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Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as imagens acima, que apresentam uma visão frontal e posterior de uma matriz de áudio e vídeo, julgue os itens que se seguem.
As matrizes de vídeo não podem trabalhar ligadas a switchers.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Jon Whitmore, verificando, em suas pesquisas, resultados fruitivos obtidos com a ampla utilização da música e dos efeitos sonoros, afirma que a música tem o poder de abrandar ou exasperar as emoções e o espírito dos espectadores de tal maneira que as palavras, o movimento, o vestuário e as cores talvez não tenham. Tendo como referência inicial o texto acima e considerando o som como elemento de expressão e matéria-prima do processo criativo, julgue os itens que se seguem.
No contexto radiofônico, uma escala descendente executada em um piano, aliada a uma música marcante, pode acentuar tanto a comicidade como o terror, dependendo do roteiro proposto.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, acerca da preparação de audiovisuais.
Na análise da audiência, basta que se considere a formação cultural do público a quem está destinado o audiovisual.
A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:
como a empresa é tratada na mídia, pois isso não reflete as atividades reais da instituição.
como a empresa realmente se comporta, já que a comunicação empresarial não atinge o público.
como o público vê a empresa, já que essa opinião não pode ser modificada através da comunicação.
o que a comunicação da empresa transmite, pois o alcance da mídia encobre as ações da empresa.
o que a empresa realmente faz, pois a opinião do público também faz parte dessa identidade.
Considere os incisos abaixo.
I. A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas.
II. A produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.
III. A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
IV. A prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, deve ser considerada uma obrigação social.
V. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
Em relação ao artigo 2o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, está correto o que consta em
I, II, III, IV e V.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de acontecimento, fato e notícia.
As efemérides do colunismo político são acontecimentos que podem ser enquadrados na categoria das notícias do tipo fait divers.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à adequação linguística de textos radiofônicos, julgue os itens a seguir.
É recomendável que se escreva, para o rádio, na ordem direta, na voz ativa e usando-se verbos discendi adequados.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a programas de televisão, julgue os itens a seguir.
O produtor, profissional que garante as condições necessárias para o programa ir ao ar, participa do switcher e responsabiliza-se pela organização do script e dos VTs.
Assinale a alternativa correta a respeito da pesquisa de opinião pública.
George Gallup é considerado o precursor da técnica e dos estudos em pesquisa de opinião, por aplicar questionários que visavam detectar a aceitação do povo norte-americano sobre o eminente engajamento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
Walter Lippman a considerava ferramenta de contribuição fundamental para um governo mais democrático, eficiente e responsável.
Técnica desenvolvida pela indústria norte-americana para verificar a aceitação de produtos.
Técnica originária das estratégias de Goebls para controle das massas.
É vista como contendo propriedades pedagógicas, pelo fato de induzir um processo de autoconhecimento e aprendizado, ao indagar sobre noções e conceitos populares vitais.
Com relação à função da pauta e sua influência no processo de produção do noticiário, assinale a opção correta.
No roteiro da matéria, definem-se não somente as informações que serão exibidas, mas também a ordem de exibição, no início, no meio ou no fim da matéria.
Na apuração da matéria, o repórter deve ouvir as fontes, que não devem se restringir às de consulta, uma vez que são as de informação que, de fato, repassam a ele os dados, as opiniões e as informações que, posteriormente, transformam em notícia.
O perfil do público leitor orienta a elaboração da pauta de revistas semanais, mas não a apuração da matéria, a realização de pesquisas e a redação do texto pelo repórter.
O editor-chefe é quem define a pauta, escolhe os temas principais, indica o peso de cada matéria e, em seguida, os encaminha ao editor setorial responsável.
A pesquisa vai indicar o que ainda não se conhece sobre o assunto, para descoberta de ângulos não abordados em matérias anteriores.
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