Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.

Mecanismos como a campanha Ética na TV, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, com a utilização do slogan “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, compõem os chamados meios de promoção da responsabilidade social, cujo poder coercitivo não ultrapassa o nível da censura moral pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na administração de marketing uma das grandes decisões é a utilização ou não de canais de distribuição. Uma das maiores desvantagens da utilização de intermediários é:

  • A.

    que muitos fabricantes não dispõem de recursos financeiros para a comercialização sozinhos

  • B.

    que as vezes a comercialização direta simplesmente não é viável

  • C.

    que sempre a utilização de um intermediário causará um aumento do custo do produto para o consumidor final, especialmente nos produtos de conveniência

  • D.

    que pode ocorrer a perda de parte do controle do composto mercadológico por parte do fabricante

  • E.

    a impossibilidade de muitas vezes gerar o sistema vertical de marketing contratual

Instrumentos importantes numa assessoria de comunicação, o press release, o teaser e o press kit são muito utilizados com o objetivo de:

  • A.

    Criar uma ponte de relacionamento direto entre clientes e stakeholders.

  • B.

    Estabelecer uma política de comunicação interna eficaz junto aos funcionários.

  • C.

    Monitorar os resultados das ações de comunicação implementadas por uma organização.

  • D.

    Instituir um trabalho de comunicação administrativa voltado à comunidade e governos.

  • E.

    Divulgar o cliente nos diversos veículos de comunicação.

Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O formato de arquivo GIF (graphics interchange format) permite que animações sejam vistas utilizando-se um browser.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da estrutura de um estúdio de televisão, julgue os itens subsequentes.

Na fase de edição da imagem e do som, o conteúdo captado e processado recebe seu formato definitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de câmeras de vídeo e seus acessórios, julgue os itens seguintes.

A quantidade de luz que incide sobre a lente de uma câmera é controlada por um dispositivo interno chamado íris.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos e planos de imagem, assinale a opção correta.

  • A.

    A panorâmica é o movimento da câmara, deslocando-a (de um lugar para outro) no sentido horizontal e vertical, sem deslocar o eixo da câmara.

  • B.

    Em telejornalismo, o movimento panorâmico é frequentemente utilizado por conferir dinamicidade à matéria e fornecer ao telespectador visão ampla do cenário da gravação.

  • C.

    Travelling consiste em um movimento óptico de aproximação do objeto mediante o deslocamento da câmara para a frente.

  • D.

    damental na linguagem telejornalística, a técnica dos 180 graus consiste na sucessão de atitudes técnicas relativas ao enquadramento de planos para a produção de entrevistas televisivas.

  • E. Movimentos ópticos, como a panorâmica, e mecânicos, como o zoom, são importantes recursos da prática telejornalística.

Sabendo que a arquitetura da informação de um website, que norteia o trabalho do webdesigner, está estruturada em quatro sistemas interdependentes, organização de informações, navegação, rotulação e busca, julgue os itens subsequentes.

Em um website, as informações devem ser categorizadas e agrupadas em função dos aspectos cognitivos e culturais envolvidos. Nesse processo, é possível valer-se, também, de recursos como subsites, devido à capacidade multimídia da Web.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o relacionamento das organizações com os seus públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de comunicação.

A comunicação mercadológica focaliza o posicionamento global da organização nos espaços midiáticos, buscando a legitimação social de seus produtos e serviços por meio de sua imagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comunicação pública e jornalismo público, julgue os itens a seguir.

Enquanto a comunicação governamental abrange o processo de difusão de mensagens e rotinas dos agentes administrativos, a comunicação pública envolve o processo de diálogo e debate entre Estado, governo e sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...