Questões de Comunicação Social

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O texto no fotojornalismo NÃO tem a função de

  • A. chamar a atenção para alguns elementos da fotografia.
  • B. complementar com informações o que foi retratado.
  • C. interpretar o conteúdo do que foi fotografado.
  • D. dispensar a leitura da matéria principal, pela síntese da legenda.
  • E. abrir outras possibilidades de significação da fotografia.

Para a produção de um telejornal faz-se necessário o domínio e o conhecimento de várias técnicas que, ao serem bem utilizadas, garantem o seu êxito. Quando não foi possível captar as imagens ou não houve tempo para editá-las, o repórter apresenta diretamente à câmara o que foi apurado na realização da matéria. Esse recurso é chamado de

  • A. PAN.
  • B. gossips.
  • C. teaser.
  • D. off.
  • E. stand up.

A elaboração de uma peça na produção publicitária compreende inúmeras etapas. Entre as primeiras a serem desenvolvidas encontra-se aquela em que os envolvidos na produção da campanha apresentam inúmeras ideias para serem discutidas, algumas às vezes até disparatadas, com o objetivo de elaborar uma peça bastante criativa. Esse processo é chamado de

  • A. briefing.
  • B. slogan.
  • C. jingles.
  • D. feedback.
  • E. brainstorm.

Sobre esses conceitos, é correto afirmar que

  • A. inexistem diferenças entre a reportagem e a opinião.
  • B. toda reportagem apresenta a opinião clara do repórter.
  • C. a reportagem mostra as circunstâncias sem partidarização.
  • D. a opinião sempre trabalha com isenção total.
  • E. a opinião e a reportagem são feitas a partir de entrevistas.

Constituem etapas da produção de uma nota para a imprensa:

  • A. Apuração da informação por meio de entrevistas com os gestores da instituição e, após a redação, distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa.
  • B. Redação da nota seguindo os princípios do texto informativo, com linguagem conotativa e destaque no lead para o posicionamento da instituição sobre o acontecimento.
  • C. Apuração da informação e levantamento de dados complementares para redação seguindo os princípios do texto informativo, mas com destaque para o posicionamento da instituição já no lead.
  • D. Apuração e redação da informação, seguida de anúncio de coletiva de imprensa para a divulgação da nota.
  • E. Distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa, seguindo de Folow up, ou seja, distribuição para o mailing de jornalistas.

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte. (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)

Essa é a definição para

  • A. shooting board.
  • B. briefing.
  • C. travelling.
  • D. storyboard.
  • E. trucking shot.

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

  • A. do lead.
  • B. da ilustração.
  • C. do texto-legenda.
  • D. do infográfico.
  • E. da legenda.

Na criação de um house organ por uma empresa ou instituição é recomendável que o veículo possua um Conselho Editorial formado por representantes da assessoria de comunicação, por representantes da direção e dos empregados. A principal finalidade desse Conselho Editorial é

  • A. zelar pelos interesses e assuntos da direção.
  • B. atender todos pedidos dos stakeholders.
  • C. discutir as pautas e avaliar os seus resultados.
  • D. priorizar os produtos ou serviços da empresa.
  • E. fiscalizar os textos a serem publicados.

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.

II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).

III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.

IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.

V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II, III e V.

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores

PORQUE

II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.
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