Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta de gestão.

Os fluxos de comunicação diagonais permitem maior agilidade e menor grau de ruído, uma vez que são menos burocráticos e permitem que subordinados se dirijam diretamente a suas chefias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comunicação pública, julgue os próximos itens.

A comunicação pública pode ser identificada como comunicação organizacional, área responsável por produzir e analisar comunicações no âmbito das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

            Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

As redes sociais permitem aos indivíduos mais opções na busca, no acesso e na troca de informações diversas, em nível mundial, dotando-os da capacidade de serem, eles mesmos, formadores ou multiplicadores de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Margarida Kunsch, o gerenciamento da comunicação organizacional, um dos objetivos das relações públicas, vale-se de dois tipos básicos de comunicação: a dirigida e a massiva. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A visita às instalações de uma organização é uma forma de comunicação dirigida oral, já que exige que alguém fale e represente a empresa.

  • B.

    A comunicação dirigida caracteriza-se pelo fluxo estabelecido sem a intermediação de um veículo, ocorrendo, pois, diretamente entre emissor e receptor.

  • C.

    Os jornais internos, ou house-organs, são instrumentos de comunicação de massa, na medida em que visam uma grande audiência e utilizam-se de um veículo massivo.

  • D.

    A Internet e o avanço das tecnologias de comunicação têm um impacto significativo na comunicação de massa e nenhuma interferência no campo da comunicação dirigida, a qual está relacionada ao fenômeno da comunicação humana.

  • E.

    A comunicação dirigida pode ser subdivida em quatro tipos: escrita, oral, auxiliar e aproximativa.

Uma forma de comunicação nas organizações é a chamada comunicação gerencial, que reúne os papéis, as cartas internas e os memorandos dentro de uma organização. No que se refere a esse tipo de comunicação, julgue os itens subsequentes.

A comunicação empresarial, ao convocar os participantes de uma instituição para atuar no jogo organizacional, funciona como um alerta.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com definição da Associação Brasileira de Relações Públicas, a atuação das relações públicas no âmbito das relações com o governo está baseada no estabelecimento de relações confiantes entre governo e governados. A esse respeito, julgue os próximos itens.

O estabelecimento de relações de confiança baseia-se em princípios éticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

            Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Redes sociais são organizações legalmente constituídas que passaram a operar pela Internet para incentivar a opinião pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às teorias das comunicações de massa, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria de persuasão trata exclusivamente da comunicação humana, na medida em que pressupõe que o emissor deverá convencer o receptor de algo.

  • B.

    Segundo a teoria hipodérmica, a mensagem só atinge o público de interesse após passar por um formador de opinião.

  • C.

    A abordagem empírico-experimental tem como principal referência o Código de Lasweell, segundo o qual a comunicação compreende emissor, receptor, meio e mensagem.

  • D.

    A teoria de gatekeeper atribui a um indivíduo ou grupo o poder de decidir se uma informação chegará ao seu destino final.

  • E.

    A agenda-setting pressupõe que a ordem de apresentação dos conteúdos determina o que será retido pelo indivíduo que recebe a mensagem.

Em relação ao conceito de comunicação interna, julgue os itens a seguir.

O entretenimento, como palavras cruzadas, quadrinhos, curiosidades e adivinhações, é percebido como desperdício de tempo nas mensagens de uma publicação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Na definição de uma amostra, o critério de exclusão é a apresentação de motivos éticos ou clínicos que dizem que determinados participantes não devem fazer parte da pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...