Questões de Comunicação Social

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Um press release convida a imprensa para uma entrevista coletiva com determinada autoridade e um especialista, avisando que serão divulgados, sob embargo, os dados de uma pesquisa inédita no país. Neste caso, a expressão "sob embargo" significa que:

  • A.

    as reportagens com os dados e as informações da pesquisa devem ser veiculadas apenas depois da entrevista coletiva;

  • B.

    os jornalistas só poderão ter acesso aos dados e informações se comparecem fisicamente à entrevista coletiva;

  • C.

    a divulgação dos dados e informações de interesse da mídia nacional será feita de acordo com o perfil e a linguagem de cada veículo;

  • D.

    os veículos apenas publicarão os dados da pesquisa sob a forma de notas curtas, criando alarmismo sobre a entrevista que ainda será concedida;

  • E.

    o acesso de jornalistas de vários veículos ao mesmo conteúdo é a garantia de que as reportagens veiculadas serão idênticas.

A partir da notícia abaixo, publicada no dia 22/03/2012, no portal do TJMG, responda as questões de 41 a 43.

“Direito ambiental é debatido no rádio

Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Evangelina Castilho Duarte debate o tema direito ambiental na rádio Inconfidência (AM 880), às 15h. Ela vai falar sobre os tipos de ações cíveis mais comuns relacionadas ao meio ambiente, as penalidades para quem o agride, o trabalho do magistrado na análise de provas, entre outros.

Ela participa do programa Revista da Tarde. Acompanhe a entrevista logo mais, ao vivo, pelo site da Inconfidência

Analise essas afirmativas sobre a matéria jornalística e assinale a que contém uma assertiva CORRETA:

  • A.

    Essa notícia é dirigida somente ao público interno do TJMG.

  • B.

    Essa notícia é dirigida a todos os públicos do TJMG.

  • C.

    Essa notícia inclui-se na categoria de Jornalismo Opinativo.

  • D.

    O lide dessa notícia não contém os seguintes elementos: quem, que, quando e onde.

Com base no gráfico apresentado, julgue os itens que se seguem.

A maioria dos usuários está muito satisfeita com os serviços da operadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as figuras.

Elas representam sistemas de impressão. Eles são, respectivamente,

  • A.

    tipografia e litografia.

  • B.

    off-set e rotogravura.

  • C.

    flexografia e serigrafia.

  • D.

    litografia e off-set.

  • E.

    rotogravura e tipografia.

Uma assessoria de comunicação divulga, para a imprensa em geral, um texto com informações básicas sobre o tema, o personagem central, a data, o horário e o local de uma entrevista coletiva referente a um assunto de interesse nacional. Em relação à tipologia dos press releases, este texto caracteriza um:

  • A.

    comunicado;

  • B.

    aviso de pauta;

  • C.

    release segmentado;

  • D.

    boletim de pauta;

  • E.

    release de cobertura.

Sobre o processo de planejamento em comunicação organizacional, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Os planejamentos de marketing, comunicação interna, publicidade e propaganda devem ser executados por profissionais especializados, de forma independente.

  • B.

    A comunicação organizacional é ampla e dela deriva o planejamento estratégico da organização.

  • C.

    A comunicação organizacional é tática e deve administrar as demandas que vão surgindo no dia a dia.

  • D.

    Os planejamentos estratégico, tático e operacional das organizações devem conter o plano de comunicação empresarial, este composto, por sua vez, pelos planos de comunicação institucional, comunicação interna e comunicação de marketing.

  • E.

    A comunicação organizacional deve ser planejada, e o planejamento deve ser seguido sempre à risca, sem alterações.

As informações enviadas por e-mail sob a forma de press releases e sugestões de pauta têm mais chance de despertar o interesse da mídia quando:

  • A.

    são encaminhadas para o veículo certo, independentemente da editoria;

  • B.

    são encaminhadas para a editoria certa, independentemente do veículo;

  • C.

    a lista de jornalistas destinatários permanece a mesma por muito tempo, devido à alta rotatividade nas redações;

  • D.

    se dirigem ao maior número possível de jornalistas na estrutura de cada redação;

  • E.

    o assessor conhece e respeita os prazos de fechamento de cada veículo.

A comunicação organizacional deve ser planejada, e o planejamento deve ser seguido sempre à risca, sem alterações.

  • A.

    Envolvem a revisão da situação atual, levantamento de necessidades e expectativas, desenvolvimento do modelo conceitual, planejamento da implantação do modelo, preparação da análise de impacto na organização, estabelecimento do plano de instalação e aprovação da diretoria.

  • B. É necessário elaborar inicialmente o planejamento de marketing, para depois incluir a comunicação interna, publicidade e propaganda.
  • C.

    Primeiramente deve-se trabalhar a imagem institucional, para em seguida planejar as mudanças relacionadas à cultura organizacional.

  • D.

    Envolvem a aplicação de ações corretivas de emergência, a elaboração de planos de comunicação de marketing e de publicidade e propaganda com o objetivo de reunir condições para um planejamento estratégico.

  • E.

    Deve-se desenvolver primeiro o plano operacional, para depois criar estratégias de comunicação interna, externa e de marketing.

Para atualizar um mailing list personalizado, o assessor de imprensa deve:

  • A.

    checar o expediente dos veículos;

  • B.

    telefonar para o editor chefe de cada veículo;

  • C.

    enviar e-mails diários à redação, até obter a informação desejada;

  • D.

    distribuir brindes e solicitar retorno;

  • E.

    recorrer aos colegas com os quais possua laços de amizade.

Sobre as publicações jornalísticas nas organizações, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. A definição do que será feito deve ser planejada de acordo com os objetivos, público, recursos e cultura da empresa.

  • B.

    Geralmente são publicações internas, voltadas somente aos funcionários. Existem vários formatos, como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem propõe o que será feito são sempre os gestores da organização, de acordo com seus interesses.

  • C.

    Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem define o que será feito é sempre um jornalista, de maneira independente e isenta.

  • D.

    Não são necessárias publicações internas, pois a comunicação administrativa dá conta desse tipo de divulgação. O investimento deve ser focado em publicações a serem distribuídas a outros públicos, para trabalhar a imagem da empresa.

  • E.

    Os house organs são publicações direcionadas ao público interno. Devem ser impressos em tamanho padrão, diagramados de forma a atrair os leitores. Sobre o conteúdo, devem reunir as principais informações que os gestores têm interesse em divulgar.

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