Questões de Comunicação Social

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Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

  • A. apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
  • B. a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
  • C. a responsabilidade social agrega valor à marca.
  • D. o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
  • E. os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.

O clipping é uma das principais atividades de uma assessoria de imprensa. No curto prazo, ele mantém informado o público interno. A longo prazo, as informações específicas da organização do clipping podem ser usadas para realizar um(a):

  • A. estudo de mercado;
  • B. auditoria de imagem;
  • C. pesquisa de opinião;
  • D. auditoria externa;
  • E. estudo de cenários.

A assessoria de imprensa de um órgão Judiciário brasileiro apresentou um plano de comunicação em que procurou reduzir o número de declarações pessoais dos magistrados para enfatizar informações transmitidas de maneira impessoal. Do ponto de vista dos objetivos de comunicação do Poder Judiciário, essa ação:

  • A. não procede, porque os magistrados são a principal fonte de informação para a sociedade sobre o Poder Judiciário;
  • B. procede, porque segue o princípio de evitar a promoção pessoal dos integrantes do Poder Judiciário;
  • C. não procede, porque a impessoalidade da informação afasta o cidadão das atividades do Poder Judiciário;
  • D. procede, porque os integrantes do Poder Judiciário não são especialistas em comunicação e devem evitar falar em público;
  • E. não procede, porque informações jurídicas veiculadas em meio impresso são de difícil compreensão para os cidadãos.

A partir do agendamento de uma entrevista exclusiva com um repórter de TV na sede da empresa, o assessor de imprensa deve orientar seu assessorado sobre como se comportar em tal ocasião. As opções a seguir apresentam algumas dessas orientações, à exceção de uma.

Assinale-a.

  • A. Priorize o uso de frases curtas e simples nas respostas.
  • B. Escolha o local da entrevista de modo a evitar ambientes visualmente poluídos.
  • C. Use roupas com cores vibrantes e acessórios chamativos para se destacar no vídeo.
  • D. Demonstre tranquilidade na condução objetiva das respostas.
  • E. Cite o nome da empresa ou do produto, de modo discreto, sempre que cabível.

O jornalista, seja ou não um assessor de imprensa, precisa conhecer os jargões profissionais. Relacione os exemplos a seguir aos seus respectivos significados.

1. Follow up

2. Press Kit

3. House organ

4. Cozinha

5. Comunicado

( ) Trabalho de reescrever, adaptar, atualizar ou condensar textos do próprio veículo de comunicação ou de outra publicação.

( ) Publicação empresarial dirigida a um público específico, que pode ser interno ou externo à organização.

( ) Ato de dar continuidade a um contato para buscar informações sobre uma atividade ou decisão acertada para um prazo determinado.

( ) Aviso de interesse público, anúncio, release.

( ) Conjunto informativo composto de materiais diversos destinado à divulgação de fato jornalístico ou evento publicitário.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2 – 5 – 1 – 3 – 4
  • B. 5 – 3 – 4 – 2 – 1
  • C. 4 – 2 – 5 – 1 – 3
  • D. 2 – 3 – 1 – 5 – 4
  • E. 4 – 3 – 1 – 5 – 2

O assessor de imprensa de uma organização de direitos humanos propõe às emissoras de TV uma pauta sobre a situação dos trabalhadores nos canteiros de obras de barragens para usinas hidroelétricas. Durante o folow up, o assessor teve como retorno que a pauta, da forma como foi proposta, nã o está adequada à linguagem televisiva.

Do ponto de vista da linguagem jornalística, a

  • A. pauta não apresenta fontes adequadas para TV, ou seja, com dicção correta e que façam respostas dentro do tempo ideal para uma reportagem de cerca de um minuto e meio.
  • B. pauta carece de notabilidade, acontecimentos tangíveis têm mais valor-notícia. Portanto, uma sugestão de pauta sobre uma greve de trabalhadores ou que mostre acidentes de trabalhos têm mais notabilidade para TV do que falar de forma geral sobre condições de trabalho.
  • C. notícia não é relevante. Como o tempo na TV é muito “caro”, notícias das editorias de política e economia são prioritárias nos processos de seleção.
  • D. pauta não tem consonância, ou seja, não se encaixa em outros casos já divulgados pelos meios de comunicação e que sejam de fácil compreensão dos telespectadores.
  • E. sugestão demanda o uso de câmeras escondidas e outros recursos do jornalismo investigativo que não são compatíveis com os orçamentos da maioria das emissoras de TV.

Uma empresa produtora de papel e celulose pretende reverter a imagem negativa da instituição após a divulgação de uma reportagem que envolvia um dos fornecedores com denúncias de desmatamento irregular. Diante deste quadro:

  • A. uma das ações que pode contribuir na reversão da imagem é uma campanha de responsabilidade social e consumo sustentável anunciada apenas na intranet da instituição, para evitar ruídos externos.
  • B. como a denúncia envolve um fornecedor, basta a divulgação de uma nota oficial dizendo que ele está excluído da relação de fornecedores, pois a instituição não é responsável pela cadeia produtiva.
  • C. a assessoria de comunicação sugeriu uma campanha de consumo sustentável capitaneada pela empresa e que seja estendida também para o público interno e envolva o uso consciente de água, energia e papel.
  • D. a campanha de responsabilidade pode envolver o plantio de mudas na área desmatada, mas, por coerência, deve ser mantida em sigilo para evitar novas denúncias e repercussões negativas.
  • E. o anúncio, em coletiva de imprensa, da denúncia do fornecedor ao Ministério Público já é suficiente para reverter a imagem negativa.

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

  • A. Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa, a assessoria produz notas oficiais que são textos distribuídos à imprensa com o posicionamento da instituição. Pode trazer informações complementares para auxiliar no reforço da imagem positiva.
  • B. O principal papel do assessor de imprensa é servir de muro entre a instituição e a imprensa, protegendo o cliente do assédio dos meios de comunicação.
  • C. O press kit contém apenas brindes para imprensa e é de responsabilidade exclusiva do departamento de marketing.
  • D. A assessoria pode produzir o clipping com monitoramento apenas das notícias da instituição pública. O monitoramento das notícias do setor da instituição é feito por equipe terceirizada.
  • E. A assessoria de imprensa participa apenas da organização de coletivas. Clipping, produção de house organs e media training são de responsabilidade sempre de empresas terceirizadas.

O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota. Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso.

( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias.

( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores.

( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação.

( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo.

( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado.

( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar.

A sequência correta e respectiva consta em

  • A. V – V – V – V – F – V
  • B. V – V – V – V – V – F
  • C. V– V – F – V – V – F
  • D. V – V – V – F – V – F
  • E. V – F – V – V – V – F

Em um telejornal, entre os princípios para a seleção de uma notícia para a escalada estão:

  • A. relevância e equilíbrio entre as editorias;
  • B. relevância e atualidade;
  • C. ineditismo e equilíbrio entre as editorias;
  • D. interesse do público e atualidade;
  • E. interesse do público e ineditismo.
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