Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O armazenamento de uma onda sonora pode ser realizado na forma analógica ou na forma digital. Antes do domínio do processo digital, captação, armazenamento e transmissão sonora eram realizados pelo sistema analógico. Para armazenamento, eram utilizadas, inicialmente, ranhuras, caso, por exemplo, do armazenamento nos discos de vinil ou nas fitas magnéticas, como as fitas cassete. O armazenamento por processo digital, por sua vez, pode ser realizado em discos compactos (CDs) ou em discos rígidos de memórias de computadores, por exemplo.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

O som digital é o resultado da transformação de uma onda sonora mecânica em uma linguagem digital. Essa transformação é realizada por um conversor digital que converte o som em um código binário por um processo de amostragem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a iluminação constitui fator decisivo de criação da expressividade imagética, visto que contribui para criar a atmosfera e a credibilidade da imagem, julgue os próximos itens.

A gradação que se vai usar, a natureza e a intensidade da iluminação das sombras, ou seja, a relação entre a luz de ataque e a de compensação, podem determinar a dramaticidade de uma cena.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma campanha publicitária com veiculação gradual e contínua:

  • A.

    garante atingir o objetivo promocional, de venda de produto.

  • B.

    garante atingir o objetivo institucional, de fixação de imagem/marca.

  • C.

    não atinge o objetivo promocional nem o institucional, pois a fraca intensidade não impacta o público-alvo.

  • D.

    atinge o objetivo promocional e o institucional, pois o impacto não é determinado pela intensidade da campanha.

  • E.

    garante atingir o objetivo de lançamento, pois com maior pressão publicitária cobre rapidamente um grande volume de público-alvo.

Observe o texto abaixo e, a seguir, marque a alternativa certa.

 "Um vulto infantil que passeava no parapeito do 5º andar do Edifício Carminha, na esquina principal de Ubatuba (SP), atraiu multidão, mobilizou os bombeiros e terminou levando à delegacia o dono de um circo: era o anão acrobata, que se exibia para promover o espetáculo." (LAGE, Nilson. Estrutura da notícia, 5ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Ática, 2003, p. 36-7).

  • A.

    Trata-se de um lide clássico.

  • B.

    Trata-se de um lide narrativo.

  • C.

    Trata-se de um lide interpretativo.

  • D.

    Não se trata de um lide.

Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:

  • A.

    A multidão reúne um número ilimitado de indivíduos por contiguidade física, diante de um acontecimento que chame a atenção, com ações irracionais e violentas.

  • B.

    A massa é composta por indivíduos de uma ampla variedade de grupos, de locais e culturas diferentes, que não estabelecem comunicação entre si.

  • C.

    O público é composto por pessoas ou grupos organizados de pessoas, sempre em contato físico, que se reúnem para um evento.

  • D.

    O público é um agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados com atitudes racionais, mas que se forem reunidos em grande número podem tornar-se agressivos e violentos diante de um espetáculo.

  • E.

    Os membros da massa podem vir de diferentes culturas, mas são caracterizados por fazerem parte das classes sociais menos favorecidas.

Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso

  • A.

    combinar imagens e texto de forma subliminar para persuadir o espectador.

  • B.

    cuidar primeiro do texto, que é o elemento primordial, e, depois, verificar as imagens.

  • C.

    descartar as informações quando não houver imagens para cobri-las.

  • D.

    redigir o texto escrito de forma a aproveitar melhor as imagens de que se dispõe.

  • E.

    traduzir no texto precisamente aquilo que pode ser percebido através das imagens.

Julgue os itens de 71 a 77, acerca do texto acima.

No texto consta, a favor da fórmula ‘Fica aprovado o texto...’, o argumento de uso, segundo o qual é mais adequado e consentâneo empregar a expressão mais usada no momento atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da comunicação, julgue os itens a seguir.

A questão dos efeitos da comunicação sobre o ser humano sempre preocupou políticos e educadores, uma vez que o estudo da comunicação e a tentativa de definir com precisão seu objeto existem desde o começo da história da civilização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da qualidade de sinal de áudio e suas implicações.

O sinal de transmissão pode ser manipulado pelo técnico do estúdio de rádio. Aumentando o volume de som no amplificador, o técnico é capaz de aumentar o raio de transmissão de um sinal de rádio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a iluminação constitui fator decisivo de criação da expressividade imagética, visto que contribui para criar a atmosfera e a credibilidade da imagem, julgue os próximos itens.

No espectro visível da luz, as diferentes cores possuem diferentes temperaturas de cor. No entanto, para um balanço de branco apropriado, a fonte de luz não precisa estar de acordo com a calibragem do equipamento de filmagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...