Questões de Comunicação Social

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Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como, por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Pode-se afirmar que o Linked-in é um exemplo de plataforma orientada para contexto de lazer, facilitando a partilha de informações referentes a eventos culturais e sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O documento conhecido como “auditoria de imagem” é resultado da análise comparativa entre as informações divulgadas pela assessoria de imprensa e o que foi publicado na mídia. Sua característica principal é a apresentação de um relatório com dados sobre:

  • A.

    o comportamento da imprensa em relação à empresa, durante um período de tempo indeterminado;

  • B.

    as ações de divulgação jornalística de uma empresa, o mercado em que ela atua e a sua concorrência;

  • C.

    os fatores que sintetizam e minimizam o aproveitamento positivo ou negativo do material enviado à imprensa;

  • D.

    a economia das ações de divulgação, comparandose o espaço das notícias com os preços do anúncio publicitário;

  • E.

    as dificuldades dos assessores de imprensa na divulgação da imagem institucional da organização.

Com relação às atribuições e atividades do assessor de imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    A assessoria de imprensa é parte da estratégia, tanto no nível interno como externo, da comunicação das organizações.

  • B.

    A atividade dos assessores é controlada pelas redações, que funcionam como filtro e contratam esses serviços.

  • C.

    O assessor de imprensa apresenta, de forma implícita, os fatos a partir do ponto de vista da organização assessorada.

  • D.

    A assessoria de imprensa é instrumento estratégico para aumentar a visibilidade dos leitores.

  • E.

    A assessoria de imprensa é a forma prevista pela Constituição Federal para a divulgação dos feitos de uma organização.

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como, por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O Facebook pode ser considerado uma plataforma convergente, pois permite que se integrem a ela diversos recursos, como, por exemplo, outros websites, dispositivos móveis, RSS, feeds, blogues, Twitter, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das entrevistas coletivas, analise as afirmativas a seguir 

I – A convocação de uma entrevista coletiva é um recurso útil em situações de emergência e crise, quando as empresas começam a ser procuradas, concomitantemente, por um grande número de profissionais de imprensa. 

II – O anúncio das regras do encontro e sua duração, a apresentação da(s) fonte(s), os questionamentos dos jornalistas e a distribuição de press-kits aos profissionais de imprensa integram o ritual da  entrevista coletiva.

III – Antes ou depois de uma entrevista coletiva, é obrigação dos entrevistados realizarem o atendimento individual a alguns jornalistas, em função dos prazos de fechamento, das diferentes naturezas dos veículos e de sua imagem no mercado.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Assinale a opção correta no que concerne à atuação do assessor de imprensa em entrevistas coletivas.

  • A.

    O planejamento de entrevista coletiva requer checklist apurado, contendo as providências importantes, como o ensaio do assessorado com relação a eventuais perguntas embaraçosas.

  • B.

    A prática de embargo faz parte de acordo tácito entre assessor e jornalistas, de modo que nenhuma das partes faça referências, nas entrevistas, a conteúdos não estipulados previamente.

  • C.

    Jornalistas não credenciados devem ser impedidos de participar de entrevistas coletivas, para evitar a redução no tempo cronometrado para cada pergunta e resposta.

  • D.

    É lícito que o assessor de imprensa exija, antecipadamente, cópia das questões elaboradas pelos jornalistas, pois o assessorado tem o direito de prevenir-se ou mesmo eximir-se de responder às perguntas indesejáveis.

  • E.

    Em entrevista coletiva monotemática, deve-se exigir credenciamento prévio, presença de jornalistas especializados e manutenção do tema proposto pelo assessor.

Assinale a opção correta acerca da notícia institucional.

  • A.

    O fato de as assessorias produzirem press kits com informações essenciais confere credibilidade às fontes institucionais junto às redações.

  • B.

    Ao produzir notícias para a imprensa as assessorias de comunicação transformam ocorrências institucionais em acontecimentos públicos.

  • C.

    Qualquer informação institucional, desde que respeite os quesitos de legitimidade e verdade, deve ser transformada em notícia pela mídia.

  • D.

    Mesmo sendo as notícias institucionais marcadas por limitações das organizações, as assessorias condicionam o modo de produzir notícias às rotinas das redações.

  • E.

    As assessorias de imprensa integram, nas redações, a cadeia de produção de notícias institucionais exclusivas.

Avalie abaixo os diferentes conceitos sobre comunicação e identifique a opção incorreta.

  • A.

    Comunicação interpessoal é a comunicação direta estabelecida por uma pessoa que atua como emissor, por meio da fala, com ou sem intermediação de aparelhos ou suportes materiais, individualmente com outra pessoa, que atua como receptor.

  • B.

    Comunicação dirigida trata do envio de mensagens a públicos específicos.

  • C.

    Comunicação fática tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo laços e sentimentos.

  • D.

    Comunicação social é uma expressão que tem origem na expressão comunicação de massa e inclui a interação de determinadas fontes organizadas de informação (como as assessorias de relações públicas) e a comunidade.

  • E.

    A comunicação empresarial diz respeito aos atos e efeitos comunicativos voltados para um público interno e/ou externo, tendo como fonte a empresa.

Com relação a house organ, assinale a opção correta.

  • A.

    Os movimentos de defesa ambiental impulsionaram a divulgação de informação com relação à atuação das organizações em áreas como meio ambiente e qualidade de produtos e serviços.

  • B.

    O jornal de empresa destinado ao público interno deve ser organizado informalmente, de modo a proporcionar a comunicação imediata com os trabalhadores e seus familiares.

  • C.

    O noticiário, em house-organ, reproduz políticas institucionais e utiliza a linguagem de relatórios e de documentos oficiais, com o objetivo de buscar alinhamento vocabular das equipes nas organizações.

  • D.

    As primeiras publicações empresariais surgiram na década de 30 do século XVIII, com o intuito de se contrapor à imprensa sindical.

  • E.

    No Brasil, o primeiro jornal empresarial foi produzido, em 1950, pela multinacional Ford, representante da indústria automobilística.

Com relação aos gêneros jornalísticos, assinale a opção correta.

  • A.

    Perfil é o relato biográfico de pessoas de notoriedade, ainda que instantânea.

  • B.

    Artigo é matéria não jornalística produzida por cidadãos notórios para expressar sua opinião.

  • C.

    A caricatura é um gênero opinativo.

  • D.

    Notícia é o relato opinativo de um fato, com indicação de links para as fontes entrevistadas.

  • E.

    A história de interesse humano que se apropria de recursos ficcionais aplica-se ao gênero entrevista.

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