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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um press release convida a imprensa para uma entrevista coletiva com determinada autoridade e um especialista, avisando que serão divulgados, sob embargo, os dados de uma pesquisa inédita no país. Neste caso, a expressão "sob embargo" significa que:
as reportagens com os dados e as informações da pesquisa devem ser veiculadas apenas depois da entrevista coletiva;
os jornalistas só poderão ter acesso aos dados e informações se comparecem fisicamente à entrevista coletiva;
a divulgação dos dados e informações de interesse da mídia nacional será feita de acordo com o perfil e a linguagem de cada veículo;
os veículos apenas publicarão os dados da pesquisa sob a forma de notas curtas, criando alarmismo sobre a entrevista que ainda será concedida;
o acesso de jornalistas de vários veículos ao mesmo conteúdo é a garantia de que as reportagens veiculadas serão idênticas.
A partir da notícia abaixo, publicada no dia 22/03/2012, no portal do TJMG, responda as questões de 41 a 43.
Direito ambiental é debatido no rádio
Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Evangelina Castilho Duarte debate o tema direito ambiental na rádio Inconfidência (AM 880), às 15h. Ela vai falar sobre os tipos de ações cíveis mais comuns relacionadas ao meio ambiente, as penalidades para quem o agride, o trabalho do magistrado na análise de provas, entre outros.
Ela participa do programa Revista da Tarde. Acompanhe a entrevista logo mais, ao vivo, pelo site da Inconfidência .
Analise essas afirmativas sobre a matéria jornalística e assinale a que contém uma assertiva CORRETA:
Essa notícia é dirigida somente ao público interno do TJMG.
Essa notícia é dirigida a todos os públicos do TJMG.
Essa notícia inclui-se na categoria de Jornalismo Opinativo.
O lide dessa notícia não contém os seguintes elementos: quem, que, quando e onde.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base no gráfico apresentado, julgue os itens que se seguem.
A maioria dos usuários está muito satisfeita com os serviços da operadora.
Considere as figuras.
Elas representam sistemas de impressão. Eles são, respectivamente,
tipografia e litografia.
off-set e rotogravura.
flexografia e serigrafia.
litografia e off-set.
rotogravura e tipografia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Uma assessoria de comunicação divulga, para a imprensa em geral, um texto com informações básicas sobre o tema, o personagem central, a data, o horário e o local de uma entrevista coletiva referente a um assunto de interesse nacional. Em relação à tipologia dos press releases, este texto caracteriza um:
comunicado;
aviso de pauta;
release segmentado;
boletim de pauta;
release de cobertura.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o processo de planejamento em comunicação organizacional, é CORRETO afirmar:
Os planejamentos de marketing, comunicação interna, publicidade e propaganda devem ser executados por profissionais especializados, de forma independente.
A comunicação organizacional é ampla e dela deriva o planejamento estratégico da organização.
A comunicação organizacional é tática e deve administrar as demandas que vão surgindo no dia a dia.
Os planejamentos estratégico, tático e operacional das organizações devem conter o plano de comunicação empresarial, este composto, por sua vez, pelos planos de comunicação institucional, comunicação interna e comunicação de marketing.
A comunicação organizacional deve ser planejada, e o planejamento deve ser seguido sempre à risca, sem alterações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
As informações enviadas por e-mail sob a forma de press releases e sugestões de pauta têm mais chance de despertar o interesse da mídia quando:
são encaminhadas para o veículo certo, independentemente da editoria;
são encaminhadas para a editoria certa, independentemente do veículo;
a lista de jornalistas destinatários permanece a mesma por muito tempo, devido à alta rotatividade nas redações;
se dirigem ao maior número possível de jornalistas na estrutura de cada redação;
o assessor conhece e respeita os prazos de fechamento de cada veículo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A comunicação organizacional deve ser planejada, e o planejamento deve ser seguido sempre à risca, sem alterações.
Envolvem a revisão da situação atual, levantamento de necessidades e expectativas, desenvolvimento do modelo conceitual, planejamento da implantação do modelo, preparação da análise de impacto na organização, estabelecimento do plano de instalação e aprovação da diretoria.
Primeiramente deve-se trabalhar a imagem institucional, para em seguida planejar as mudanças relacionadas à cultura organizacional.
Envolvem a aplicação de ações corretivas de emergência, a elaboração de planos de comunicação de marketing e de publicidade e propaganda com o objetivo de reunir condições para um planejamento estratégico.
Deve-se desenvolver primeiro o plano operacional, para depois criar estratégias de comunicação interna, externa e de marketing.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Para atualizar um mailing list personalizado, o assessor de imprensa deve:
checar o expediente dos veículos;
telefonar para o editor chefe de cada veículo;
enviar e-mails diários à redação, até obter a informação desejada;
distribuir brindes e solicitar retorno;
recorrer aos colegas com os quais possua laços de amizade.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as publicações jornalísticas nas organizações, é CORRETO afirmar:
Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. A definição do que será feito deve ser planejada de acordo com os objetivos, público, recursos e cultura da empresa.
Geralmente são publicações internas, voltadas somente aos funcionários. Existem vários formatos, como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem propõe o que será feito são sempre os gestores da organização, de acordo com seus interesses.
Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem define o que será feito é sempre um jornalista, de maneira independente e isenta.
Não são necessárias publicações internas, pois a comunicação administrativa dá conta desse tipo de divulgação. O investimento deve ser focado em publicações a serem distribuídas a outros públicos, para trabalhar a imagem da empresa.
Os house organs são publicações direcionadas ao público interno. Devem ser impressos em tamanho padrão, diagramados de forma a atrair os leitores. Sobre o conteúdo, devem reunir as principais informações que os gestores têm interesse em divulgar.
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