Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira

  • A.

    refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição.

  • B.

    leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.

  • C.

    está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.

  • D.

    é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes.

  • E.

    refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo.

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.

A questão “quem diz o quê a quem, por que canal e com quais efeitos” fornece um mapeamento para a pesquisa em comunicação social e sugere, entre outros, análises de conteúdo, controle e efeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 71 a 77, acerca do texto acima.

No início do segundo parágrafo, a invocação da acepção intransitiva do verbo ser no contexto da frase ‘É aprovado o texto...’ constitui, em relação aos elementos estruturais do texto, uma argumentação frágil, dado que tal verbo foi empregado como transitivo direto na referida frase, na qual ‘o texto’ é o objeto direto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.

De acordo com o fluxo da comunicação em dois passos (two-step flow), que atribui aos meios de comunicação o papel de traduzir os acontecimentos para a audiência, o primeiro passo é da realidade para a mídia; o segundo, da mídia para o público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes a enquadramentos em reportagens para a televisão.

A indicação de primeiro plano significa que o repórter deve ser enquadrado com um corte na altura dos ombros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da qualidade de sinal de áudio e suas implicações.

A qualidade de um sinal de áudio de uma transmissão de rádio depende da equalização do som a ser transmitido. O técnico de som pode melhorar o sinal, utilizando um equalizador gráfico, por meio do qual é possível manipular as frequências, enfatizando as mais importantes e cortando as indesejadas ou, ainda, aumentando as que estejam faltando e diminuindo as que aparecem em excesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a iluminação constitui fator decisivo de criação da expressividade imagética, visto que contribui para criar a atmosfera e a credibilidade da imagem, julgue os próximos itens.

Existem três posições possíveis para se iluminar um assunto: o ataque, a compensação em relação a esse ataque e a contraluz. Essas três posições são determinadas, sempre, em função de dois fatores: primeiro, a posição da câmera; segundo, a posição do assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Embora não seja consensual, alguns teóricos diferenciam publicidade e propaganda pelo fato de a propaganda divulgar ideias, conceitos e valores sem fins lucrativos e a publicidade fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante. Nesse sentido, qual das instituições abaixo não faz propaganda:

  • A.

    Igreja

  • B.

    Partido político

  • C.

    Estado

  • D.

    Empresas

  • E.

    ONGs

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue os itens que se seguem.

O tipo de estrutura organizacional, o tipo de liderança e o ambiente físico de trabalho influenciam diretamente o fluxo de comunicação existente em uma dada organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No relacionamento assessor de imprensa e repórter, são princípios básicos e fundamentais que devem ser seguidos pelo representante da assessoria, EXCETO:

  • A.

    Assumir o papel de porta-voz da organização.

  • B.

    Apresentar pautas diferenciadas, levando-se em conta as segmentações, especificidades e públicos-alvo dos veículos.

  • C.

    De forma alguma solicitar acesso a pauta do repórter ou a matéria antes de sua veiculação.

  • D.

    Não efetuar visitas às redações sem agendamento prévio.

  • E.

    Orientar as fontes para entrevistas ao telefone, já que possuem especificidades que devem ser alertadas pelo assessor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...