Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A estrutura de comunicação em órgãos públicos deve ser profissionalizada. Isso significa que:

  • A. Deve ter um comando único para preservar a harmonia das linguagens, contando com serviços de assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e propaganda, de forma articulada.
  • B.

    Todos os prestadores de serviço devem ser concursados.

  • C.

    Toda a estrutura deve ser montada por meio de licitação.

  • D.

    Não são admitidos cargos em comissão.

  • E.

    As áreas de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda devem agir de forma independente para realizar diagnósticos mais precisos.

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.

Há uma tendência, entre os autores que tratam de gerenciamento de crises, em favor de uma conduta proativa por parte das organizações, que consiste em encenar as situações previsíveis e treinar os quadros funcionais para as eventualidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista coletiva que é realizada em auditório com o objetivo de manter o entrevistado a certa distância dos jornalistas, é a de estrutura:

  • A. americana.
  • B. simples.
  • C. francesa.
  • D. espontânea.
  • E. complexa.

Como esta frase deve ser iniciada e completada?

O _________________________ tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. Construíram ao longo da vida, uma série de crenças e padrões de comportamento que nem sempre se adaptam à tarefa que executam e, principalmente, às intenções daqueles que estão representando, isto é, o ___________________.

  • A.

    editor, veículo

  • B.

    pauteiro, veículo

  • C.

    repórter, veículo

  • D.

    pauteiro, editor

  • E.

    repórter, leitor

Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.

Entre esses critérios, também chamados de “valores-notícia”, encontra-se a

  • A.

    acessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.

  • B.

    importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.

  • C.

    novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.

  • D.

    proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.

  • E.

    relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.

De acordo com o Art. 220 da Constituição, a publicação de um veículo impresso

  • A.

    é atividade privativa de brasileiros natos.

  • B.

    é monitorada pelo Ministério das Comunicações.

  • C.

    é regulada pela Biblioteca Nacional.

  • D.

    é vedada ao capital estrangeiro.

  • E.

    independe de licença de autoridade.

  • A.

    jornada.

  • B.

    oficina.

  • C.

    fórum.

  • D.

    road show.

  • E.

    conclave.

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.

Quando um fato prejudicial a uma empresa ou organização é transformado em notícia ou reportagem, o procedimento adequado é admiti-lo e informar as providências tomadas relativas ao ocorrido. Se o fato for inverídico, é preciso providenciar um desmentido. Ignorar a notícia ou reportagem pode denotar culpa presumida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A etapa do planejamento de relações públicas que permite um equacionamento, em uma perspectiva crítica, do que vai sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos é chamada de

  • A. Relatório.
  • B. Avaliação.
  • C. Projeção.
  • D. Briefing.
  • E. Pós-teste.

Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.

  • A.

    Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.

  • B.

    É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.

  • C.

    Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.

  • D.

    Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.

  • E.

    Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a “teoria crítica da Escola de Frankfurt”, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...