Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
O clipping é uma das principais atividades de uma assessoria de imprensa. No curto prazo, ele mantém informado o público interno. A longo prazo, as informações específicas da organização do clipping podem ser usadas para realizar um(a):
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
A assessoria de imprensa de um órgão Judiciário brasileiro apresentou um plano de comunicação em que procurou reduzir o número de declarações pessoais dos magistrados para enfatizar informações transmitidas de maneira impessoal. Do ponto de vista dos objetivos de comunicação do Poder Judiciário, essa ação:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
A partir do agendamento de uma entrevista exclusiva com um repórter de TV na sede da empresa, o assessor de imprensa deve orientar seu assessorado sobre como se comportar em tal ocasião. As opções a seguir apresentam algumas dessas orientações, à exceção de uma.
Assinale-a.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
O jornalista, seja ou não um assessor de imprensa, precisa conhecer os jargões profissionais. Relacione os exemplos a seguir aos seus respectivos significados.
1. Follow up
2. Press Kit
3. House organ
4. Cozinha
5. Comunicado
( ) Trabalho de reescrever, adaptar, atualizar ou condensar textos do próprio veículo de comunicação ou de outra publicação.
( ) Publicação empresarial dirigida a um público específico, que pode ser interno ou externo à organização.
( ) Ato de dar continuidade a um contato para buscar informações sobre uma atividade ou decisão acertada para um prazo determinado.
( ) Aviso de interesse público, anúncio, release.
( ) Conjunto informativo composto de materiais diversos destinado à divulgação de fato jornalístico ou evento publicitário.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
O assessor de imprensa de uma organização de direitos humanos propõe às emissoras de TV uma pauta sobre a situação dos trabalhadores nos canteiros de obras de barragens para usinas hidroelétricas. Durante o folow up, o assessor teve como retorno que a pauta, da forma como foi proposta, nã o está adequada à linguagem televisiva.
Do ponto de vista da linguagem jornalística, a
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Uma empresa produtora de papel e celulose pretende reverter a imagem negativa da instituição após a divulgação de uma reportagem que envolvia um dos fornecedores com denúncias de desmatamento irregular. Diante deste quadro:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota. Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso.
( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias.
( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores.
( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação.
( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo.
( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado.
( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar.
A sequência correta e respectiva consta em
Em um telejornal, entre os princípios para a seleção de uma notícia para a escalada estão:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...