Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos fragmentos de textos apresentados acima, julgue os itens subsequentes.

A notícia do segundo fragmento, por ser matéria assinada, permite que a opinião do autor seja externada, como na expressão "o democrata se torna mais negro".

  • C. Certo
  • E. Errado

Na leitura de códigos visuais, a interpretação dada pelo público alvo a uma mensagem obedece, segundo Peirce, às seguintes etapas:

I. A captação das características perceptíveis do signo, a remissão que este faz a um significado, e a reação do receptor ao valor que o signo representa.

II. A ocorrência do fenômeno representante, o vínculo de causa e efeito deste com o significado, e a cadeia de significações na mente do receptor.

III. O reconhecimento do objeto veiculado pelo ente, a identificação das características materiais da mensagem, e a bagagem histórica do receptor sobre o signo.

 

Associando V ou F a cada afirmação nessa ordem, conforme seja verdadeira ou falsa, tem-se:

  • A.

    V, F, F.

  • B.

    F, V, V.

  • C.

    V, V, V.

  • D.

    F, F, V.

  • E.

    V, V, F.

Julgue os itens a seguir, que versam sobre equipamentos de câmera e maquinaria.

O chapéu alto (high hat) é um suporte fixo utilizado para movimentos de câmera em perspectivas muito altas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma agência de publicidade padrão, o setor responsável pela tarefa de planejamento da comunicação publicitária dos clientes sob seus cuidados, em conjunto, ou não, com as demais áreas da agência, é o departamento de

  • A.

    atendimento.

  • B.

    criação.

  • C.

    mídia.

  • D.

    tráfego.

  • E.

    administração.

No que concerne à gestão de marcas, julgue os itens seguintes.

O Brand Book é uma ferramenta de gestão que apresenta a marca como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento e plano estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.

O futuro, o sujeito e o objeto são dimensões essenciais que permeiam um processo de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, o profissional dessa área deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação que favoreçam o diálogo e a livre circulação de informações. Além disso, tal documento estabelece que ao profissional dessa área é vedado disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis. Com base nessas informações e no que prescreve o referido código, julgue os próximos itens.

Do ponto de vista da ética, é suficiente que o profissional de relações públicas, ao fazer circular uma informação, cheque a veracidade desta com a respectiva fonte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos fragmentos de textos apresentados acima, julgue os itens subsequentes.

O texto jornalístico, como o segundo fragmento, só é assinado quando o autor tem opiniões contrárias às do jornal.

  • C. Certo
  • E. Errado

As marcas abaixo, respectivamente, são do Conselho Nacional de Justiça, do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais, da Corregedoria Geral da Justiça e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Na segunda coluna, há uma breve análise semiótica de cada uma delas.

A correspondência CORRETA entre cada marca e sua análise semiótica é:/p>

  • A.

    A1, B4, C2, D3.

  • B.

    A3, B4, C2, D1.

  • C.

    A1, B3, C4, D2.

  • D.

    A3, B2, C4, D1.

  • E.

    A4, B2, C3, D1.

A respeito da limpeza e conservação de equipamentos de câmera, julgue os itens de 107 a 109.

O transporte seguro de câmeras de filmagem deve ser realizado em maletas próprias, rígidas ou flexíveis, dependendo do tipo e do tamanho do equipamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...