Questões de Comunicação Social

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Com relação ao planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens subsequentes.

O planejamento de comunicação organizacional realiza-se exclusivamente no nível operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Investir em media training é uma forma de se preparar para situações de crise. Essa estratégia compreende:

  • A. formar o comitê de crise e elaborar manuais de conduta e atuação para o mesmo.
  • B. capacitar os executivos para atender a imprensa e aproveitar a oportunidade de exposição.
  • C. preparar previamente e distribuir para funcionários e jornalistas um position paper.
  • D. elaborar material de divulgação sobre os projetos de responsabilidade social da empresa.
  • E. montar uma listagem com todos os contatos dos profissionais de imprensa do setor.

Com relação à formação da reputação corporativa de uma organização, julgue os próximos itens.

A identidade corporativa, um autorretrato da organização, constitui-se dos valores básicos e das características atribuídas a uma corporação pelos seus membros (público interno ou externo).

  • C. Certo
  • E. Errado

O meio de comunicação que tem como características a comunicação oral, o modo telegráfico de contar os fatos, a linguagem coloquial e a instantaneidade é o/a

  • A. cinema.
  • B. televisão.
  • C. rádio.
  • D. jornal.
  • E. revista.

É contrária ao Código de Ética dos Profissionais da Propaganda a seguinte norma:

  • A.

    O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

  • B.

    A tabela de preços dos veículos não é pública e igual para todos os compradores. As agências procederão anualmente à correção de preços para cada tipo de cliente, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observar por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo.

  • C.

    O profissional de propaganda respeita as campanhas de seus competidores, jamais procurando destruí-las por atos, ou impedindo a sua divulgação. Nos textos que usa, exalta as vantagens dos seus temas, sem que isso envolva críticas ou ataques diretos ao competidor.

  • D.

    Os veículos de propaganda reconhecem a necessidade de manter os corretores e as agências como fonte de negócios e progresso dos seus empreendimentos e, por isso, a eles reservam o pagamento da comissão com exclusão de quaisquer outros indivíduos ou entidades.

  • E.

    Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito, porém, negar-lhe a comissão ou recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuem-se os casos em que a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência deixar de ser reconhecida pelo veículo, do que lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.

Numa cidade, com população de aproximadamente 30 mil habitantes, uma grande empresa do ramo de Engenharia Química é responsável pela produção de um creme dental que há pouco tempo foi lançado no mercado, mas que já se tem projetado como um grande sucesso de vendas na região. A expectativa inicial do Departamento Comercial da empresa era de obter êxito local para expandir o produto a outras regiões do país, por isso uma extensa campanha publicitária já havia sido iniciada. No entanto, durante o processo de envasamento das substâncias químicas, técnicos da empresa constataram uma reação anormal do produto. Esta mesma mistura já havia sido utilizada para a produção dos últimos 20 lotes de produtos (equivalente a 60 mil caixas), os quais já estavam sendo entregues aos mercados da região.

Haja vista a situação, qual o procedimento correto a ser tomado pela Assessoria de Comunicação da empresa citada, tendo como base seus princípios éticos da profissão?

  • A.

    Para evitar o caos social e não arriscar a imagem da empresa, o plano de comunicação deve ser voltado a um novo produto e o assunto relacionado ao creme dental deve ser mantido em sigilo.

  • B.

    Obter informações sobre a quais mercados chegou o produto supostamente contaminado e o número de vendas em cada localidade para informar o público alvo e informar corretamente a imprensa.

  • C.

    Antecipar-se junto aos veículos de comunicação de massa através da emissão de releases explicando o ocorrido.

  • D.

    Zelar pela imagem da empresa. Informar a população somente através de materiais gráficos, boletins informativos e demais alternativas de comunicação que a empresa pode oferecer, sem avisar a imprensa.

  • E.

    Continuar a divulgação do creme dental como se nada tivesse acontecido.

A respeito das estratégias de relacionamento com consumidores, julgue os itens subsequentes.

A comunicação dirigida refere-se a toda forma de comunicação que incite uma resposta direta do cliente e que não utilize para isso recursos como mala direta, email, fax, telefone ou call center.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conexões, membros e referências são métricas para as mídias sociais pertintentes à/ao

  • A. visibilidade.
  • B. engajamento.
  • C. relacionamento.
  • D. sociabilidade.
  • E. influência.

Considere a figura.

Ela tem medidas relacionadas ao formato utilizado em peças dos grandes mestres clássicos da pintura e a outras manifestações artísticas como a escultura e a arquitetura. Os formatos de livros e jornais também buscam esse formato porque ele oferece condições para manter o equilíbrio entre subáreas gráficas na diagramação. Essa figura tem suas medidas relacionadas à

  • A.

    proporção por alternância.

  • B.

    espiral de Archimedes.

  • C.

    proporção áurea.

  • D.

    espiral hiperbólica.

  • E.

    proporção por inversão.

No Brasil, a atuação das assessorias de imprensa vai além de sua função básica de administração do trânsito de informações e do relacionamento entre jornalistas e fontes de informação. Esta situação se explica porque:

  • A.

    a área de comunicação organizacional, que tem as suas especificidades, abriu o campo de atuação desses profissionais;

  • B.

    a atividade desses profissionais se voltou para as áreas de Relações Públicas e de administração dos Recursos Humanos;

  • C.

    o mercado entende que esses profissionais podem atuar nos campos específicos do marketing e do patrocínio;

  • D.

    esses profissionais sabem que, maior que a preocupação com imprensa, é sua boa atuação como “vendedor”;

  • E.

    o surgimento das mídias sociais fez com que a atividade desses profissionais não fosse mais necessária.

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