Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das inovações tecnológicas e das características dos estúdios para produções audiovisuais, julgue os itens que se seguem.

Dada a automação na operação de estúdios, consequência das inovações técnicas implementadas nas mídias eletrônicas tradicionais como o rádio e a televisão, os produtores não mais tiveram de estabelecer procedimentos de emergência para enfrentar falhas na transmissão de programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a captação de imagens e transmissão de eventos.

O procedimento conhecido como bater o branco da câmera de vídeo é realizado após o término de um programa ou uma gravação, de forma a ajustá-la, convenientemente, às condições do local onde foram captadas as imagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à captação de som, julgue os próximos itens.

A impedância mede o índice de facilidade com que o microfone transmite os sinais acústicos transformados em impulsos elétricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do papel de produtor de espetáculos visuais e(ou) de áudio, julgue os itens que se seguem.

Existem vários tipos de produtor, tais como: produtor associado, coprodutor, produtor executivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.

Considerando que, ao longo do primeiro milênio da era cristã, os chineses já usavam blocos de madeira e prensas para impressão em papel de relatórios e boletins (tipaos) por meio da xilogravura, pode-se dizer que a invenção da imprensa antecede em vários séculos à fundição em chumbo dos tipos móveis da era Gutenberg.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos chamados crimes de honra no contexto jornalístico brasileiro, julgue os próximos itens.

Piadas em programas de humor, caricaturas, sátiras e pegadinhas não implicam ofensas que justifiquem ações por danos morais, visto que constituem, de acordo com a Lei de Imprensa, conteúdo crítico, amparado, portanto, pelo princípio da liberdade de expressão e de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das peculiaridades que caracterizam o jornalismo no rádio e na televisão, julgue os itens subsequentes.

Por sua amplitude e profundidade, os dados colhidos nas enquetes das mídias eletrônicas podem ser utilizados por produtores como referencial do pensamento da maioria das pessoas sobre distintos assuntos, de modo a estabelecer debates em programas de rádio e televisão. Esse recurso de pesquisa ajuda os profissionais a coletarem aquilo que é definido como a voz do povo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir sobre as funções da diagramação.

I - Delimitar espaço para assuntos diferentes.

II - Distribuir elementos gráficos no espaço limitado.

III - Mostrar ao leitor a ordem de importância do que está sendo apresentado.

IV - Tornar a leitura mais prolixa e complexa.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Em uma dimensão publicitária, o que é clutter?

  • A.

    Ato de aquisição de espaço ou tempo nos veículos para a divulgação da mensagem comercial.

  • B.

    Inserção publicitária dentro de determinada programação de TV ou rádio, por livre escolha do profissional de mídia.

  • C.

    Comercial que sucede a outro do mesmo anunciante ou não.

  • D.

    Sobrecarga de anúncios. Congestionamento, excesso.

  • E.

    Ambiente propício à criação.

O surgimento da web apresenta um novo e vasto universo de opções em se tratando de ações e produtos publicitários exclusivamente para as redes, dos quais podemos destacar podcastings, que:

  • A.

    Objetiva promover a comunicação através de arquivos de áudio transmitidos via Internet, possibilitando a divulgação de diversos temas através de um agregador de informação.

  • B.

    É uma ferramenta paralela às páginas web, utilizada para divulgação de mensagens rápidas e pontuais em formato de texto.

  • C.

    É um boletim informativo para ambientes digitais, com imagens e sons destinados aos diferentes públicos da organização (interno e/ou externo) e com periodicidade regular, além de possuir temática definida e constante.

  • D.

    É um instrumento que dispõe de imagem e som para compartilhamento de informações em tempo real, que foi criado a princípio para a agilização de processos decisórios, tornando-se posteriormente muito eficaz no envio de mensagens promocionais.

  • E.

    Foi planejado para a disseminação exponencial de mensagens de texto a partir de um conjunto de multiplicadores selecionados para interação intensiva em ambiente digital.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...