.
oficina.
fórum.
road show.
conclave.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.
Quando um fato prejudicial a uma empresa ou organização é transformado em notícia ou reportagem, o procedimento adequado é admiti-lo e informar as providências tomadas relativas ao ocorrido. Se o fato for inverídico, é preciso providenciar um desmentido. Ignorar a notícia ou reportagem pode denotar culpa presumida.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A etapa do planejamento de relações públicas que permite um equacionamento, em uma perspectiva crítica, do que vai sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos é chamada de
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.
Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.
É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.
Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.
Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.
Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a teoria crítica da Escola de Frankfurt, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.
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